"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 8 de julho de 2014

INFELIZMENTE NÃO PUDE AJUDAR!

images



POR FAVOR, SE VOCÊ TIVER OU SOUBER QUEM TENHA, MANDE-ME O MATERIAL ABAIXO :

Tenho recebido e-mails de cunho político e a grande maioria é contra  a  Dilma.
Assim, para agir de forma democrática, justa e contribuir com o debate devemos conhecer o que Dilma já deu e contribuiu para o Brasil.
Se você souber ou conhecer alguém que saiba, por favor informe:

1- Fotos dela lutando pela democracia (Tem que existir, por exemplo: uma foto da Dilma nas Diretas Já!);

2- Uma só foto da Dilma em uma passeata pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita!; (será que não tem?)

3- Uma foto da Dilma em algum evento pela Constituinte Livre e Soberana!;

4- Uma foto da Dilma no  Impeachment do Collor;

5- Uma foto ou vídeo, que ela apareça indignada com o Mensalão ou com a história do dinheiro nas cuecas, nas malas, nas meias, etc;

6- Uma foto ou vídeo de algum trabalho  social de que ela já tenha participado: (ela nunca participou de nada?);

7- Uma foto ou vídeo em que ela se mostre autêntica e naturalmente simpática!

8- Uma foto dela com o marido ou ex marido ou pai da filha (tem que existir!). Afinal de contas, se ela for reeleita, precisamos saber “DE QUEM ESTAMOS FALANDO”, já que até agora ninguém sabe.
Não é possível que não saibamos quase nada sobre nossa “presidenta”.
Chega de boatos, de disse-me-disse.
Queremos fotos, notícias de jornal, documentos históricos.

Por favor, peça também a ajuda dos seus contatos e vamos acabar com o ‘Apagão Biográfico da Dilma’.


Este pedido de ajuda pipocou em minha caixa de correio, parece ser o grande “must” do momento. Como não pude ajudar, transfiro a incumbência aos leitores…

08 de julho de 2014
anhanguera

DEPOIS DO VEXAME, VAMOS RIR UM POUCO

TINHA DE SER


Tinha de ser do Grupo dos Indignados… Quem tem ritmo já nasce tocando pandeiro.

https://www.facebook.com/photo.php?v=648973618520451


08 de julho de 2014
Anhanguera

HEPTA MINEIRAZO

 


7 x 1

Perdoem-me, leitores. Eu estava preparado para fazer este post dizendo que o brasil levaria o hexa. Mas o alemão atrapalhou marcando o hepta. Mas é isso. O brasil deixou o salto no gramado e saiu de cabeça baixa. Dá até para pensar em contratar o técnico alemão para ensinar como se faz passes no pé do companheiro. Vou explicar porque eu queria que o brasil não disputasse o título:


E AGORA, DONA DILMÁ E SEU LULA?

Justifiquem para o povão tapado os bilhões torrados e surrupiados na construção de 12 estádios sem utilidade. O partido ficou muito mais rico e o brasil muito mais pobre…

A eleição vai ficar muito mais difícil, mesmo com a picaretagem das “maquininhas”. Espero muito quando a senhora entregar a taça ao vencedor, como disse que faria, que a platéia a brinde com os epítetos merecidos.

Principalmente a brinde, um pouco mais tarde, com o “não voto”.

Aí terei mesmo um orgasmo…

PS: Não fiquem muito tristes que as belas da copa continuarão aparecendo…


08 de julho de 2014
magu

A SUPERSTIÇÃO CONFIRMA, E A POLÍTICA RATIFICA: 13 DÁ AZAR!!!

          

13 vermelho                   



Mais uma charge que nos chega, enviada por vários colaboradores. Quando isso acontece, considero urgente e furo a fila. Vermelho é sempre um perigo para o Brasil. E o primeiro gol da Alemanha também foi do camisa 13…

O autor enxergou bem o 18, e o photoshop foi genial.

08 de julho de 2014
anhanguera

NÃO ADIANTA SOPRAR...


 
NÃO CONFUNDA VUVUZELA COM BERRANTE, PORQUE O POVO NÃO É GADO!
ACORDA BRASIL!!!

08 de julho de 2014
m.americo

A DERROTA DA SELEÇÃO BRASILEIRA

QUANDO O FUTEBOL ADENTRA A SEARA DA POLÍTICA SE TRANSFORMA NUM DESASTRE GERAL.
 
