"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A PROPÓSITO DA COMPROVADA COMPETÊNCIA DE NOSSOS GOVERNANTES

 

Olha que nossos governantes não são tão incompetentes assim.
Pelo contrário. São competentes até demais em nos manterem dependentes economicamente de interesses estrangeiros, inconscientes desse problema sem qualquer tipo de reação.
Uma façanha de mistificação exitosa que vem desde o tempo do Império e atravessa a República. Gerações e gerações perdidas.

A propósito de Juscelino Kubitschek, por exemplo,sugiro que os comentaristas perguntem ao Helio Fernandes diretamente os detalhes de como as montadoras aqui se instalaram e como foram as condições econômicas e tecnológicas.
Ficarão estarrecido com a trambicagem do processo. Informo aos comentaristas que o Helio participou da campanha política do JK, viajou até com ele para o exterior após a vitória, mas logo que ele foi empossado, saiu fora. Aproveitem enquanto ele ainda escreve. E depois tirem as conclusões.

O que me deixa estupefato é que existam pessoas maduras, depois de todos esses anos de revelações escabrosas, levando pau na cabeça direta ou indiretamente, que ainda dão crédito a essa gente aí que ocupa posto de direção no país.

O pior é que essa gente que ocupa posto de direção é a mesma das últimas décadas e que está a nos vomitar em cima até seus próprios herdeiros consanguíneos para darem prosseguimento a tudo de podre da nossa História.

18 de fevereiro de 2014
Laco Silva

APROVAÇÃO DO GOVERNO DILMA VOLTA A CAIR NAS PESQUISAS

 

O governo da presidente Dilma Rousseff recebeu aprovação de 36,4% dos entrevistados na pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

O índice é menor que o registrado na pesquisa anterior, de novembro de 2013, quando o governo teve avaliação positiva de 39% da população.

O governo Dilma foi avaliado como negativo por 24,8% dos entrevistados. Na edição anterior, esse percentual chegou a 22,7%.

O desempenho pessoal da presidente é aprovado por 55% dos entrevistados. O índice de desaprovação chega a 41%.

A pesquisa da CNT, encomendada ao instituto MDA, mostra que, no caso de candidatura nas eleições presidenciais de outubro, Dilma Rousseff tem 21,3% da intenção espontânea de voto.

Em seguida, aparecem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (5,6%), o senador Aécio Neves (5,6%), Marina Silva (3,5%) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (1,6%). Na pesquisa espontânea, não são apresentados nomes de possíveis candidatos.

Na intenção de voto estimulada, quando são apresentadas opções de candidatos, Dilma Rousseff tem 43,7% da intenção de voto, Aécio Neves tem 17% e Eduardo Campos, 9,9%.

Em um segundo cenário, no qual Marina Silva é candidata no lugar de Eduardo Campos, Dilma Rousseff tem 40,7% das intenções de voto, Marina Silva, 20,6% e Aécio Neves, 15,1%.

Nesta edição, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades da federação, entre os dias 9 a 14 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é 2,2 pontos percentuais.

QUANDO O HUMOR DESENHA A REALIDADE

 

 

  


LIBEROU GERAL

 

 

Ministro do Supremo suspende corte de salário acima do teto no Congresso  

 
O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender o corte de pagamento de salário dos servidores da Câmara e do Senado que ganham acima do teto constitucional de R$ 29.462,25. A decisão vale até decisão final do plenário do Supremo.
Marco Aurélio atendeu a pedido do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) para estender a todos os servidores uma decisão tomada pelo ministro, no dia 7 de janeiro, que liberou o pagamento para um servidor.
Nas duas decisões, o ministro entendeu que a Câmara dos Deputados deveria ter intimado o analista legislativo para que ele pudesse apresentar defesa no processo administrativo instaurado para cumprir a decisão do Tribunal de Contas de União (TCU), que determinou o corte dos salários.
“Segundo esclarece o impetrante e corroboram as provas trazidas ao processo, a Câmara dos Deputados, em nenhum momento, intimou os servidores que podem sofrer as consequências do cumprimento da decisão do TCU a apresentarem defesa no requerido procedimento interno, de modo a estabelecer o contraditório necessário na via administrativa”, diz o ministro.

