"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

LULA FOI PARA O MARANHÃO MAS NÃO APARECEU NINGUÉM

HOMEM QUE CRITICOU LULA NO PIAUÍ É ESPANCADO POR MILITANTES E SEGURANÇAS DO GOVERNADOR E CORRE RISCO

PLANTÃO: RODRIGO JANOT ABRE O BICO


1:17

PLANTÃO RODRIGO JANOT ABRE O BICO (JIF)

04 de setembro de 2017

LÍDER DO PT ASSUME PLANO PARA IMPLANTAR DITADURA DE ESQUERDA NO BRASIL

CIVILIZAÇÃO E DEMOCRACIA AINDA SÃO APENAS UTOPIAS NO MUNDO PERVERSO DE HOJE


Resultado de imagem para terrorismo na europa
Terrorismo, uma ameaça que desafia a humanidade
A Tribuna da Internet transcreveu neste sábado, dia 2, uma instigante entrevista da pesquisadora Whitney Phillips, da Mercer University, dos Estados Unidos, sobre a disseminação da raiva, das provocações e dos ataques pessoais nas redes sociais. Em sua opinião, não se trata de um fenômeno da internet, mas de um comportamento da vida real que agora se manifesta na plataforma da wb, através da ação dos “trolls”, como são chamados os internautas que entram em discussões on-line apenas para irritar e ofender, assim como os “haters”, que sistematicamente expõem ódio em posts e comentários.
Nessa preciosa entrevista, infelizmente a pesquisadora não mergulhou no cerne da questão, não buscou o motivo desse comportamento altamente negativo. Afinal, por que as pessoas continuam assim, apesar de toda a revolução cultural e tecnológica que vem se registrando?
DUAS UTOPIAS – Na realidade, a resposta a essa inquietante questão deve estar no fato de que a Humanidade ainda se revela incapaz de concretizar sua maior aspiração – alcançar um estágio aceitável de civilização e democracia.
A vida real nos mostra que as desigualdades sociais continuam chocantes. Na grande maioria dos países, tenta-se fazer com que a riqueza total conviva pacificamente com a miséria absoluta, mas isso é absolutamente impossível, jamais acontecerá.
A vida é tão curta, sabe-se que da Terra nada se leva, mas as pessoas insistem em desprezar esta realidade. Entregam-se totalmente ao Deus Dinheiro, como se fossem viver para sempre, numa ilusão que chega a ser patética, pois não conseguem enxergar a vida como ela é. E assim, em meio a essas aparentemente insanáveis distorções, vai se eternizando a ridícula disputa ideológica entre capitalismo e comunismo, que tem tudo a ver com o controle do Dinheiro e do Poder.
ERROS BRUTAIS – O capitalismo e o comunismo (dois extremos) fracassaram, esta é a realidade, não pode ser contestada. O socialismo democrático (centro) seria o caminho mais apropriado à democracia, mas tem esbarrado nas imperfeições do comportamento social e nas deficiências da civilização.
Os países europeus (especialmente, os escandinavos) são exemplos da busca desse equilíbrio social, embora ainda deixem muito a desejar. Elevaram seus povos a boas condições de qualidade de vida, mas cometeram erros brutais, que hoje remetem a um retrocesso ameaçador.
Como as mulheres europeias ganharam acesso ao mercado de trabalho e reduziram o número de filhos, a população dos países da Europa começou a estacionar e a diminuir. A imigração foi então facilitada, para atrair trabalhadores de baixa qualificação, destinados a ocupar postos de trabalho que os europeus se recusavam a desempenhar. E assim esses países passaram a ter dois tipos de habitantes – os europeus e os imigrantes.
