"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

TEMER DIZ SER "PROVÁVEL" QUE ALGUNS MINISTROS QUEIRAM SAIR DO CARGO

Charge da Myrria (Charge Online)


O presidente Michel Temer afirmou que alguns ministros podem deixar voluntariamente o governo, tendo em vista as revelações das delações da Odebrecht, que colocaram oito ministros de seu governo como alvos de inquéritos autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. “É muito provável que alguns ministros fiquem desconfortáveis e peçam para sair do cargo”, disse o presidente. A afirmação foi feita em entrevista concedida à Rádio Jovem Pan na manhã desta segunda-feira, 17.

Temer reforçou, no entanto, que só vai afastar temporariamente os ministros se houver denúncia formal do Ministério Público. Já o afastamento definitivo só acontecerá no caso de os citados se tornarem réus. “Não vou demitir simplesmente porque alguém falou, é preciso provas robustas. Se vier a denúncia, não significa culpabilidade completa, mas terá fortíssimas indicações de que essa delação é correta”, disse.

NO ANO QUE VEM – O presidente ainda disse acreditar que dificilmente as eventuais denúncias vão demorar para serem apresentadas. “A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) está entrando com representação hoje para acelerar as investigações. Por isso, não creio que as denúncias venham só no ano que vem. Acho que virão rápido. E o governo está interessado em que tudo seja feito da forma mais rápida possível”, afirmou.

Temer também admitiu que de fato as delações são estarrecedoras e preocupantes, principalmente porque transmitem uma imagem ruim do Brasil para o exterior. “Sob esse ponto de vista é péssimo.” Mas ele disse que o País precisa seguir em frente. “O Brasil não pode parar. Temos reformas pela frente. Então (as delações) são estarrecedoras, mas não podem ser fator de paralisia. Agora precisamos deixar o Judiciário trabalhar”, reforça.

SEM ACORDÃO – Sobre um possível acordão para paralisar com a Operação Lava Jato entre ele e os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, Temer negou mais uma vez sua participação em qualquer pacto desse tipo.

“Não tem conversa na direção de um possível acordão, FHC já negou. Fazer acordão para problema que está no Judiciário é inviável. Não participo e nem promovo”, disse.

### NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Temer pode negar à vontade, porque o acordão não deu certo, fez água e soçobrou. Traduzindo: todos terão de se explicar – Lula, FHC e Temer, mas não necessariamente nesta ordem, é claro.(C.N.)



17 de abril de 2017
Elizabeth Lopes e Thaís Barcellos
Estadão

"ESTÁ NA HORA DE OS MINISTROS INVESTIGADOS PEDIREM DEMISSÃO" - AFIRMA MIRO TEIXEIRA


Miro diz que voto em lista é só conversa fiada


Decano da Câmara, em seu 11° mandato, o deputado federal Miro Teixeira (Rede-RJ) diz que governo Temer perderá a legitimidade se mantiver oito ministros investigados pela Lava-Jato. Ele afirma, ainda, que o excesso de regulamentação no Brasil propicia a corrupção.

O senhor é o decano do Congresso e não está na lista do Fachin. Como escapou?Tem muita gente que não se envolve em corrupção no Congresso. A reflexão é outra, não é numérica. O que está se passando no Brasil é que há um excesso de regulamentação, que leva as empresas a precisarem cada vez mais de favores do Estado. Há muitos anos defendo uma Assembleia Nacional Constituinte porque precisamos desregulamentar o Brasil. O excesso de regulamentação facilita a corrupção.

Diante desse quadro, qual a saída?É preciso convocar uma nova Assembleia Constituinte, porque a nossa Constituição de 1988 já tem 98 emendas aprovadas. Em tramitação, acho que são 350 no Senado e 850 da Câmara. A Constituição está virando um periódico.

Como se sobrevive a uma campanha sem caixa dois e troca de favores?

