"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

EXÉRCITO SÍRIO CERCA TROPAS DO ESTADO ISLÂMICO QUE JÁ FORAM EXPULSAS DO LÍBANO


Exército sírio avança rumo à província de Deir Ezzor
O exército sírio e seus aliados avançaram até a cidade de Deir Ezzor, na província de mesmo nome, um enclave do regime sitiado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), no leste da Síria, indicou neste domingo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). As forças de Damasco, apoiadas pela Rússia, estão se aproximando desse local há semanas, por várias frentes.
Neste domingo, chegaram a cerca de 10 quilômetros a oeste de Deir Ezzor, capital da província de mesmo nome, onde reconquistaram os campos petrolíferos de Al Jarata.
Os extremistas do Estado Islâmico ainda controlam a maior parte dessa província rica em recursos energéticos e, desde 2015, sitiam a cidade de Deir Ezzor, que continua nas mãos das forças governamentais, e os moradores da cidade conseguiram sobreviver ao isolamento durante dois anos graças à ajuda humanitária recebida por via aérea.
O exército sírio agora se aproxima do enclave sitiado pela província de Raqa, a oeste, e por Homs, ao sul.
DERROTA NO LÍBANO – Enquanto isso, um comboio de combatentes do EI, derrotados e expulsos da fronteira sírio-libanesa, que se dirigia para a província de Deir Ezzor, em virtude de um acordo com o movimento xiita libanês Hezzbolah, aliado de Damasco, permanece detido perto de seu destino, indicou a coalizão liderada pelos Estados Unidos.
O comboio de 17 de veículos abandonou, nesta segunda-feira, a fronteira do Líbano com destino a Abu Kamal, em Deiz Ezzor, mas a coalizão internacional executou vários bombardeios para impedi-lo de chegar ao seu destino.
A coalizão indicou, neste domingo, que o comboio tinha se dividido em dois grupos. Um deles ia deserto ao noroeste de Abu Kamal, enquanto o outro se dirigia para Palmira, em Homs, que já é controlada pelo regime sírio.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – 
As forças do Exército Sírio, com apoio da Rússia e do Hezzbolah, estão conseguindo vitórias seguidas na Síria contra as tropas do Estado Islâmico, que acabam de se render no Líbano, onde atuavam junto com a Frente Al-Nusra. Os militares sírios e o Hezzbolah apoiaram o Exército libanês, que no último dia 28 conseguiu expulsar os últimos guerrilheiros do Estado Islâmico que ainda atuavam no Líbano. Em outra frente, na província de Hama, com o apoio aéreo do regime e de seu aliado russo, o Exército  sírio conseguiu, neste domingo, reconquistar o último reduto estratégico do Estado Islâmico na região.Graças à intervenção russa, o quadro está mudando no Oriente Médio e os extremistas do Estado Islâmico começam a perder a força(C.N.)


04 de setembro de 2017
Deu na IstoÉ
(Ag. France Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário