"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 22 de novembro de 2015

OBAMA: NÓS VAMOS DESTRUIR ESSA ORGANIZAÇÃO TERRORISTA

AMERICANO DISSE QUE A FERRAMENTA MAIS PODEROSA É 'NÃO TER MEDO'

AFIRMAÇÃO FOI FEITA DURANTE VISITA A MALÁSIA

Durante discurso em Kuala Lumpur, na Malásia, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que o Estado Islâmico "não pode realizar um ataque mortal" contra o país e alertou que os atentados de Paris terão consequências. "Nós vamos destruir essa organização terrorista", disse.

Ao final de uma viagem à Ásia, Obama implorou aos norte-americanos para que não deixem que o espectro do terror comprometa seus valores ou mude a maneira com que eles vivem.

"Não vamos sucumbir ao medo", disse. "A ferramenta mais poderosa que temos contra o Estado Islâmico é dizer que não temos medo, para não elevá-los, para que, de alguma forma, comprem a fantasia de que eles estão fazendo algo importante". O presidente ainda afirmou que os militantes do grupo são "um bando de assassinos com uma boa mídia social".

Rejeitando uma ameaça real, Obama afirmou que o Estado Islâmico não pode enfrentar os EUA no campo de batalha, por isso "eles tentam nos aterrorizar". "Eu acho que é absolutamente vital para qualquer país, qualquer líder, enviar os sinais de que a crueldade de alguns assassinos não vai impedir o mundo de fazer negócios vitais", declarou.

Presidentes e líderes mundiais vão se reunir em Paris na próxima semana para discutir questões climáticas. A Casa Branca insiste que não haverá mudança de planos. Fonte: Associated Press.


22 de novembro de 2015
diário do poder

PARIS E MARIANA MOSTRAM QUE AINDA NÃO ALCANÇAMOS A PAZ



Atentados em Paris são um retrocesso na civilização











Diante das recentes tragédias envolvendo conflitos humanos provenientes de agressões descabidas e de rompimento de barragem de mineradora, não podemos nos furtar em analisar nossas reações a tudo isso. Em menos de dez dias nesse mês de novembro de 2015, fomos surpreendidos com a calamidade que atingiu Mariana e demais localidades de Minas Gerais e Espírito Santo ferindo de morte trabalhadores e moradores, bem como todo o ecossistema ao seu redor, com o rompimento de barreira de mineradora em Minas Gerais. Além disso, o ataque terrorista em Paris.
A nossa estupefação com a notícia de um fato não elimina a mesma ou maior estupefação diante de outro. Uma dor não elimina a outra dor. Ambas as situações são de extrema gravidade.
Aí vão dizer: temos que nos preocupar com o que acontece no Brasil, ao nosso redor… o nosso desastre foi bem maior. O que aconteceu em Paris foi pequeno diante do que ocorreu com a queda da barreira em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, Minas Gerais. Morte por morte, a nossa guerrilha urbana mata muito mais do que as mortes ocorridas em Paris, a estatística demonstra isso.
Triste verdade, os dados estatísticos estão aí para qualquer um ver, porém, temos que analisar a fundo nossas reações ao que aconteceu em Paris, dando a esse fato, tanta consternação quanto ao que sentimos com o que ocorreu em Minas Gerais, bem perto de nós. Cada um na sua magnitude.
DUAS TRAGÉDIAS
O desastre ambiental com a destruição de um rio importante na distribuição de água em dois estados da federação; a mortandade dos peixes ao longo da trajetória desse rio, a destruição do ecossistema ao seu redor, além das vidas humanas ceifadas com a tsunami de lama; a destruição de toda uma pequena cidade com igrejas, escolas, casas, creches e comércio – tudo isso é irreparável. Todos nós estamos atônitos e sem palavras com essa tragédia que ao dizer de muitos poderia ter sido contida e evitada, mas vivemos num país que ainda engatinha em questões de educação, segurança, saúde e infraestrutura, devido principalmente ao descaso e ao escandaloso desvio de verbas destinadas ao bem estar do seu povo.
Já o ataque em Paris foi também espantoso e assustador. Pessoas comuns, curtindo o seu lazer numa atividade simples e que faz parte da vida de qualquer um que gosta de viver, seja num bate-papo com amigos, assistindo a um show ou saboreando uma boa comida, foram surpreendidas brutalmente por atiradores armados com fuzis e metralhadoras, dando tiros a esmo, atingindo essas pessoas, numa carnificina dantesca.
E tudo isso em Paris, na Cidade Luz! Uma cidade do primeiro mundo que faz parte do nosso imaginário ideológico de segurança, alegria, liberdade! Esse é o ponto!
META DE CIVILIZAÇÃO
Cidades como Paris ou Nova Iorque, são para nós um objetivo a alcançar de civilização, organização e liberdade de ir e vir. Quando um atentado acontece numa cidade como essas, o nosso sonho desmorona junto com o seu povo atingido. A revolução francesa ainda está viva e sabemos da luta que foi para a França estabelecer a democracia! A França é o símbolo da civilização!
Foi também a mesma sensação de consternação quando as Torres Gêmeas foram derrubadas no coração de Nova Iorque.  Se lá aconteceu isso, o que será de nós? Temos esperança? O nosso sonho, então, vira pesadelo!
Queremos Paz!!! Somos Paris!!!
Dizemos isso, porque não aceitamos que deixe de existir esse ideal de liberdade, de respeito, de civilização que os países do primeiro mundo alcançaram. Temos a velha Europa como meta a alcançar, pois imaginamos que lá não ocorreria nunca uma tsunami como a de Mariana.
DINHEIRO DO POVO
Imaginamos que lá o dinheiro do povo volta para o benefício do povo e que ao atingir isso viveremos em paz. Imaginamos que poderemos ir lá um dia para passear felizes e conhecer a famosa Torre Eiffel, ou passear na Champs Elisées e no Rio Sena, sem o medo que sentimos ao sair para passear em nossas cidades.
A nossa esperança depende da existência desse ideal, pois paz é nada mais, nada menos que o respeito pelas diferenças. Paz é viver e deixar viver! Paz é saber, naturalmente, que o direito de uma pessoa acaba quando o da outra pessoa começa. Paz é nos contentarmos com o que podemos ter sem precisar destruir o que o outro tem. Paz é a alegria de poder sair às ruas sem reservas e conversar com um estranho sem ter medo.
Paz é Liberdade, Igualdade e Fraternidade! Je suis Paris e Mariana!!!
22 de novembro de 2015
Gilda Bandeira Falconi

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE STEVE JOBS



“Eu alcancei o pináculo do sucesso no mundo dos negócios.

Nos olhos dos outros, minha vida é uma personificação do sucesso.
Porém, além do trabalho, tenho pouca alegria. No final, a riqueza é apenas um fato da vida que eu estou acostumado.

Neste momento, deitado na cama, doente e lembrando toda a minha vida, eu percebo que todos os reconhecimentos e a riqueza que tive muito orgulho em ter empalideceu e tornou-se insignificantes diante da morte iminente.

Na escuridão, eu olho para as luzes verdes da vida apoiando máquinas e ouço os sons de zumbidos mecânicos. Posso sentir o sopro de Deus da morte se aproximando...

Agora eu sei, quando nós acumulamos riqueza suficiente para nossa vida, devemos buscar outras questões que não estão relacionados com a riqueza...
Deve ser algo que é mais importante:

Talvez relacionamentos, talvez a arte, talvez um sonho de juventude...
Prosseguir sem parar em busca de riqueza apenas transformará uma pessoa em um ser torcido igual a mim.

Deus nos deu os sentidos para sentirmos o amor nos corações de todos, não as ilusões provocadas pela riqueza.

A riqueza que eu ganhei na minha vida, não posso trazer comigo.
O que posso levar são só as recordações precipitadas pelo amor.
Essas são as verdadeiras riquezas que irão segui-lo, acompanhá-lo, dando-lhe força e luz para continuar.

O amor pode viajar mil milhas. A vida não tem limites. Vá para onde você quer ir. Chegue a altura que você deseja alcançar. Tudo está no seu coração e em suas mãos.

Qual é a cama mais cara do mundo? -"A cama de um doente"...

Você pode empregar alguém para dirigir o carro para você, fazer dinheiro para você, mas você não pode ter alguém para suportar a doença para você.

Coisas materiais perdidas podem ser encontradas. Mas há uma coisa que nunca pode ser encontrada quando é perdida – " A Vida".

Quando uma pessoa vai para a sala de cirurgia, ela percebe que existe um livro que ele ainda tem que terminar de ler -"O Livro da Vida Saudável".

Qualquer que seja o estágio da vida estamos no agora. Com o tempo, vamos enfrentar o dia em que a cortina cai.

Tesouros de amor para sua família, amor para seu esposo, para seus amigos...

Tratem-se bem. Respeite e ame os outros.”


22 de novembro de 2015
(recebido por email)

EB MANDA RECADO A NAÇÃO

'Exército Brasileiro' manda recado a nação! - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=G-NQfaQ3GqM
7 de set de 2015 - Vídeo enviado por CONTRA A NOVA ORDEM MUNDIAL
A qualquer momento teremos um conflito armado com as forças leais ao desgoverno petista” Militares ...


22 de novembro de 2015
m.americo

RECADO PARA O ESTADO ISLÂMICO

Recado para o Estado Islâmico (Dilma é Maluca) - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=u2HinGhHE_Y
5 dias atrás - Vídeo enviado por TvTony Silva
Não escute a Dilma. Ela é maluca. Nos Ajude a Crescer! Contribua com a Tv Tony Silva: http://www ...


22 de novembro de 2015
m.americo


http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2015/11/um-video-ou-melhor-uma-sequencia-de.html

EX-MUÇULMANO ENSINA AO PRESIDENTE OBAMA O QUE É O ISLÃ

Ex-muçulmano ensina ao Presidente Obama o que é o Islã ...

https://www.youtube.com/watch?v=r2r28MUiX2U
25 de nov de 2014 - Vídeo enviado por Pedro Abreu
Ex-muçulmano dá uma verdadeira aula ao Presidente BarackObama, mostrando que o ISIS (ou ...


22 de novembro de 2015
m.americo

O ISLÃ "MODERADO"

O Islã "moderado" (LEGENDADO) - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=STmanv1ICkk
13 de nov de 2015 - Vídeo enviado por Luc Anderssen
Conheça o Islã "moderado". Se isso é "moderado", então...



22 de novembro de 2015
(recebido por email)

O HUMOR DO SPONHOLZ...

22 DE NOVEMBRO DE 2015

ELE NÃO SABE COMO O DINHEIRO FOI PARAR NA CONTA...

EX-GERENTE DA PETROBRAS 'NÃO SABE' COMO DINHEIRO FOI PARAR NA CONTA
FORA OS DEPÓSITOS DE GÓES, EX-GERENTE RECEBEU EM ESPÉCIE DE RICARDO PESSOA (UTC)


MORO PRORROGOU A PRISÃO DE ROBERTO GONÇALVES POR MAIS CINCO DIAS. FOTO: PAULO LISBOA/ESTADÃO CONTEÚDO

O engenheiro Roberto Gonçalves, ex-gerente executivo da área Internacional da Petrobras, disse nesta sexta-feira (20) à Polícia Federal que "não sabe explicar" por que o lobista Mário Góes afirmou ter pago propinas a ele no esquema de corrupção instalado na estatal entre 2004 e 2014. Alvo da Operação Corrosão, 20.ª fase da Lava Jato, Gonçalves foi preso pela PF na segunda-feira, em caráter temporário por cinco dias, e o juiz Sérgio Moro prorrogou nesta sexta sua prisão por igual período, cinco, atendendo ao pedido do Ministério Público Federal.

Acompanhado de seu advogado, James Walker, o ex-gerente depôs à delegada Renata da Silva Rodrigues, da PF em Curitiba, e negou ter recebido vantagens indevidas.

Mário Góes é apontado como operador de propinas e fez delação premiada. Segundo ele, o repasse a Gonçalves teria saído de contratos celebrados pela Sete Brasil, criada em 2010. Outro delator, o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, afirmou que entregou propinas ao então gerente executivo "em espécie, por cerca de seis vezes", no Rio de Janeiro.

Gonçalves disse ter conhecido o lobista em 2007 ou 2008 "por conta de sua atuação na área de engenharia naval". "Góes era representante de empresas que atuavam nessa área. Encontrou Góes em diversas ocasiões, desde o momento que o conheceu, tendo inclusive conhecido sua família e tendo estado em sua residência em São Conrado", disse.

O engenheiro substituiu Pedro Barusco na Gerência Executiva da Diretoria de Serviços da Petrobras, um dos principais focos de corrupção na estatal. Barusco confessou ter recebido US$ 97 milhões em propinas. Ele disse que Gonçalves "estava entre os beneficiários" de propinas e que "para tanto utilizou conta secreta no exterior".

A Procuradoria alega ter descoberto que Gonçalves mantinha conta no Banco Pictet&CO em nome da offshore Mayana Trading. À PF, o executivo negou ter movimentado dinheiro neste banco.

Auditoria

Ao decretar a prisão temporária do ex-gerente da Petrobras, Moro citou relatório de Comissão de Apuração Interna da estatal, que imputou a Gonçalves "parte das irregularidades" encontradas nas licitações e contratos do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), como a contratação direta do Consórcio TUC (Odebrecht, UTC Engeharia e PPI - Projeto de Plantas Industriais Ltda.) para montagem das Unidades de Geração de Vapor e Energia. A comissão entendeu que não havia justificativa para a contratação direta sem licitação. Questionado pela PF, Gonçalves afirmou que não lhe cabia "decidir pela contratação direta ou não".

A delegada insistiu e perguntou ao ex-gerente se ele solicitou autorização para que o contrato referente ao Consórcio TUC fosse feito de forma direta. Ele respondeu que era "praxe que tais solicitações partissem dos executivos da sua área e da Área de Abastecimento, e que de fato realizou o pedido de autorização por que o Consórcio TUC já vinha negociando com a Petrobras desde 2008, e entendia que a contratação direta seria a medida mais adequada dado o lapso de tempo já transcorrido".



22 de novembro de 2015
diário do poder

LULA, CONVERSA DE BOTEQUIM QUE NÃO IMPRESSIONA A MAIS NINGUÉM

Brasília - A conversa do Lula com o jornalista Roberto D’Ávila, na Globonews, não passou de um lero-lero de botequim. O ex-presidente, achando-se o rei da cocada preta, vomitou um monte de verborreias para tentar convencer os brasileiros de que o país não foi tomado de assalto pela quadrilha petista sob o seu comando. É inacreditável ainda ver o Lula dizer a lorota de que o Brasil passou a existir depois do governo dele. Antes, o país não passava de uma terra atrasada, com um bando de famintos perambulando pelas cidades, refém dos políticos inescrupulosos. Outra bobagem é de que a democracia plena chegou ao Brasil por suas mãos porque ele conversava com empresários, políticos e até com catadores de papel. Não fez, porém, mea-culpa pelos destroços que causou à economia do país e nem comentou sobre a prisão dos seus principais auxiliares que estão nos presídios respondendo por crimes ao patrimônio público.

Bem vestido, alinhado, de cabelos e barba pintados de castanho, Lula mostrou-se um pouco nervoso na entrevista. Não parecia muito a vontade quando tinha que responder aos questionamentos sobre o governo atual nem tampouco quando perguntado sobre seus filhos envolvidos em maracutaias. Mas como político experiente e acostumado a plateias diversas desde que foi líder sindical, portou-se como se estivesse num ensaio de uma peça teatral. Não passaria imune, portanto, a um detector de mentiras quando disse que não pressionava a Dilma para tirar Joaquim Levy do ministério da Fazenda.

Dissimulado, o ex-presidente quis passar para o Brasil a ideia de que a crise é fruto dos problemas externos. Insinuou que a Dilma deveria voltar a sua política econômica de estimular o consumo para gerar emprego e movimentar a indústria, uma decisão que se mostrou desastrosa para o país. Como não entende patavina de economia, fala coisas irresponsáveis e levianas como as de que os “banqueiros precisavam ganhar mais dinheiro no seu governo para não avançar mais sobre o estado”. Esse tipo de tolice, na verdade, ele sempre disse. Mas como herdou uma economia estabilizada e a manteve durante o seu governo até a destruição atual, suas palavras se esvaziavam ao vento.

Agora, ouvir Lula dizer as mesmas bobagens, criar as mesmas metáforas e fazer trejeitos para impressionar o entrevistador, parece-me meio fora de tempo. Não se pode mais desassociar do ex-presidente os seus malfeitos, sua conduta desabonadora e do lamaçal que caiu sobre ele, seus auxiliares e filhos. Por isso, o telespectador ficou certamente com a impressão de está assistindo um filme épico, velho, desbotado, de película arranhada, onde o rei tenta explicar, sem muita convicção, que perdeu o trono mas promete resistir para reconquistá-lo. E se voltar ao poder, vai trazer novamente momentos felizes e fartura para seus súditos na terra prometida. Promessas vãs, conduta extemporânea, quando se sabe que América Latina inicia uma assepsia nos governos demagogos e populistas.

A entrevista do Lula, pelo vazio, não repercutiu. Para quem esperava criar um frisson nos brasileiros, voltou para casa frustrado. Sabe agora que não impressiona mais seus súditos como antigamente. Precisa, antes de tudo, prestar contas à Justiça que apura o seu enriquecimento ilícito e a sua cumplicidade com os meliantes petistas que assaltaram os cofres públicos. A conversa com Roberto D’Ávila deixa nos brasileiros uma convicção: a era Lula, felizmente, está por um fio. E para o bem do Brasil muitos dos seus amigos vão passar um bom tempo na cadeia, remédio amargo, mas necessário para limpar o pais dessas ratazanas.



22 de novembro de 2015
Jorge Oliveira

PGR TENTA DESFAZER O FATIAMENTO DA LAVA JATO NO SUPREMO

RECURSO CONTESTA A SEPARAÇÃO DAS DA ELETRONUCLEAR DA LAVA JATO

PGR RECORREU AO STF CONTRA DECISÃO DE TEORI ZAVASCKI DE SEPARAR INVESTIGAÇÃO DA ELETRONUCLEAR DA LAVA JAT. FOTO: ELZA FIÚZA/ABR

A Procuradoria-Geral da República enviou recurso ao Supremo Tribunal Federal para tentar reverter o fatiamento da Operação Lava Jato. O pedido, mantido sob sigilo, contesta decisão do ministro Teori Zavascki, que desmembrou as investigações na estatal Eletronuclear. O recurso evoca a existência de provas, pessoas, empresas e partidos, agindo em uma mesma sistemática criminosa, nas obras da Usina Nuclear de Angra 3 e nos esquemas de cartel e corrupção na Petrobras.

Há uma semana, o caso sobre suposto pagamento de R$ 4,5 milhões em propinas relacionadas a obras de Angra 3 chegou à 7.ª Vara Federal do Rio, sob responsabilidade do juiz Marcelo Bretas. Funcionários já deixaram de identificar o processo como uma ação da Lava Jato e passaram a chamá-lo de Radioatividade, nome da operação deflagrada em julho que alcançou a Eletronuclear.