Muita gente tem contribuintes de campanha que são pessoas que confiam no mandato, que querem um país democrático. Funciona assim: o contribuinte paga a contribuição oficial, declarada e tudo mais. Mas quem se arrisca a trabalhar com caixa dois está cruzando a linha, a partir da qual ele se torna refém. E não tem ingenuidade nenhuma, porque em algum momento vai ter um pedido de troca. Ninguém conversa com o diabo só quando quer. Acho até que tem casos de pessoas que de boa fé oferecem doações por fora, dizem que não querem aparecer porque o governo vai perseguir.

E o fato de todos os ex-presidentes vivos terem sido citados nas delações da Odebrecht? Principalmente o Lula, de quem o senhor foi ministro duas vezes.Citação não quer dizer que haja culpa. Dos presidentes eleitos depois da ditadura, tivemos o Collor e Dilma, que sofreram impeachment, Lula, que está respondendo na Justiça, e sobrava o Fernando Henrique, cuja situação ainda não está muito clara. Desde a redemocratização tivemos sucessivas crises: a CPI do Collor, a CPI dos Anões do Orçamento. Então, a história da democracia no Brasil não preservou a honra, a higidez, a licitude de procedimentos. A democratização, com a Constituição de 1988, garantiu o fim da tortura, assegurou os direitos individuais, assegurou o funcionamento dessas instituições, mas ela agora deve ser atualizada.

Como vê a situação do governo Michel Temer, que tem oito ministros investigados?O Presidente da República fez um gesto de determinar uma linha de corte, agora está na hora de os ministros fazerem um gesto e pedirem demissão, ou o Temer não vai conseguir governar. O povo não reconhecerá a legitimidade do governo em nada com um monte de ministros arrolados em investigações. Eles são inocentes até que se prove o contrário, mas não basta, é preciso ter as atitudes que melhorem as condições do governo. Esses ministros têm o dever de sair. Saiam e deixem o presidente trabalhar.

A Lava-Jato pode levar a uma eleição de um aventureiro em 2018?Há muitos anos já constatamos que o povo vota em pessoas, não em partidos. Isso não é uma crítica, isso é bom. Essa história de criar uma lista fechada, por exemplo, é uma conversa fiada, isso é insustentável e lamentável. Isso é retirar o direito de voto direto do povo, recriar o deputado biônico é uma loucura. Acho que não haverá um salvador da pátria. Se não pensarmos nas instituições, numa Constituinte, em organizar a estrutura da vida do país, não adianta, qualquer pessoa vai dar errado. No caso do Collor, o povo escolheu o discurso, a pessoa, e o povo é enganado ali. Mas hoje é muito mais fácil pelas redes sociais e sites você desmistificar uma figura desse tipo, então não vai acontecer graças a isso.

Acredita que a polarização vai continuar entre PT e PSDB, com o PMDB orbitando em torno do poder?Depende dos nomes que serão postos. Se Lula for candidato, vai ser um nome muito forte, o que não quer dizer que qualquer candidato do PT é um candidato forte. A Marina Silva é uma candidata muito forte também. Vejo o (Geraldo) Alckmin (governador de São Paulo), que não é de se subestimar. Tem o (João) Doria (prefeito de São Paulo) crescendo no PSDB. Mas não vejo outros com expressão para estarem no segundo turno.

O senhor vê o futuro com otimismo?O dia em que eu deixar de ser otimista eu largo a política. (risos). A política só é permitida aos otimistas, senão como você vai entrar no ringue? Você tem que continuar lutando, tem que acreditar na luta. Eu acredito. Tem um estudo fantástico de um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) sobre o Brasil em que ele resume em três coisas: incompetência, impunidade e corrupção. E eu acrescento: você escolhe a ordem. Acho que o Brasil esgotou o ciclo da impunidade, pelo menos da segurança da impunidade, e agora a corrupção está ameaçada pelo esgotamento do fim da impunidade. Falta resolver a incompetência, que é a máquina pública.