SEM MISCIGENAÇÃO – Se a Europa fosse como o Brasil, onde ocorreu a maior miscigenação da História, haveria menores problemas, a desigualdade social não seria tão gritante. Mas na Europa praticamente não há miscigenação. Justamente por isso, surgiram os guetos nas cidades, onde é cultivado um incontrolável ódio racial, religioso e social. Basta dizer que em Estocolmo (Suécia) há bairros onde a polícia está proibida de ingressar.
O resultado é que o radicalismo, o racismo e o terrorismo se fortalecem cada vez mais. E ao invés de estarmos discutindo profundamente esta questão, que desafia o futuro da Humanidade, o que se vê na web são pessoas perdendo neurônios a debater o que seria melhor – capitalismo ou comunismo –, como se esses regimes fracassados pudessem ter algum futuro. E a internet logo ficou infectada por esse ridículo rancor ideológico.
É PRECISO AGIR – O mundo deveria usar a web para discutir a desigualdade social, a miséria em que vive cerca de 1 bilhão de seres humanos, com milhões de crianças que morrem sem ter o que comer, conforme Audrey Hepburn e Lady Di já mostraram ao mundo, mas poucos se apiedaram e a situação até se agravou.
Como ajudar esses povos a sobreviver e evitar a emigração nas balsas da morte? Como manter as populações em seus países, com melhor qualidade de vida? Como reduzir o crescente radicalismo religioso, racial e ideológico?
Poucos se preocupam em encontrar soluções, porque os interesses econômicos é que comandam a política internacional, e os países mais ricos são responsáveis pelo atual êxodo do Oriente Médio e da África.
CIVILIZAÇÃO DE VERDADE – O resultado de tudo isso é o terrorismo. Os governantes ocasionais julgam que podem contê-lo com medidas extremas de segurança. É uma ilusão. O terrorismo é alimentado pelo ódio que viceja na internet, com os atentados se simplificando e multiplicando. Se não houver solução, a indústria do turismo europeu acabará indo à falência, é só questão de tempo. Os turistas serão expulsos pelo terrorismo, um fenômeno assustador que somente será contido quando o mundo caminhar para se tornar uma civilização de verdade se é que isso algum dia acontecerá.
Desculpem essas reflexões, motivadas pela entrevista da pesquisadora Whitney Phillips sobre o ódio que caracteriza as manifestações na internet. Odiar é fácil. Difícil é fazer a humanidade buscar soluções para problemas que ela mesma cria, movida pelos mais reprováveis sentimentos, como egoísmo, ambição, soberba e avareza.
Como viver e ser feliz sabendo que essas desgraças estão acontecendo no dia a dia? Buscar a felicidade neste mundo perverso é meta a ser atingida apenas por completos alienados. Talvez seja por isso que tanta gente hoje busca alguma felicidade nas drogas, sejam legais ou ilegais.
BALANÇO DE AGOSTO – Como sempre fazemos, vamos divulgar o balanço das contribuições feitas à Tribuna da Internet no mês de agosto. Agradecemos a todos que participam desse esforço para manter na internet um espaço que seja realmente democrático, embora saibamos que isso ainda é apenas uma utopia.

04 de setembro de 2017
Carlos Newton

JOESLEY VAI ENTREGAR EXTRATOS DA CONTA QUE LULA E DILMA USARAM PARA ABASTECER O PT


Resultado de imagem para Lula e dilma charges
Charge do Edra (chargesdoedra.blogspot.com)
Entre os diversos documentos que estão sendo entregues pelos sócios da JBS nos anexos complementares de suas delações premiadas, vão estar extratos e explicações, em detalhes, de depósitos feitos na conta no exterior que foi atribuída aos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, para destinar recursos ao PT. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, do jornal “Folha de S.Paulo”.
De acordo com as informações, as contas teriam sido abertas em nome de uma offshore controlada por Joesley Batista. Nos negócios com o governo, uma propina de 4% era depositada. Durante o governo Lula (2003 a 2010), a conta levava seu nome. Depois, quando Dilma assumiu o país (2011 a 2016), essa conta passou a ser identificada como “de Dilma”.
RECURSOS DO PT – O dinheiro, segundo Joesley, ficaria reservado para o PT. O empresário afirma que mostrava os extratos para o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, que nega ter conhecimento dessas irregularidades.
De acordo com o empresário e delator, cada doação para campanhas do PT no país era debitada da poupança no exterior. Assim, o partido gastou tudo a que tinha direito, para se manter no poder.
A sobra dos recursos que tinham ficado no exterior foram então usados por Joesley para comprar um apartamento em Nova York, dois barcos e para pagar sua festa de casamento em 2012.
MAIS PRAZO – Os delatores da JBS ganharam mais 60 dias para entregar informações complementares, dentro do acordo de colaboração premiada firmado com a Procuradoria Geral da República. A decisão é do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e atende a pedidos tanto da JBS quanto da Procuradoria. O último dia do prazo previsto para a entrega de anexos complementares era na quinta-feira, e agora passa a ser no fim de outubro.
Na decisão, Fachin considerou que a prorrogação não gera “mudança substancial” no acordo e que não há motivos para rejeitar o pedido se a finalidade é trazer maior eficácia e efetividade à colaboração premiada. Além disso, afirmou que há precedente no Supremo Tribunal Federal de prorrogação de prazo e que a lei que trata das delações premiadas não prevê nenhum impedimento a isso.
MAIS PROVAS – O pedido de prorrogação foi feito às vésperas do fim do prazo de quatro meses que os delatores tiveram desde a assinatura dos acordos de delação premiada para apresentarem o complemento.
Ainda sem saber se teriam o novo prazo concedido, os advogados da JBS apresentaram na quinta-feira alguns dos anexos complementares da delação feita pelos executivos da empresa. Entre os documentos há novos áudios de Joesley com políticos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– São duas coisas independentes. Uma delas é a homologação do acordo de delação, e nada tem a ver com o prazo. É a maior delação de todos os tempos. Fala-se em 1.829 políticos “ajudados” pela JBS. Este número, nove vezes superior à famosa planilha da Odebrecht, não surgiu aleatoriamente. Todos eles serão identificados, para o bem do Brasil. Vamos aguardar, porque a temperatura está aumentando. (C.N.)


04 de setembro de 2017
Deu em O Tempo

"MENTIR EM DELAÇÃO SERIA INSENSATO" - DIZ DELCÍDIO SOBRE PARECER DO PROCURADOR


Resultado de imagem para delcidio do amaral hoje
Delcídio contesta o parecer do procurador Marx
O ex-senador Delcídio do Amaral afirmou estar seguro de que a Justiça manterá em vigor o acordo de colaboração premiada que firmou com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Nesta sexta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça a revogação dos benefícios que lhe foram concedidos por entender que ele mentiu sobre os fatos que levaram à abertura de ação penal contra sete pessoas, entre elas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o banqueiro André Esteves (ex-BTG Pactual).
Delcídio negou que tenha contado histórias falsas à Procuradoria-Geral da República. A colaboração foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) antes de servir de base para a ação penal movida contra Lula. “Isso é um acordo de colaboração. [Mentir] seria uma coisa insensata, porque foi algo que eu vivenciei”, disse o ex-senador.
INTERESSE PRÓPRIO – O procurador Ivan Cláudio Marx, em seu parecer pedindo a anulação da delação premiado do ex-senador do PT, afirmou que Delcídio agiu “apenas em interesse próprio” ao tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. E, por isso, o procurador pediu a absolvição de Lula e Esteves da acusação de obstruir o andamento da Operação Lava Jato.
Para Delcídio, os fatos levantados por Marx já foram “discutidos à exaustão” e o juiz da 10ª Vara Federal vai confirmar a legitimidade da delação premiada.
“Estamos muitos seguros com relação à colaboração, porque ela abrange mais de 46 depoimentos, não trata só de obstrução. Nós temos provas muito seguras e todas as condições de esclarecer os pontos divergentes que o procurador levantou. Há uma segurança muito grande com relação a isso. O juiz é que vai julgar. Estamos muito tranquilos. É isso que eu posso falar”, disse.
NOVA PRISÃO – Delcídio evitou dizer se temia ser preso caso os benefícios fossem revogados pela Justiça Federal. Em nota, o MPF disse que, “se o pedido [de anulação dos benefícios de sua delação] for aceito, em caso de condenação, o ex-senador poderá ter de cumprir integralmente as penas pelos crimes de obstrução à Justiça e patrocínio infiel” e “também ficará sujeito a responder por falsa imputação de crime”. O caso será julgado pela 10ª Vara Federal, em Brasília.
“É o juiz que vai julgar. Essa é mais uma etapa do processo. Volto a repetir, temos segurança sobre tudo o que fizemos. Não discutirei hipóteses, até porque temos provas concretas e muito bem estruturadas. Os advogados estão trabalhando em cima disso. Ponto. Eu não tenho que responder mais nada”, afirmou Delcídio.

04 de setembro de 2017
Edoardo Ghirotto
Veja

DEFENSOR DE LULA NA ONU DIZ QUE É "INEVITÁVEL" A CONDENAÇÃO DELE NO BRASIL


ctv-foc-entrevista-advogados-de
Robertson alega que a Justiça brasileira é “parcial”
O advogado britânico Geoffrey Robertson, contratado para representar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Comitê de Direitos Humanos da ONU, deu como certa a manutenção da condenação do petista nas instâncias superiores. A declaração foi feita durante um jantar organizado por juristas em sua homenagem nesta quarta-feira, 30, em São Paulo.  “Moro e os colegas estão dizendo que ainda há recursos para Lula na Justiça. Nós estamos alegando que não há mais recursos aqui porque a Justiça do Brasil é totalmente parcial. Portanto, temos de ir às instâncias internacionais, onde há uma Justiça verdadeira”, disse Robertson.
O advogado se referia à defesa feita pelo governo brasileiro perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU. A defesa, assinada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela condenação de Lula a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, alega que o petista não pode recorrer a cortes internacionais enquanto ainda houver a possibilidade de recursos para reverter a sentença na Justiça brasileira.
CANDIDATURA – Ao afirmar que Lula não tem mais chances de sucesso nos tribunais brasileiros, Robertson admite que o ex-presidente pode estar fora da disputa eleitoral do ano que vem. Se for condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral da 4.ª Região (TRF-4), o petista pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficar inelegível.
O advogado britânico citou a entrevista do presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores, ao Estado para embasar sua argumentação. Na entrevista, o desembargador classificou como “irrepreensível” e “irretocável” a sentença que condena Lula.
“O mais ridículo é que o presidente do tribunal já basicamente prejulgou o Lula dizendo que a sentença do Moro é impecável. Fica nítido que o julgamento não é imparcial. É um aberração”, disse Robertson.
SEM CHANCES – O advogado britânico é o primeiro integrante da defesa de Lula a dizer publicamente que o petista não tem chances de reverter a condenação aplicada por Moro. Nas últimas duas semanas, o Estado ouviu mais de 20 advogados que atuam na Lava Jato ou acompanham com proximidade o caso de Lula. Quase todos afirmam, sob a condição de anonimato, que as chances de a Segunda Turma do TRF-4 reverter a sentença de Moro são mínimas.
Outro advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, responsável pela vinda de Robertson ao Brasil, confirmou que os recursos em defesa do petista nos tribunais superiores têm sido ineficazes, mas evitou fazer críticas generalizadas à Justiça brasileira e disse que não jogou a toalha. “Esta sentença não tem como prevalecer. Para mim só tem uma hipótese de a decisão não ser derrubada: é se o TRF-4 decidir julgar Lula de uma forma diferente”, afirmou.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É sempre assim. Quando a defesa não tem condições de absolver o réu, começa a falar mal do responsável pela acusaçaõ, do juiz etc. No caso de Lula, já estão acusando a Justiça brasileira em todas as instâncias. Chega a ser patético. Na verdade, Lula é um ex-operário que enriqueceu na política e tem uma poupança de R$ 9 milhões e mais R$ 660 mil na conta, sem aplicação. Nada mal, não é mesmo? (C.N.)