Que dizer do vexame da Seleção brasileira perdendo de 7 x1 para a esquadra demolidora da Alemanha? Não me lembro de escore similar em final de Copa do Mundo. As razões para a acachapante derrota brasileira serão esmiuçadas pelos cronistas esportivos. Este blog se dedica mais à política.

E, como não poderia deixar de ser, os estimados leitores que aportam por aqui nesta terça-feira magra para o futebol nacional por certo procuram  por uma opinião, digamos assim, um pouco mais ampla que o contumaz lugar comum da crônica esportiva.

A rigor o futebol, como qualquer outro esporte, não deveria ter qualquer vinculação com a política, mas tem, sobretudo com a política rasteira. Prova disso é que baiano João Santana, o oráculo do marketing do PT, foi com toda a sede ao pote, quando espalhou pelas redes sociais aquela foto da Dilma emulando o gesto de Neymar. 
Todos os regimes de viés ditatorial sempre usam o esporte como ferramenta de propaganda, com destaque para o futebol, depois que esse esporte se transformou num mobilizador das massas em praticamente todas as partes do mundo. 

Vale lembrar que os comunistas brasileiros enquanto estiveram fora do poder torciam contra a seleção brasileira e ao mesmo tempo exultavam a esquadra da ex-URSS ou de qualquer satélite daquilo que denominavam "pátria mãe".

Mas os comunistas são os mestres da mentira e do transformismo. Aliás, Lula numa frase definiu tudo quando arrogou-se na condição de metamorfose ambulante.

É claro que Lula e seus sequazes não trouxeram a Copa do Mundo para o Brasil a troco de nada. Já nem me refiro a obras superfaturadas, inacabadas etc..., mas ao dito projeto de poder perpétuo que os psicopatas chefiados pelo Apedeuta alimentam. Que o digam os "sovietes" que estão sendo criados para fazer tábula rasa da democracia.

Imaginem se o placar do jogo Brasil x Alemanha exibisse o resultado inverso? Ou ainda se por qualquer escore o Brasil tivesse logrado a vitória. E, mais ainda, se na grande final o escrete canarinho pudesse erguer a taça dividindo a vitória com a candidata Dilma numa cerimônia apoteótica, quando a Rede Globo com cenas em slow-much, levaria milhares de torcedores à emoção esboçada num choro convulsivo? Depois apareceria Lula, com os olhos rasos d'água discorrendo sobre a epopéia que protagonizou para trazer a Copa para Brasil e, ao mesmo tempo, atacando a oposição, acusando-a de derrotista e pessimista.

Sem dúvida o baiano João Santana teria em mãos um material de marketing eleitoral em estado puro e nem precisaria contratar artistas. Não há nenhuma dúvida que uma eventual vitória da a nossa seleção seria o carro-chefe dos programas eleitorais da Dilma na televisão. Afinal, quem trouxe a Copa para o Brasil foi o criador da criatura Dilma.

Nas Copas passadas entre vários copos de cachaça, o Apedeuta e seus sequazes, como todos os comunistas, por certo estiveram, como estiveram nos anos seguintes, a torcer contra a seleção brasileira, até que o PT chegou ao poder. 

Pretende o PT reescrever a história do Brasil, que começa quando um operário subiu a rampa do Palácio do Planalto.

O futebol não tem nada a ver com política. Menos para os partidos comunistas com o PT. Aliás, como já afirmei aqui no blog o PT tem por objetivo ser o mais comunista de todos os partidos comunistas que existem e já existiram na face da Terra. Seu objetivo é o poder perpétuo. A menos que os brasileiros caiam na realidade e decidam derrotar o PT por 7 X 1 na eleição presidencial de outubro deste ano de 2014.

Os brasileiros podem sonhar com outras Copas e outras grandes vitórias do Brasil, desde que entendam de uma vez por todas que têm de virar o jogo expurgando a possibilidade de que qualquer facção política se aproprie desse esporte alegre e fabuloso que é o futebol.
A única forma de alcançar esse objetivo se dá numa batalha longe dos estádios esportivos ou seja, no sagrado ato de votar. 
 
