"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

CONFIRMADO: IRÃ BOMBARDEOU BASE DOS EUA NO IRAQUE


TOCANDO AGORA

UMA DÉCADA QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

Finalmente entramos no último ano de uma década que jamais os brasileiros podem esquecer. 
O acontecimento mais significativo em nossa economia foi essencialmente político - a partir de 2010, com a vitória da “iluminada” petista Dilma Rousseff nas eleições presidenciais, aquela que acabou provocando uma das mais profundas recessões pelas quais já passamos.

Sua equipe econômica implantou um elenco de medidas equivocadas com a “Nova Matriz Econômica” que levou o Brasil, entre outras coisas, a um colapso fiscal, à disparada da inflação, a uma violenta contração nos investimentos, à perda de confiança por parte dos empresários e consumidores, deixando mais de 13 milhões de desempregados na rua da amargura.

A partir do segundo trimestre de 2011 foi adotada uma política econômica imprudente e populista, marcada por uma forte interferência do Estado em setores da nossa economia, reduzindo as tarifas de energia elétrica através da antecipação da renovação dos contratos de concessão, controlando os preços dos combustíveis, utilizando os bancos públicos com o objetivo de forçar a redução dos spreads bancários, cortando a Selic (taxa básica de juros) visando atingir patamares mínimos históricos e permitindo maior amplitude ao programa de desonerações previdenciárias e tributárias.

O governo Dilma e a sua inusitada “Nova Matriz Econômica” tornaram-se uma simbiose perfeita de prepotência e incompetência. Essa envoltura foi o suficiente para levar a economia brasileira a uma década perdida, após apresentar, em 2010, um expressivo crescimento de 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto). 
O novo rumo dado pela petista à nova política econômica, praticamente anulou o empenho reformista conseguido na década anterior.

Justiça seja feita, foram heranças benignas dos governos do tucano Fernando Henrique Cardoso e do ex-presidiário Lula que marcaram pontos positivos como a Lei de Responsabilidade Fiscal e algumas privatizações, assim como proporcionaram um bom período de superávit fiscal primário, quando foi concedido ao País o “grau de investimento” (investement grade) pelas principais agências mundiais de classificação de risco (Fitch, Moody’s e S&P).
Com a execução da “Nova Matriz Econômica”, os gastos públicos começaram a crescer, saindo totalmente do controle, ultrapassando demasiadamente as receitas e fomentando o aumento explosivo da dívida pública. 

Diante disso, só podia acontecer o rebaixamento contínuo do rating soberano brasileiro até que fosse perdido o selo de bom pagador, passando a ter o “grau especulativo” denominado “junk” (lixo) pelo mercado financeiro global. 
Após a aprovação de reformas importantes como a lei do Teto de Gastos Públicos e recentemente a da Previdência, sucessivas quedas da Selic e perspectivas de crescimento da economia, as agências de rating começaram a melhorar o nosso conceito que ainda se encontra dois níveis abaixo do grau de investimento.

Não se pode negar que durante o primeiro mandato de Dilma, os países emergentes como o Brasil, de alguma forma, sofreram uma influência externa negativa, com a crise do euro liderada pela Grécia e a queda no preço das commodities. Esse ambiente internacional adverso foi exclusivamente utilizado por ela como o grande pretexto para justificar a crise na economia brasileira. 

Na realidade o que espantou os investidores, descontrolou a inflação e motivou a queda brutal da renda do brasileiro, sem dúvida, foram as políticas amplamente contraditórias da “Nova Matriz Econômica”. 
Segundo dados divulgados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), a recessão econômica teve início no segundo trimestre de 2014, levou exatamente 11 trimestres, somente acabando no final de 2016, trazendo como consequência uma acentuada queda acumulada de 8,6% em nosso PIB durante o período.

Outra contribuição nociva da administração de Dilma foram as “pedaladas fiscais”, esperteza pela qual o governo retardava as remessas de recursos para os bancos públicos para pagamento dos programas sociais e de outras rubricas, mascarando as contas fiscais do País. 
Foi amparado nelas que o Congresso finalizou o seu impeachment em agosto de 2016 e Michel Temer assumiu definitivamente o posto mais alto da República, após breve interinidade.

A “Nova Matriz Econômica” que nos conduziu ao verdadeiro caos e a uma recessão histórica deu-se, também, pela adoção de uma política ideológica de esquerda que já deixou inúmeros países no fundo do poço por várias décadas. 

Portanto, para que não aconteça desequilíbrio nas contas públicas é fundamental governar com responsabilidade fiscal, pensando sempre no Estado, no povo e nas futuras gerações.
Por meio desse caminho, amadureceu na sociedade a premência de reformar os benefícios previdenciários, buscando-se eliminar privilégios e frear a expansão rápida desse gasto. 
A ex-presidente e sua irresponsável política heterodoxa ocasionaram sérios danos os quais, lamentavelmente, ainda causam prejuízos à Nação e aos milhões de desempregados. 

O caminho de volta para o crescimento econômico será lento e gradual. Infelizmente, iremos contabilizar, ao final de 2020, mais uma década perdida. Ainda continuam visíveis as sequelas da gestão econômica do desgoverno da “iluminada” Dilma.

07 de janeiro de 2020
Arthur Jorge Costa Pinto é Administrador, com MBA em Finanças pela UNIFACS (Universidade Salvador). 

A ELITE FINANCEIRA E O PODER


TOCANDO AGORA

A ELITE FINANCEIRA E O PODER

07 de janeiro de 2020

DÉBORA G. BARBOSA E QUEM MANDA NO MUNDO


TOCANDO AGORA

DÉBORA G. BARBOSA É UMA ENTUSIASTA DO ISLAMISMO E DOS MUJÇULMANOS. SIMPLES ASSIM

INDECÊNCIA: DESEMBARGADORES E JUÍZES DA BAHIA SÃO ACUSADOS DE VENDER SENTENÇAS

NÃO CAIA NESSA ARMADILHA (OLAVO DE CARVALHO)


TOCANDO AGORA

GUERRA EUA x IRÃ SAI DAS SOMBRAS


TOCANDO AGOR

Guerra EUA x Irã sai das sombras

07 de janeiro de 2020

BASE AMERICANA NO IRAQUE É BOMBARDEADA


TOCANDO AGORA

FAKE NEWS NÃO SÃO BRINCADEIRA


TOCANDO AGORA

Fake News não são brincadeira

07 de janeiro de 2020

A TURMA DO FUNDÃO


TOCANDO AGOR

A TURMA DO FUNDÃO

07 de janeiro de 2020

OLAVO DE CARVALHO: MEUS LIVROS, MINHA FILOSOFIA


TOCANDO

ALEXANDRE GARCIA FALA DA CORAGEM DE BOLSONARO DE ENFRENTAR A MÁFIA DO DPVAT E BARRAR...

GOLDEN HORDE - A NOVA ESTRATÉGIA ROBÓTICA DA FORÇA AÉREA DOS EUA

PRESOS NÃO VOLTAM À CADEIA, APÓS "SAIDINHAS"


TOCANDO AGORA

A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL VAI ACONTECER? ENTENDA O RECADO DE DONALD TRUMP.

EDUCAÇÃO NAS MÃOS DOS PETISTAS FOI UM 'ESTRAGO NO PAÍS' - DIZ BOLSONARO

BOLSONARO E MINISTRO APONTAM COMO O PT DESTRUIU A EDUCAÇÁO NO BRASIL. WEINTRAUB

BRASIL FECHA ALIANÇA MILITAR COM EUA E PODE ENTRAR PARA OTAN. BRASÍLIA EM ALERTA.