04 de setembro de 2017
Ricardo Galhardo
Estadão

ENTENDA A GRANDE IMPORTÂNCIA DA RENCA (RESERVA NACIONAL DO COBRE E ASSOCIADOS)


Resultado de imagem para renca
Em face da polêmica criada com a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), tomo a liberdade de enviar a vocês um importante artigo do geólogo Sevan Naves. Por favor, divulguem e auxiliem a corrigir as mentiras e distorções que tomaram conta do noticiário nacional e internacional, bem como das redes sociais, acerca desta importante área da Amazônia..
###
RENCA NUNCA FOI UMA RESERVA NATURAL OU DE PROTEÇÃO AMBIENTAL.
Sevan Naves
A Reserva foi criada por razões nacionalistas e estatizantes, visando a pesquisa mineral e o aproveitamento de recursos minerais, em especial o cobre, pelo Estado, não a proteção ao meio ambiente
Sua extinção abrirá espaço para a mineração empresarial em uma área potencialmente muito rica em recursos minerais.
A presença da mineração empresarial em vários locais do País é sinônimo de preservação ambiental e diminuição de atividades ilegais.
A mineração empresarial gera compensações socioambientais, formação de mão de obra, realocação de força de trabalho para atividades legais, produtivas e sustentáveis.
PRESERVAÇÃO  – A mineração empresarial é responsável pela preservação de grandes áreas de proteção ambiental, pois assume o compromisso de preservar áreas muito maiores que as onde atua.
Grande parte da área da Renca é coberta por unidades de conservação ambiental federais e estaduais. Essas unidades de conservação não deixaram de existir em função da extinção da Renca, mas continuarão a proporcionar proteção legal a áreas ambientalmente sensíveis.
Qualquer atividade na área da extinta Renca terá de se submeter a restrições e exigências impostas por essas unidades de conservação.
SUSTENTABILIDADE – A preservação ambiental e a mineração são absolutamente compatíveis, havendo vários exemplos disso no País há dezenas de anos, inclusive na Amazônia.
A Região Norte do Brasil tem enorme potencial mineral e o País precisa, ao menos, conhecer as suas riquezas para então decidir como delas se beneficiar.
Ser contrário à mineração, seja onde for, por razões ideológicas ou por desinformação – como está a ocorrer nesse episódio da Renca – é ser contrário ao nosso modo de vida. Os minérios estão na composição de quase tudo o que usamos e consumimos diariamente, da privada ao Iphone 7.
IMPORTÂNCIA – Para continuarmos a ter acesso ao que de mais básico necessitamos e aos confortos que desejamos, é preciso haver mineração. As jazidas minerais são finitas. Buscar novas fronteiras é fundamental para permitir a continuidade da vida como conhecemos.
A mineração está sujeita ao que se chama de rigidez locacional, ou seja, não se escolhe onde minerar. A mineração gera milhares de empregos e bilhões de reais em divisas todos os anos, tal como o agronegócio.
Precisamos conhecer o setor mineral e suas contibuições e, assim, atuarmos como apoiadores do desenvolvimento da mineração empresarial sustentável no Brasil. A mineração não é o atraso, muito pelo contrário, é o futuro.

04 de setembro de 2017
Ricardo Sales Sobrinho

DILMA APAGA LULA DA SUCESSÃO E DIZ PREFERIR ALCKMIN A JOÃO DÓRIA OU BOLSONARO


Resultado de imagem para Lula 2018 charges
Charge do Clayton (Jornal O Povo/CE)
São três matérias ganharam destaque na imprensa neste final de semana, comprovando que na política, como na economia, a movimentação não se interrompe. Não só na política e na economia, na própria vida humana. São três assuntos, um título para cada um, conceitos e observações sob vários ângulos. Isso sem nos afastarmos da lógica insubstituível para qualquer análise. Vamos aos episódios.
Numa entrevista a Bernardo Mello Franco, Folha de São Paulo de sábado, a ex-presidente Dilma Rousseff, focalizando a sucessão presidencial de 2018, afirmou que prefere a vitória nas urnas de Geraldo Alckmin a João Dória ou a Jair Bolsonaro. Surpresa? Nada disso. Dilma Rousseff voltou seu pensamento para a certeza de Luiz Inácio Lula da Silva vir a ser impedido de concorrer, por decisão do Judiciário. Deixou antever, pelo tom com que dirigiu sua resposta à pergunta de Bernardo Mello Franco, que já não acredita que Lula possa ultrapassar a decisão judicial que o afastaria da sucessão.
Dilma disse que o PT ainda não discutiu quem poderá substituir a candidatura do ex-presidente em 2018. “Trata-se”, frisou, “de uma obra aberta. Do nosso ponto de vista, essa discussão não pode ser antecipada”. E acrescentou: “Não seremos nós os algozes da democracia. Algozes da democracia são aqueles que se unem ao presidente Michel Temer que pensam até na implantação de um Parlamentarismo para permanecer no poder. Os que livraram Michel Temer do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal são os mesmos que me condenaram. E indagou: Serão necessárias mais gravações com malas de dinheiro?  Isso porque o golpe contra mim não foi uma peça de um ato só. Foi para evitar que as investigações chegassem até eles, os integrantes do atual governo.
###
COMO O CONSUMO CRESCEU, SE OS INVESTIMENTOS BAIXARAM?
Reportagem de Marcelo Correa, Marina Brandão, Cassia Almeida e Gabriel Martins, em O Globo, destaca o crescimento de 0,2% do Produto Interno Bruto anunciado pelo governo na sexta-feira, acentuando que o consumo das famílias brasileiras foi responsável pelo avanço, o qual, embora pequeno, pode significar uma melhora no cenário econômico. Entretanto, uma pergunta deve ser respondida pelo Planalto ou pelo IBGE: como o consumo evoluiu se os investimentos no mês de julho ficaram no pior nível desde 1996, de acordo com matéria de Vinicius Neder e Daniela Amorim, em O Estado de São Paulo.
As duas informações são incompatíveis, porque, se os investimentos caíram, como explicar o crescimento do consumo? O IBGE deve decifrar o enigma.
Os salários não aumentaram, o desemprego caiu para 13%, mas a queda não inclui os contratos de trabalho com carteira assinada. Não é fácil acreditar que os empregos informais possam ter avamçado numa escala de 0,5%, o que se choca com a lógica dos fatos. Por exemplo: qual foi o método utilizado pelo IBGE para aferir o crescimento do trabalho informal?
Quanto ao trabalho formal, o cálculo pode ser feito à base das contribuições para o INSS e para o FGTS. Esta fórmula não pode ser aplicada ao universo da informalidade de modo geral, mesmo levando-se em conta que trabalhadores avulsos se tornam contribuintes do INSS para garantir sua futura aposentadoria. Mas como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística conseguiu assinalar a expansão da informalidade? Esperemos uma explicação.
###
CBF CONTRATA AGÊNCIA PARA NEGOCIAR PUBLICIDADE NA TV
Ítalo Nogueira e Sérgio Rangel, na Folha de São Paulo do dia 2, revelam que a CBF está disposta a dobrar o valor dos direitos de transmissão dos jogos do selecionado brasileiro, abrindo uma disputa entre a Rede Globo e outras redes que possam estar interessadas no contrato. Pretende vender os direitos por 466 milhões de reais, abrangendo a Copa de 2018 até a de 2022, incluindo os jogos amistosos que a equipe realizar.
São, ao todo, 37 partidas previstas incluindo TV aberta, TV a cabo e Internet. O preço de 466 milhões representa o dobro do contrato anterior adquirido pela Rede Globo.
As regras básicas permitem ofertas conjuntas de diferentes emissoras, porém a exclusividade conduz ao valor atualmente fixado pela CBF.
Um dado curioso do projeto da Confederação Brasileira de Futebol, a meu ver, reside no fato de a entidade ter contratado a agência Synergy Football, que tem sede na Suíça, para formatar o contrato a ser firmado, ou com a Rede Globo ou incluindo outra emissora.
Acho difícil outra emissora entrar na área do futebol na televisão. Temos o exemplo do que aconteceu em junho quando a Globo recusou-se a comprar horários para transmissão de amistosos da Seleção Brasileira na Austrália. Um possível contrato foi firmado entre a CBF, de um lado , e de outro a TV Brasil e a TV Cultura. Resultado: audiência mínima marcou o episódio.
Mas esta é outra questão. O que se estranha é a contratação de agência intermediária quando o problema pode ser resolvido fácil e diretamente pela própria CBF com a Globo, ou então com a Globo e outra emissora. O contrato pode dispensar a intermediação.

04 de setembro de 2017
Pedro do Coutto