08 de julho de 2014
in aluizio amorim 

GOVERNO DA DILMA PERDE O CONTROLE DA ECONOMIA

NA RETA FINAL DA COPA DO MUNDO A INFLAÇÃO ESTOURA O TETO DA META.
 
 
 
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,40% em junho, após alta de 0,46% em maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.
Com isso, o acumulado em 12 meses é de 6,52%, ante 6,37% registrados no período anterior, ficando acima do teto da meta de inflação do governo, que é de 6,5%. No acumulado do semestre, a alta é de 3,75%.
 
Analistas esperavam alta de 0,39% no mês passado, segundo a mediana de 28 projeções que variaram de 0,29% a 0,45%. Para o acumulado em 12 meses, a expectativa era de avanço de 6,5% na mediana de 25 estimativas.
 
Segundo o IBGE, os fatores que mais contribuíram para o avanço do índice foram os segmentos relacionados, de alguma forma, à Copa do Mundo. As diárias de hotéis aumentaram 25,33% no mês e as passagens aéreas, 21,95%. O órgão aponta que os dois itens foram responsáveis por 0,20 ponto porcentual do IPCA de junho — ou seja, responderam por metade do avanço do indicador.
 
Tarifas - Ainda no segmento de Transportes, o IBGE destaca a variação de 0,58% nas tarifas dos ônibus urbano, ante 0,72% no mês anterior. Para o órgão, o resultado de junho se deve às regiões de Belo Horizonte (2,52%), com reajuste de 7,54%, em 10 de maio; Belém (5,73%), com reajuste de 9,09%, em 19 de maio; e Goiânia (0,72%), com reajuste de 3,70% em 3 de maio.
 
O órgão apontou ainda desaceleração, pelo terceiro mês consecutivo, do grupo Alimentação e Bebidas, que passou de 0,58% em maio para - 0,11% em junho, o menor resultado desde julho de 2013 (-0,33%). Os preços dos alimentos consumidos em casa caíram, em média, 0,60% em junho, ao passo que, em maio, tiveram alta de 0,41%. Parte dos produtos passou a custar menos e parte teve variação reduzida, destacando-se a batata-inglesa (-11,46%) e o tomate (-9,58%).
 
Se a Copa impactou os preços das diárias e das passagens, o IBGE aponta que o mesmo não ocorreu com a alimentação fora de casa, que passou de 0,91% em maio para 0,82% em junho. Segundo o órgão, a refeição desacelerou de 0,96% para 0,75%, o refrigerante, de 1,29% para 0,51%, e a cerveja, de 0,34% para 0,01%.
Segundo a pesquisa Focus, do Banco Central, economistas continuam prevendo que a inflação oficial termine o ano muito próxima do teto da meta. A última projeção é de 6,46%. Para o ano que vem, os economistas estimam o IPCA em 6,1%, patamar considerado alto.
 
 
08 de julho de 2014
in aluizio amorim

NASCIDOS UM PARA O OUTRO


 
 
WordPress.com
fernaslm posted: "..... O PT e a Fifa foram feitos um para o outro. Nunca antes na história deste país uma Parceria Público Privada funcionou tão azeitadamente. Se para as práticas e as habilidades que se requer para conquistar o poder nos grotões do mundo onde ai"

                        

 

                  
..a9...a8
 
 
O PT e a Fifa foram feitos um para o outro.
Nunca antes na história deste país uma Parceria Público Privada funcionou tão azeitadamente.
 
Se para as práticas e as habilidades que se requer para conquistar o poder nos grotões do mundo onde ainda são aceitos truques e expedientes postos fora dos limites do receituário democrático nos países centrais o PT é professor e pontifica para todo aventureiro disposto a lançar mão deles de cima da tribuna do Foro de São Paulo em cuja platéia sentam-se disciplinadamente ouvintes do quilate de Fidel Castro, ninguém bate a Fifa em matéria do que pode-se acumular de conhecimentos ao longo de toda uma vida mandando incontestavelmente no “esporte das multidões”.
 
É das melhores provas disponíveis depois do fim do absolutismo monárquico para a verdade da máxima de lord Acton: "Se o poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente”.
 
a1
 
A Copa do Mundo da Fifa, afirmam alguns observadores em cujo critério confio, é um negócio que fatura “por dentro” algo como cinco a seis bilhões de euros por edição. Não é pouca porcaria para quem não tem nenhum mandato para nada e conseguiu criar essa rede aparentemente indestrutível de interesses apoiada exclusivamente nos poderes da lábia e do dinheiro mas sem exércitos nem bancos centrais com que sustentar seus delírios de poder.
 
Mas minha intuição diz que esse valor é troco perto do que realmente se movimenta por trás do pano, sobretudo se for incluído aí o tráfico internacional de passes de jogadores que dão saltos estratosférios a cada convocação.
 
Vende-se tudo no evento de Joseph Blatter & Amigos, a começar pela escolha de quem serão os Amigos de cada edição, conforme está sendo apurado neste momento com relação aos Amigos de Catar, que virão depois de Putin, este que esboça no momento a urdidura de uma União das Republicas Bandidas. Mas fiquemos só no que é mais diretamente palpável.
 
South Africa Brazil 2014 Soccer WCup Emblem
 
Pelo que se pode constatar pelo que está rolando no Brasil, a coisa evoluiu praticamente para o “aluguel” de um país inteiro pela empresa de Joseph Blatter & Amigos onde eles – e apenas eles e mais quem lhes outorga tais poderes – ganham pelo que o evento “acrescentar de movimento” às industrias nacionais coadjuvantes do acontecimento.
Essa lista de afinidades e de troca de amabilidades inclui:
 
1 - A exclusividade da geração de todas as imagens e entrevistas dos atletas participantes o que, além da chave para a valorização de passes, garante que somente as perguntas adequadas serão dirigidas aos participantes adequados e somente as imagens convenientes serão repassadas aos telespectadores.
 
Ter o controle absoluto das informações em torno do evento, nos limites do possível para quem está em terras estrangeiras e não dispõe de tropas nem de armamento pesado, é tão necessário para quem aborda a questão com as intenções que Blatter & Amigos aborda quanto é para o político mal intencionado, e pelas mesmas razões.
 
a4
 
O que ele exige quanto a essa questão não é, portanto, nada que os políticos brasileiros também não exijam, por enquanto só nos períodos que antecedem as eleições o que, pelo calendário vigente, deixa-nos um ano “livre” a cada ano censurado. O PT, aliás, declara todos os dias que quer acabar com essa exceção e passar a exigir a censura sobre seus atos e os de seus associados em qualquer dia de qualquer ano.
 
2 - Não é preciso lembrar que a transmissão do evento é também o mais suculento “filé” que ele serve. É essa a plataforma de toda a publicidade que sustenta o circo. Pegar uma beira nesse direito é coisa tão cobiçada, portanto, quanto ganhar um ministério no governo do PT.
Mas custa aos candidatos nacionais à retransmissão o mesmo compromisso de cumplicidade com o "poder concedente" para que haja as mesmas garantias de “governabilidade” de todo o evento e do que mais possa ser incluído no aparentemente inesgotável saco de lesa-contribuinte/espectador que gira em torno dele.
 
Conforme ao clima geral de “explicitude” deste governo, chegou-se, no Brasil, ao extremo de modificar leis nacionais de segurança pública para não perder “bifes” grandes o suficiente nesse campo, como foi o caso da lei sobre consumo de álcool nos estádios.
 
a3
 
Sobre as outras regras draconianas impostas aos coparticipantes nacionais ainda haveremos de saber um dia. Os comentaristas das TVs brasileiras, encurralados, as têm mencionado indiretamente a toda hora durante as transmissões, com indisfarçável tom de irritação.
 
3 – O contrato de aluguel do país sede inclui também as mais “icônicas” praias e praças públicas de cada capital ou cidade importante para a montagem dos Fifa Fan Fest’s, os telões, acompanhados ou não de shows, que estendem as platéias dos estádios reservadas aos VIPs e aos aspirantes a VIPs para a gente das ruas. Nós construímos; eles vendem. Em algumas, montadas em estádios de futebol, cobra-se ingresso. Em todas vende-se milhões em publicidade, não tendo sido informado se os “entes de governo” abaixo do federal também levam “algum” nessa.
 
4 – Não sei o que acontece com relação a passagens aéreas, mas os hotéis brasileiros foram constrangidos por prefeituras e ministérios a vender para a Fifa, pela interposta pessoa do mesmo senhor Ray Whelam, da subsidiária Match Services, preso ontem e solto hoje por venda de ingressos no câmbio negro, todas as suas reservas para o período do evento a preço de temporada baixa.
Todo o sobrepreço fica para Joseph Blatter & Amigos, aí incluídas as autoridades nacionais outorgantes e, como estamos constatando agora, esse sobrepreço é nada menos que abusivo, ficando para o Brasil e para os brasileiros a pecha de exploradores de turistas.
 
a7
 
5 – Com os ingressos é a mesma coisa perpetrada pela mesma interposta pessoa. A Fifa não se contenta com vendê-los a preços apenas exorbitantes. Quer “privatizar” também as vendas no câmbio negro onde pratica-se a exorbitância da exorbitância da exorbitância.
Assim o sr. Whelam fixa-se nos territórios-alvo com meses, às vezes anos, de antecedência para montar a necessária rede de varejo de distribuição da sua mercadoria ilegal, tomando o cuidado de construir uma “escada” de testas-de-ferro entre ele e o cambista da porta do estádio, de modo a dificultar a ligação entre uma coisa e outra.
 
A Fifa posa de “democrática” vendendo ingressos a preço oficial pela internet e ajudando aos demagogos locais com um “corte” para vendedores de carteirinhas de estudantes, de vantagens para “idosos” e para donos de outras searazinhas particulares com alguma importância eleitoral mas, pelas costas, pega tudo isso de volta e muito mais explorando os US$ 200 ou 300 milhões do "mercado" de ingressos no câmbio negro.
 
No país do livre-grampo, deu-se mal. Está tão flagrado na falcatrua quanto 90% dos nossos políticos. Em compensação, contratando bons advogados ligados a ex-ministros, ainda é capaz de, como eles, sair como herói.
 
a5
 
6 - Shows de abertura e encerramento também correm por conta de Joseph Blatter & Amigos. O de abertura, de qualidade abaixo da crítica, foi atribuído a "uma empresa belga" cuja ligação com Blatter nenhum jornalista brasileiro se preocupou em desvendar mas que certamente existe para fazer com que U$ 18 milhões (oficiais) fossem entregues a eles para um espetáculo de dar sono em histérico no país mais festeiro do mundo e que tem à mão gente como o carnavalesco Paulo Bastos capaz de fazer o mundo tremer de encantamento por uma fração desse valor.
 
7 - Acrescente-se a isso o que deve estar rolando pelo direito de vender comidas e bebidas nos estádios, no transporte dos VIPs e não VIPs e até, quem sabe, na indicação "preferencial" de restaurantes e casas de divertimento e se terá uma idéia do porque os tais Amigos fizeram de Joseph Blatter um intocável, até pelas autoridades suíças que sabem quanto, de fato, ele fatura.
 
Os sinais são de que poder-se-ia encher uma biblioteca inteira com a história dos bilhões laterais e sub-laterais que rolam em torno da Copa, se houvesse tempo, dinheiro e disposição para por jornalistas infensos aos efeitos ideológico-eleitoreiros do evento e policiais dispostos no seu encalço.
Isso sem contar, é claro, com a parte do leão de que muito já se falou, que são os estádios, os aeroportos, as estradas, os viadutos e o mais que os políticos sempre fazem mas que, adquirindo condição de amigos preferenciais de Joseph Blatter, colhem em safra recorde o que, de outro modo, levariam décadas para amealhar.
 
................a8a9
 
 
 
 
08 de julho de 2014
vespeiro

TODA FIGURA PÚBLICA TEM UMA MÃE EXTRA PARA SER XINGADA, UM CU DE RESERVA PARA TOMAR E UMA MERDA LIMPINHA PARA IR

Que porrada! Tá doendo até em mim, um anti-fanático de carteirinha. Agora, todo mundo está escolhendo um culpado e, por incrível que pareça, até Neymar, que não jogou, foi responsabilizado por supostamente fazer parte de um esquema que inclui ser falsa a sua fratura na vértebra. Tem gente que culpa Dilma e Lula, como se eles tivessem alguma ingerência no modo de jogar da seleção. Besteira. Eles são culpados por coisas muito piores, mas por essa, não.