QUANDO O HUMOR DESENHA A REALIDADE

 

 



MENSAGEM PARA HENRIQUE PIZZOLATO

 

 

Mensagem e-mail (de Marília de Dirceu) para Henrique Pizzolato  



De: mariliadedirceu@ptmail.com.br

 Para: penitenziariomodena@gov.it

Senhor Henrique Pizzolato,
Sabemos que sua vida, que já foi ótima e farta, no momento e no futuro ela não é nada boa. Ainda assim recorro ao senhor, ex-diretor do Banco do Brasil S/A.
Embora condenado no processo do Mensalão e tendo fugido para a Itália com documentação falsificada, estou certa de que seu prestígio no referido banco ainda é grande.
Seguramente, o senhor ainda tem amigos influentes no Banco do Brasil, pois não consigo entender que o senhor, sozinho, tenha desviado tantos e tantos milhões da centenária instituição, orgulho de todos os brasileiros.

Comigo se passa o seguinte: após anos e anos de espera, enfim consegui, terça-feira última, dia 11 de Fevereiro de 2014, entrar na fila da agência do BB do Palácio da Justiça do Rio de Janeiro para receber o valor do meu Precatório. Venci uma ação de indenização contra o Estado do Rio de Janeiro e no dia 27 de dezembro de 2013 o governo do Rio depositou o valor da condenação.

Liberado o dinheiro pela presidência do TJ/RJ, o Mandado de Pagamento foi expedido e entregue ao Banco do Brasil para que o dinheiro me fosse pago. Quando chegou a minha vez (o salão de espera da agência do BB do Fórum do Rio estava lotado) entreguei ao atendente toda a minha documentação pessoal que, conferida, o funcionário deu por certa, boa e apta a receber o dinheiro, limpo e honestamente obtido. Então fiz um TED para que a quantia fosse transferida para um outro banco onde tenho conta.

Sabe o senhor, Henrique Pizzolato, que ao contrário de DOC (Documento de Ordem de Crédito, que por depender de compensação noturna, o crédito à conta e banco destinatários, só se efetiva no dia útil seguinte à transação), o TED (Transferência Eletrônica Disponível) é de trânsito imediato. A quantia leva poucos minutos para ser disponibilizada na conta do beneficiário no outro banco. E assim ocorre no Mundo dos Bancos. Nisso o senhor também é craque, não é?

Acontece, senhor Pizzolato, que o atendente me informou que, embora se tratando de TED, o dinheiro só iria cair na minha conta 72 horas após. Ou seja, na sexta-feira, dia 14 de Fevereiro de 2014. “É ordem“, disse ele, com certo acanhamento. Não discuti. Aceitei. Mais um dia, mais dois dias, não faria diferença para quem esperou 8 anos para receber o dinheiro do Precatório. E na sexta-feira passada, no final do dia, fui conferir e o dinheiro não entrou na conta!!!. Também não entrou hoje, terça-feira, dia 18 de Fevereiro, 7 dias e perto de 168 horas após à emissão do TED,  terça-feira passada!!!.

Pelo menos, até o instante em que estou passando esta mensagem e-mail para o senhor, o dinheiro ainda não entrou na minha conta, quando o correto e honesto seria entrar minutos após à emissão do TED na manhã de terça-feira passada. Antecipo que o valor é pequeno. Muito pequeno mesma, mas me faz falta. Nada perto daqueles 73 milhões que o senhor foi condenado pelo STF.

Então voltei hoje, terça-feira, pela manhã, à gerência do Banco do Brasil que funciona dentro do prédio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Reclamei. E ouvi a resposta “aguarde porque um dia o dinheiro vai entrar na sua conta“. Que absurdo, senhor Pizzolato! Tantos anos de espera para receber o valor do Precatório e agora essa dificuldade acontece comigo. Presenciei muita gente reclamando na agência pelo mesmo motivo.

Senhor Henrique Pizzolato, estou constrangida, envergonhada, necessitada e não sei a quem recorrer. Ouvi dizer que poderia reclamar na Ouvidoria. Tentei mas desisti, tantas foram as dificuldades. Sem saber a quem recorrer e crendo que o senhor ainda tem amigos, poder e comando dentro do Banco do Brasil, peço que o senhor, mesmo preso na penitenciária de Modena, interceda por mim junto à alta direção do Banco do Brasil para que meu dinheiro, ganho limpamente, me seja entregue o mais breve possível.