Mas o grupo ligado ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ainda aposta em reverter a decisão de Zavascki no Supremo. O pedido será avaliado pela 2.ª Turma, que pode reencaminhar o processo da Eletronuclear para a 13.ª Vara Federal, em Curitiba, berço da Lava Jato e local de atuação do juiz Sérgio Moro, ou manter o desmembramento.

Relator da Lava Jato no Supremo - que concentra processos envolvendo parlamentares e outras autoridades -, Zavascki decidiu que a ação da Eletronuclear deve ser julgada no Rio, sede das obras, por ver falta de conexão entre os casos. Com o pedido da Procuradoria-Geral, o rumo das apurações será definido pelo colegiado formado pelos ministros Dias Toffoli, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, além do próprio Zavascki.

O processo de Angra 3 tem entre os réus o ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva, vice-almirante aposentado da Marinha preso em julho. Para a Lava Jato, trata-se de um passo para investigar outras estatais em busca de provas de um suposto esquema sistematizado de corrupção e compra de apoio político. Sem reverter o desmembramento, a força-tarefa fica restrita aos desvios na Petrobrás.

Conexões

Para a Lava Jato, um esquema único de compra de apoio político teria nascido na Casa Civil em 2004, com o objetivo de garantir a governabilidade e a permanência no poder. Para isso, teriam sido distribuídos cargos em diferentes áreas do governo, gerando uma máquina complexa e estruturada de desvios para financiar partidos, políticos e campanhas eleitorais.

A organização criminosa descrita pela Lava Jato é dividida em quatro núcleos: empresarial (cartel de empreiteiras), político (agentes políticos e partidos), de agentes públicos (dirigentes das estatais e do governo) e de operadores financeiros (doleiros lobistas e moviment adores de propina).

Desde o início, a Lava Jato manteve a estratégia de mirar na estrutura intermediária do esquema, os operadores de propina e lavadores de dinheiro, para daí atingir corruptos e corruptores. Nessa frente, pelo menos quatro deles teriam atuado nos desvios de Angra 3 e também são réus ou investigados nos esquema na Petrobrás: o doleiro suíço Bernard Freiburghaus, os lobistas Jorge Luz e Bruno Luz e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso desde março em Curitiba. Todos negam em juízo as irregularidades.

Dentro do núcleo empresarial, a Lava Jato pareou pelo menos cinco empreiteiras nos dois casos: Camargo Corrêa, Engevix, Andrade Gutierrez, Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC. Na ponta dos beneficiários, PT e PMDB figuram como destino final de recursos desviados nos dois esquemas. Os partidos negam irregularidades.



22 de novembro de 2015
diário do poder

NO MESMO BALAIO...

PASADENA: CONSELHEIROS DEVEM SER INCRIMINADOS
PRESSA NA COMPRA DE PASADENA PÕE DILMA NO FOCO DA INVESTIGAÇÃO

PRESSA NA COMPRA DE PASADENA PÕE DILMA NO FOCO DA INVESTIGAÇÃO. FOTO: ROBERTO STUCKERT FILHO


A revelação de que o conselho de administração da Petrobras aprovou a compra superfaturada da refinaria de Pasadena no dia seguinte ao fechamento da aquisição, e não no intervalo habitual de 15 a 30 dias, levará ao plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) a discussão sobre a responsabilidade dos conselheiros nesse negócio, considerado lesivo ao Brasil. Como presidente do conselho, Dilma deve virar alvo.

A pressa em aprovar a compra de Pasadena espantou Aghostilde Carvalho, em delação premiada: “Nunca vi isso antes”, desabafou.

Para o conselho aprovar a compra de Pasadena já no dia seguinte, só com ordem de alguém com muito poder na Petrobras”, diz Aghostilde.

Em seu depoimento, Aghostilde contou que ninguém, no conselho de administração da Petrobras, questionou sua convocação vapt-vupt.