Cansei de dizer que esta é a pior seleção brasileira em termos individuais que eu vi jogar. E olha que eu tenho rodagem: nas Copas de 58, 62 e 66 era assíduo no rádio e nos filmes passados na TV uma semana depois de cada jogo e, desde 70, assisto ao vivo todos os jogos do nosso escrete. São 15 Copas. Acontece que, mesmo os jogadores não tendo um nível nem razoável para os padrões brasileiros, eles são equivalentes aos de qualquer outra seleção, até porque não são cabeças-de-bagre. Se perderem é por pouca coisa.

Voltando aos “culpados”, eu nem posso dizer o que acho de Felipão sob pena de ser acusado de preconceito contra incapaz, mas tem gente xingando o cara de técnico filho da puta contra gente que pergunta quem foi que chamou esse filho da puta de técnico. Claro, filho da puta no bom sentido - se é que Felipão merece um bom sentido -, porque toda figura pública tem uma mãe extra para ser xingada, um cu de reserva para tomar e uma merda limpinha para ir.
 
Mas, seja o que Zeus quiser: Felipão é uma besta!
 
08 de julho de 2014

É TRISTE...

A DIREITA SEM RUMO

Eu sou do contra. À mínima faísca, mesmo que esta não dê para causar um mínimo incêndio, eu sou do contra. Só que antes de expor as minhas contrariedades eu procuro subsídios que as embasem e, quando não os encontro, penso umas dez vezes antes de manifestá-las. Se raciocino bem ou mal, são outros quinhentos.

Com o passar do tempo, nós podemos até nos mostrar incoerentes com os valores pregressos. Isso não tem importância e nem é um erro, na medida em que se mostre evolução de pensamento, mais conhecimento e adaptação a uma certa ética vigente, mas sem deixar de sempre observar a nossa moral, imutável, e mãe da dita cuja, que nada mais é do que o relógio da moral transcodificado em regras.

Eu sou do contra, mas não especulo e nunca uso dois pesos e duas medidas para diferenciar o que eu gosto do que eu não gosto. Meus parâmetros mudam ao sabor do tempo, mas são fixos, imutáveis e idênticos com relação aos Chicos e Franciscos.

Infelizmente há hoje uma direita, assanhadinha pela caquexia petralha, que anda usando os mesmos artifícios que a esquerda sempre usou: a crítica inconsequente, a irresponsabilidade nas acusações, a argumentação tendenciosa e, sobretudo, a histrionice como meio de sair bem na foto.

O patrono desse novo modus operandi da direita é Olavo de Carvalho, um sujeito dotado de cultura inversamente proporcional ao seu juízo, e que, com seu discurso repleto de rancores e chulices, à la Lula, consegue angariar um séquito invejável de gente insatisfeita com a situação do Brasil do PT, mas que não tem um mínimo de capacidade de pensar por si, seja por preguiça ou deslumbramento diante de tanta prolixidade de vitupérios supostamente inteligentes.

A minha direita, ou o que eu entendo por direita, não tem lugar para esse tipo de gente. Lugar de palhaço é no circo ou então no PT. Combater o mal que é esse governo usando a mesma droga que eles usam é homeopatia e, como todos sabem, homeopatia não serve para nada.

No frigir dos ovos, eu nem sei mais em quem confiar, visto que até os meus antigos e diletos parâmetros direitistas, como Reinaldo Azevedo e Rodrigo Constantino andam patinando perigosamente em Malafaias e Everaldos, sem contar que também assumiram a postura infeliz de donos da verdade.
 
08 de julho de 2014

ALEA JACTA EST. QUE VIVA O "SOBRENATURAL DE ALMEIDA"


A pior seleção brasileira que eu vi jogar, contra a bem organizada Alemanha, não tem a mínima chance. É claro que se trata de uma opinião baseada na lógica, pelo que se viu das duas, sem contar com os deuses do futebol, o sobrenatural de Almeida*, a histórica freguesia alemã - que em 21 jogos perdeu 12 e ganhou só 4, com 39 gols pra nós e 24 pra eles - e a mítica da camisa amarela. Sem contar que os chucrutes vão jogar com uma camisa igual à do Flamengo - em uma estranha homenagem -, contra a qual Fred tem tudo para desencabular, porque desde que começou a jogar no tricolor, sempre marcou gols em jogos com os urubus.

Enfim, eu vou torcer, não pelo Brasil, mas para que todas essas superstições se façam valer hoje, abdicando provisoria e convenientemente da minha condição de materialista. Alea jacta est.