17 de abril de 2017
Leticia FernandesO Globo

MARCELO ODEBRECHT USOU PIMENTEL PARA ALERTAR DILMA SOBRE O RISCO DO CAIXA 2


Charge do Renato (Arquivo Google)


O ex-presidente e herdeiro do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, disse em um dos depoimentos de sua delação que usou o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), para alertar a então presidente, Dilma Rousseff, no final de 2014, de que sua campanha estava “contaminada” por doações ilegais. “Na minha ida a Salvador no final do ano [2014] eu parei lá [em Belo Horizonte] e aí entreguei para ele aquela planilha onde tinha alguns valores que foram depositados para [o marqueteiro] João Santana, que não necessariamente era do Brasil, mas que era para ele alertar ela”, relatou Marcelo.

O empresário, preso pela Operação Lava Jato, disse que procurou Pimentel por ver nele um dos principais interlocutores de Dilma. “Nas minhas conversas com ele era muito também para ele me ajudar com Dilma, com orientação, ou me ajudar a convencê-la de algumas coisas. Ele era uma das poucas pessoas, na minha opinião, que tinha liberdade para dizer para ela algumas coisas que outros não tinham coragem”, afirmou.

CONFIRMAÇÃO – Outro delator, João Nogueira, ex-diretor de uma das empresas de engenharia do grupo, fez o mesmo relato. Disse que soube que Marcelo entregou uma planilha a Pimentel com a intenção de que ele levasse o caso a Dilma, para que ela tomasse alguma atitude para frear as investigações da Lava Jato, já que ela também seria afetada.

No mesmo depoimento em que menciona Dilma, Marcelo afirma que a companhia doou para a campanha de Pimentel R$ 8 milhões em 2014, parte não contabilizada, porque o petista atuou a favor de interesses da empreiteira quando foi ministro do Desenvolvimento no governo Dilma.

OUTRO LADO – O advogado de Pimental, Eugênio Pacelli, diz que, nesse depoimento, Marcelo Odebrecht “nada diz de concreto”. “Ele afirma ter ‘mandado recado’ à ex-presidente. Recado esse que seria a comprovação de que ele poderia se transformar em um delator, se algo não fosse feito.”

“Pela lógica dele nada se fez, certo? Transformou-se em um [delator]. Melhor: no principal. O governador esclarece que sempre teve consciência da impossibilidade de qualquer interferência política na condução da Lava Jato. E foi esse o seu comportamento desde sempre”, disse seu advogado, em nota. “Parece clara a tentativa do delator em repetir uma história muito cara ao Ministério Público: a de que a Lava Jato está em risco! Conversa fiada: não há risco algum!”, diz a nota.

A defesa de Pimentel também nega recebimento de dinheiro não declarado em 2014. “Faltou dizer quais seriam os interesses deles [Odebrecht] que teriam sido atendidos [em troca da doação]. Não sabemos! E tampouco dessa doação não contabilizada”, afirmou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Pimentel é um dos maiores corruptos do PT. Quando era ministro, imitou Lula e forçou o BNDES a contratar a própria amante como assessora do presidente do banco, com salário de quase R$ 30 mil, sem trabalhar. Depois, largou a família e casou com a jovem amante, que também está envolvida na corrupção da Operação Acrônimo. Se não fosse governador e não tivesse foro privilegiado, Pimentel já estaria na cadeia, fazendo companhia a José Dirceu. (C.N.)


17 de abril de 2017
Deu na Folha

PROPINEIRO EDUCADO

DELATOR CONTA QUE GENOINO VOLTOU A ODEBRECHT PARA AGRADECER 'DOAÇÕES'
PETISTA FOI O ÚNICO NÃO ELEITO QUE PROCUROU A ODEBRECHT, GRATO

SEGUNDO ALENCAR, EMÍLIO ODEBRECHT QUIS AJUDAR GENOINO QUE ESTAVA PASSANDO POR DIFICULDADES FOTO: JR. DIORIO/ ESTADÃO CONTEÚDO


O ex-presidente do PT e condenado no processo do mensalão José Genoino foi citado pelo ex-diretor da Odebrecht Alexandrino de Alencar e pelo ex-superintendente da empreiteira Carlos Armando Paschoal em delações premiadas acordadas com o Ministério Público. Segundo Alexandrino de Alencar, depois do processo do mensalão, Genoino começou a ter problemas financeiros e, por isso, a Odebrecht fez intervenções diretas para ajudá-lo.