22 de novembro de 2015
diário do poder

GOVERNO PAGA DIÁRIAS PARA STÉDILE, O LÍDER DO MST

STÉDILE RECEBE DIÁRIAS DO GOVERNO COMO 'COLABORADOR EVENTUAL'

JOÃO PEDRO STÉDILE RECEBEU DIÁRIAS DO GOVERNO COMO 'COLABORADOR EVENTUAL'. FOTO: VALTER CAMPANATO/ABR


O governo federal repassou, sem qualquer processo licitatório, milhares de reais ao líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. A grana tem sido depositada ao longo dos governos petistas, ao menos 24 vezes. A maioria dos pagamentos (18) foi justificada como “Diárias a colaboradores eventuais” para bancar viagens de Stédile para locais como Brasília, São Paulo e Florianópolis.

Em 2015, a Presidência pagou diária para Stédile comparecer a uma entrevista no programa “Espaço Público”, da EBC, a “TV do Lula”.

Stédile não dispensa nem as merrecas saídas dos cofres públicos. Em 2004, embolsou R$ 120 para ir a evento de “qualificação social”.

O líder do MST abusou das “diárias”, com dinheiro público, em 2013, pagas pela Presidência da República, ora pelo Ministério da Educação.

Em 2005, o Tribunal de Contas da União chegou a investigar a farra de Stédile. Teve trecho que recebeu e não viajou. Mas acabou em pizza



22 de novembro de 2015
diário do poder

MAIOR DESPESA DO GOVERNO É COM JUROS DA DÍVIDA: R$ 400 BILHÕES!



Charge do Nani (reprodução de Charge Online)












Enquanto a presidente Dilma Rousseff – reportagem de Marina Dias, edição de 19 da Folha de São Paulo – afirma que espera ver a nova CPMF aprovada até julho de 2016, para entrar em vigor  a partir de 2017, a equipe econômica chefiada pelo ministro Joaquim Levy, com base nessa ideia, continuar tentando desfocar o principal fator do desequilíbrio das contas públicas do país: os juros, no montante aproximado de 400 bilhões, que o Brasil tem de pagar anualmente aos credores de sua dívida interna que, de acordo com dados do próprio Banco Central, eleva-se a 2,6 trilhões de reais.
É só fazer as contas, sem trocadilho: a taxa de juros está na escala de 14,25% a/a. Projetada sobre 2,6 trilhões, temos o resultado claro e concreto. A despesa, só com juros, repito, vai a 400 bilhões a cada doze meses. A justificativa para recriar a CPMF é a de que proporcionará uma receita anual da ordem de 32 bilhões de reais. Justificativa falsa. Esse valor corresponde a somente 8% do desembolso com o pagamento de juros. Não funciona para abater o total do endividamento.
Para que se reduza, na verdade, o estoque da dívida é indispensável lançar-se sobre a mesa 400 bilhões para empatar. O que superar estes 400 bilhões, aí sim, estar-se-ia diminuindo o estoque do endividamento. Joaquim Levy e os dirigentes do sistema bancário brasileiro, tendo à frente o Itaú e o Bradesco, sabem disso muito bem. Não tocam no assunto, mas conhecem plenamente a engrenagem. Que inclui, como o país não possui condições de pagar juros, a sua capitalização. Ou seja: a parcela não coberta dos juros incorpora-se ao montante do endividamento. E sobre o total geral incide a taxa anual de 14,25%.
A FARSA DA CPMF
O que significam os 32 bilhões da CPMF sobre esse oceano de despesas públicas? Quase nada. Uma farsa inútil insistir no caráter insubstituível do retorno de um imposto provisório como o pretendido. O objetivo só pode ser o de iludir a opinião pública, porque iludir a realidade econômica, mágico algum consegue. Sobre o tema, solicito novamente que os companheiros Flávio Bortolotto e Wagner Pires voltem a se pronunciar. Eles que se manifestaram de forma excelente na edição de 19 deste site, sobre o que representam as perdas (para os poupadores e trabalhadores) resultantes da diferença entre a inflação oficial de 9,9%, relativa ao período de novembro de 2014 a novembro de 2015, e a remuneração das cadernetas de poupança e do FGTS.
Bortolotto e Pires destacaram que as perdas significam na realidade impostos indiretos cobrados pelo Executivo. Assim, concluiram que, quanto mais alta a inflação, uma vez estagnados os índices de correção, maior é a receita governamental. Claro como água o raciocínio. E olha que o total depositado nas cadernetas oscila em torno de 700 bilhões de reais, enquanto o saldo dos ativos do FGTS alcança 410 bilhões. Somados perfazem nada menos que 1 trilhão e 100 bilhões de reais.
Uma diferença, digamos, de três por cento entre correção e inflação, por si dó, implica numa tributação indireta de 30 bilhões de reais, mediante o simples uso da caneta ou de uma tecla. Como se fosse um milagre, as contas do Tesouro Nacional são creditadas automaticamente do desembolso que recai e atinge todos nós. Porque Joaquim Levy não fala claramente sobre isso? Não pode continuar sendo um mistério para a sociedade brasileira.
22 de novembro de 2015
Pedro do Coutto