Merda! (Desejo de boa sorte, bons augúrios, entre os artistas de teatro).

*Nelson Rodrigues e o “Sobrenatural de Almeida”

Nelson Rodrigues, de quem se comemora o centenário em 2012, não foi apenas um dramaturgo e contista, mas também produziu crônica esportiva. Por muito tempo manteve uma coluna no jornal carioca “O Globo” — e naquele tempo este diário, hoje decadente, possuia bons colunistas — que mudava de nome, mas o seu titulo principal era “À sombra das chuteiras imortais” (outros títulos usados foram “A batalha” e “Os bandeirinhas também são anjos”).

Nelson tinha um estilo sui-generis e, a rigor, reconhecível facilmente, mesmo se ele não assinasse. Fluminense doente, era descaradamente parcial nas suas crônicas. E eu, que torcia pelo Fluminense, as lia comprazer.

Detalhe interessante é que Nelson, na maior cara-de-pau, gostava de “profetizar” a vitória do Flu no então campeonato carioca. O futebol, naquele tempo, era muito regional. E, claro, a profecia dava certo quando o clube ganhava o campeonato.

Certo ano, durante o que parecia ser uma maré de azar, Nelson escreveu que o sobrenatural estava perseguindo o Fluminense. Dias depois o cronista publicou uma “carta” que teria recebido, e que diria mais ou menos assim: “No dia tal o senhor disse que o sobrenatural está perseguindo o Fluminense. Ora, o Sobrenatural sou eu, e garanto que isso não é verdade etc.” O “personagem” encerrava a missiva garantindo que no próximo jogo o tricolor ganharia, e assinava: “Sobrenatural de Almeida”.

Veio o domingo e o Fluminense perdeu. Revoltado, Nelson acusou o Sobrenatural de Almeida de haver mentido descaradamente. Aí começava a guerra da torcida do Fluminense, chefiada por Nelson Rodrigues, contra o sinistro Sobrenatural de Almeida.

Pode parecer estranho hoje em dia, para quem não conheceu o carisma do cronista e dramaturgo falecido em 1980, mas o caso é que o Sobrenatural de Almeida foi, durante algum tempo, verdadeira coqueluche na cidade. Os repórteres esportivos falavam nele. Certo jogo foi acompanhado de forte ventania, que chegou a desviar a bola que ia para o gol. “É o Sobrenatural de Almeida!”, gritou o locutor da rádio.

Veio um novo jogo e o Fluminense venceu. Nelson comemorou a vitória contra o inimigo, que teria se retirado melancolicamente do Maracanã. Depois, porém, por motivos que hoje me escapam, o campeonato foi suspenso por algum tempo. Nelson Rodrigues então “recebeu” um telefonema do Sobrenatural de Almeida, assumindo ser o responsável pela interrupção do campeonato.

Com o tempo o colunista foi dando maiores informações sobre a misteriosa figura, que nas caricaturas aparecia com uma roupa preta, tão “assustador” como o Zé do Caixão. Segundo Nelson, o Sobrenatural tivera os seus tempos de glória mas agora, coitado, morava em Irajá e viajava nos trens da Central. Por isso até chegava atrasado ao Maracanã, e só então começava a interferir.

Essa febre do Sobrenatural de Almeida durou semanas, meses, mas acabou saturando e o Nelson terminou parando de falar nele. Mas, de certa forma, foi uma contribuição do jornalista para a nossa literatura fantástica.
 
08 de julho de 2014
Miguel Carqueija

HOJE, 8 DE JULHO, É PROIBIDO SORRIR NA COREIA DO NORTE

Proibição é em respeito ao aniversário da morte de Kim Il-sung, o ditador que iniciou o regime, em 1948. Também é proibido falar alto, beber álcool e dançar

 
Líder norte-coreano Kim Jong-un visita uma exploração de cogumelos nesta foto sem data divulgada pela Agência de Notícias Central Coreana da Coréia do Norte (KCNA), em Pyongyang
Ditador norte-coreano Kim Jong-un visita um centro de cultivo de cogumelos (KCNA/Reuters)

Embora seja feriado nesta terça-feira na Coreia do Norte, esboçar um sorriso ou falar alto em público são ações vetadas durante o 20º aniversário da morte de Kim Il-sung, o fundador do país e considerado um 'pai' por seus cidadãos. Isso mesmo, por mais surreal que possa soar, no dia 8 de julho, é proibido sorrir na Coreia do Norte.