“Depois que aconteceu o mensalão, visitei o José Genoino. Uma das vezes que eu o procurei, vi que ele estava em sérias dificuldades financeiras, e isso me impactou, até pela relação que tinha ao grupo. Sendo que procurei o Emílio Odebrecht e disse ‘Zé Genoino está em dificuldades’. ‘Então vamos ajudá-lo com alguns recursos’ (teria respondido Emílio). E eu fiz isso pessoalmente. Em 4 operações no valor de R$ 15 mil com codinome ‘Natal'”, contou Alexandrino.

Genoino também disputou as eleições de 2010 ao cargo de deputado federal pelo PT, mas não venceu. E, segundo o delator Carlos Armando Paschoal, o petista foi o único candidato não eleito que, naquele ano, depois de feitas as doações para sua campanha ao Congresso, voltou a procurar os executivos da empreiteira para agradecer as doações.

Procurado pela reportagem, Genoino disse que não vai comentar o relato dos delatores, pois trata-se de “mentira”. Os processos foram encaminhados pelo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, para a Procuradoria da República em São Paulo.(AE)


17 de abril de 2017
diário do poder

JUSTIÇA RÁPIDA, SÓ LÁ!

JUSTIÇA DOS EUA CONDENA ODEBRECHT E BRASKEM A PAGAREM MULTA DE R$8 BILHÕES
MULTA DE R$8 BILHÕES NA JUSTIÇA DE LÁ É A MAIS DURA JÁ APLICADA

AÇÃO NOS EUA REVELOU PAGAMENTOS DE PROPINA A FUNCIONÁRIOS DE AO MENOS 12 PAÍSES.

A justiça dos Estados Unidos condenou a Odebrecht a pagar US$ 2,6 bilhões (R$ 8 bilhões) em multas relacionadas a corrupção. 
De acordo com a agência Reuters, o juiz Raymond Dearie, da corte federal do Brooklyn, destinou US$ 2,39 bilhões (R$7,4 bilhões) serem pagos ao Brasil, US$ 116 milhões à Suíça e US$ 93 milhões aos Estados Unidos.

As acusações são de pagamento de US$ 788 milhões em propina a funcionários dos governos de 12 países com o objetivo de fechar contratos para grandes obras.

A condenação é tida como a mais severa da história em casos de propina envolvendo autoridades estrangeiras e não foi maior devido à assunção de culpa da Odebrecht e da petroquímica Braskem, que pertence ao grupo baiano.

A Odebrecht ainda negocia outros acordos judiciais em pelo menos nove países da América Latina, além de Portugal.


17 de abril de 2017
diário do poder

TRUMP ACABA DE EMITIR UM ALERTA FORTE PARA TODO O MUNDO

O PREÇO QUE SE PAGA POR SABER DEMAIS

ODEBRECHT, A EMPRESA QUE CORROMPEU COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE. OPERAÇÃO LAVA JATO DA PF

A CASA CAIU PARA GLEISI HORRMANN!

"NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS SE VIU TANTA CORRUPÇÃO" (ALEXANDRE GARCIA)

"O ESTADO ALÉM DE INEFICIENTE É CÚMPLICE DA ROUBALHEIRA" (ALEXANDRE GARCIA)

"MENTIRA DE LULA E RENAN É TÃO SEM VERGONHA QUE ATÉ CONVENCE" (ARNALDO JABOR)

SOMOS 100 MIL CONTRA A FAKE NEWS

SOMOS 100 MIL CONTRA A FAKE NEWS


17 DE ABRIL DE 2017
POSTADO POR M.AMERICO

RACHEL SHEHERAZADE DETONA LULA E SEUS PARTIDECOS DA ESQUERDA

JORNALISTA EXPÕE LULA. ESTÁ CHEGANDO A HORA DA VERDADE!

RACHEL SHEHERAZADE EXPÕE POR QUE A MAIORIA DOS BRASILEIROS SÃO CONSERVADORES DE DIREITA

RECADO DURO E DIRETO AO GENERAL VILLAS BOAS

Recado DURO e DIRETO ao General Villas Boas.


17 de abrilo de 2017
postado por m.americo