O HUMOR DO DUKE...

Charge Super 18/11

22 DE NOVEMBRO DE 2015

DESABAFO DE UM BRASILEIRO DEMITIDO NESTA ÉPOCA DE NATAL




Santander segue o exemplo que o HSBC deu em 2010
Parabéns, ser humano!!! Nasce para ser explorado, violado e pisado por quem tem mais… Parabéns, pobre brasileiro, que é roubado pelo bandido de esquina, pelo bandido de gravata e pelo bandido estrangeiro… Parabéns, povo acomodado, que urra com um timinho no campeonato de futebol, que mata por causa de homem com camisa igual, que se comove com o longínquo mal e se esquece de seu mundo real… Parabéns, massa falida e calada, guerreiros solitários da estrada que carregam em caçambadas o alimento do caos… Parabéns a nós que estamos sujeitos à maldade do governo, das religiões e das empresas públicas e privadas.
Este é meu simplório desabafo, em um dia comum como outro qualquer, um dia em que nada de mais aconteceu, apenas fui demitido sem ter faltado um dia sequer de trabalho, sem ter violado se quer nenhuma regra a mim imposta, tendo cumprido minhas obrigações, mesmo assim, simplesmente fui vítima como tantos outros. Não morri, não me feri, apenas me magoei…
NO MEIO DO LAMAÇAL
Passei por momentos de angústia vendo vidas sendo ceifadas por um lamaçal. No momento, há uma preocupação com os trabalhadores diretos, eles tem salário garantido pelo menos até janeiro, têm a certeza que no natal vão pode ao menos fazer uma ceia para suas famílias, terão tempo para programar suas vidas após a demissão. Já eu, que era indireto, fui pego meio que de surpresa nessa brincadeira, e não terei direito a quase nada, como se eu não tivesse feito a minha parte.
O que caiu, não foi por minha incompetência, muito menos por minha vontade, mais estou pagando agora com o preço do descaso e da falta de humanidade de quem é realmente culpado disso tudo.
Divulguem, esse grito não é só meu, têm muitos outros pais de família que são funcionários de empreiteiras que estão desligando seus funcionários em uma época que tudo fica mais difícil sem dinheiro… Se realmente querem ajudar alguém neste natal, divulguem!!!
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Isto também aconteceu comigo, Juliano, quando prestava serviço na Petrobras. Eu editava a revista do Abastecimento e a Gerência foi me pedindo muitos outros trabalhos extras. Reivindiquei um pequeno aumento e não tive resposta. Antes do Natal, houve uma festa da equipe, senti que os colegas estavam meio estranhos comigo, é que eu já estava demitido e era o único que não sabia. Vamos em frente, Juliano, não se desespere e acredite na sua competência. (C.N.)

22 de novembro de 2015
Juliano Pires