Desde que 1994, quando os norte-coreanos perderam seu primeiro ditador, a cada 8 de julho “está proibido sorrir, levantar a voz na rua, beber álcool ou dançar porque todo o país está de luto”, contou uma refugiada norte-coreana e ativista, Park Yeon-min, de 21 anos.

A rede de televisão estatal norte-coreana dedica o dia a transmitir a solene – e chata – cerimônia oficial em homenagem ao 'presidente eterno', assim como filmes sobre sua vida e obra glorificadas com narração entre o mito e a ficção pela incessante máquina de propaganda do regime.

O culto à personalidade de Kim Il-sung chega até um ponto máximo a cada 8 de julho – e também 15 de abril, aniversário de seu nascimento –, quando o regime tenta minimizar os frequentes cortes de luz no país para que todos os norte-coreanos possam assistir à maratona televisiva de eventos e filmes sobre o ditador.

Se não bastasse todo esse ritual exaustivo duas vezes por ano, a Coreia do Norte ainda dedica ao falecido ditador mais de 34.000 estátuas em todo o país. Nos dois feriados, os cidadãos depositam flores aos pés das estátuas, enquanto seu corpo é exposto embalsamado dentro do Palácio de Kumsusan, em Pyongyang.

Leia também

Ditador Kim Jong-un aparece mancando na TV norte-coreana
Coreia do Norte vai enviar animadoras para competição no Sul
Em Seul, presidente chinês condena programa nuclear de Pyongyang


Herdeiros impopulares – A maioria dos analistas políticos concorda que tanto seu filho, Kim Jong-il, que governou durante 17 anos até falecer, em 2011, como seu neto, o atual ditador Kim Jong-un, fracassaram em tentar herdar a admiração e o profundo respeito que os norte-coreanos professam ainda ao falecido fundador da República Popular Democrática de Coreia (RPDC) – nome oficial da Coreia do Norte.

No caso de Kim Jong-il, seu mandato esteve marcado pela fome e a crise econômica, embora a propaganda e a repressão lhe garantissem a fidelidade do povo, enquanto que Kim Jong-un é visto como inexperiente aos olhos dos norte-coreanos, segundo os analistas.

Jang Jin-sung, escritor norte-coreano refugiado em Seul que chegou a ser próximo da elite de Pyongyang, garante que o jovem ditador fracassou ao tentar imitar a imagem de seu avô, e o regime se viu obrigado a mudar sua estratégia propagandística.
“Kim Il-sung era como um pai que recebe o povo e o protege em seus braços enquanto seu neto não consegue transmitir essa mesma imagem”, disse o escritor e criador da ONG New Focus International, que investiga os segredos do complicado e opaco Estado comunista.
(Continue lendo o texto)

 
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acena de um barco durante inspeção de exercícios militares
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acena de um barco durante inspeção de exercícios militares - Reuters/KCNA

O fervor que Kim Il-sung desperta na Coreia do Norte tem suas raízes na colonização japonesa de Coreia (1910 – 1945), período durante o qual, segundo a amplificação da propaganda, despontou como o herói do movimento de libertação contra o domínio japonês.

Após a II Guerra Mundial, Kim aproveitou habilmente o surgimento da Cortina de Ferro para fundar, com o apoio da União Soviética, a RPDC e se tornar mandatário máximo do país, em 1948. Pouco depois, ele ordenou a invasão à Coreia do Sul, o que deu origem à Guerra da Coreia (1950 –1953), um conflito que confirmou a divisão do povo coreano.

O chamado 'grande líder', que nunca renunciou a seu sonho de unir as duas metades da Coreia em um regime comunista sob seu comando, preparou nas décadas seguintes uma nova invasão ao sul que nunca aconteceu e ordenou vários ataques terroristas ao governo de Seul que custaram centenas de vidas. Kim Il-sung também inspirou a ideologia juche, o socialismo ortodoxo baseado na autossuficiência que prolongou o auge econômico nos anos 70, mas acabou arruinando o país nos anos 90 com uma crise de fome que matou um décimo da população e que provocou uma grave crise humanitária que dura até hoje.

(Com agência EFE)

08 de julho de 2014
Veja