Meu advogado também está surpreso e revoltado. Comentei com ele e o doutor disse que eu poderia recorrer ao senhor. Sou idosa (70 anos), aposentada do INSS, moro de aluguel, não tenho filhos e muito pouco dinheiro para me vestir, alimentar e tratar de minha saúde.
Cordialmente,
Marilia de Dirceu.

PPS PEDE BLOQUEIO DE DINHEIRO ARRECADADO POR JOSÉ DIRCEU

 

 

 
O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), pediu o bloqueio do dinheiro arrecadado pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, por meio da campanha online promovida por apoiadores do político na internet.

O pedido foi protocolado hoje na Procuradoria da República no Distrito Federal.

Bueno defendeu que todo o patrimônio de Dirceu precisa ser retido já que o petista também responde no Ministério Público Federal a uma ação por improbidade administrativa.

O líder do PPS ainda defendeu urgência no bloqueio dos recursos arrecadados, para “evitar o que aconteceu em episódios semelhantes promovidos por outros condenados no processo do mensalão. A ausência de tal medida autorizou que muitos mensaleiros transferissem parcela de seus patrimônios (valores das doações) a outros condenados”, disse.

Na representação, Bueno explica que todos os condenados estão obrigados a ressarcir ao Erário e, no caso do ex-ministro, considerado “o principal acusado no esquema de desvio do mensalão e réu em ação de improbidade”, o dinheiro desviado teve origem, segundo ele, principalmente, no Banco do Brasil e na Câmara dos Deputados.

A campanha de arrecadação para o pagamento da dívida imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a José Dirceu foi lançada por amigos e parentes do ex-ministro José Dirceu no último dia 13. De acordo com o site, já foram doados mais de R$ 560 mil por militantes do partido e apoiadores de Dirceu.

O ex-ministro foi condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha a sete anos e 11 meses de prisão e ao pagamento de multa de R$ 971.128,92. O site foi ao ar antecipadamente, antes que a Vara de Execuções Penais publicasse a certidão de cobrança da multa imposta ao ex-ministro.

18 de fevereiro de 2014
Carolina Gonçalves
Agência Brasil

A CONVERSA FIADA TEM UM LIMITE

Governos mentem à vontade, o que lhes permite atravessar momentos difíceis e jogar nos outros a culpa por seus erros. Mas, em troca, muitas vezes colhem apenas a humilhação, o riso e o desrespeito do público

O agente secreto Magnus Pym, personagem central de uma das mais notáveis histórias de John le Carré, o mestre britânico do romance de espionagem, tinha uma marca única em sua personalidade: não dizia a verdade nunca, em nenhuma circunstância. Era praticamente uma condição clínica. O homem, por razões que se entende lendo o livro, só sabia mentir — o que acabaria por fazer dele Um Espião Perfeito, como diz o título de mais essa aventura do mundo de sombras criado pela imaginação de Le Carré. Pym mentia de maneira tão natural e automática que não percebia mais a diferença entre a realidade e a invenção — bela vantagem para um ofício em que o profissional quase sempre tem de parecer o que não é. Governos, habitualmente, são grandes usuários da mentira; é seu pão de cada dia e frequentemente lhes permite atravessar momentos difíceis, esconder situações de embaraço, inventar causas e efeitos, jogar nos outros a culpa por seus erros e, de modo geral, enganar o maior número de pessoas durante a maior parte do tempo. É do jogo.

O grande problema com a mentira é que ela funciona com muito mais eficácia no mundo da ficção do que no mundo dos fatos. Governos mentem à vontade, é claro, mesmo quando não têm motivos claros para isso (por que a mentirada em torno da "viagem secreta" da presidente Dilma Rousseff a Lisboa, por exemplo?), mas são pegos mentindo com muito mais facilidade do que um espião a serviço de Sua Majestade britânica. Resultado: em troca dos esforços investidos na criação de suas mentiras, acabam obtendo muitas vezes apenas a humilhação, o riso e o desrespeito do público. É o caso do Brasil de hoje. Mais do que qualquer tela de computador mostrando números disso e daquilo, o que está faltando mesmo é confiança — confiança num governo à altura das dificuldades reais do momento, que saiba o que fazer para reagir aos problemas ou, pelo menos, que entenda o que está acontecendo. Isso não existe neste começo de 2014. Anos seguidos de desprezo às realidades, soberba, recusa absoluta em ouvir pontos de vista diferentes e uma ilimitada fé na capacidade oficial de enganar o público com marquetagem, vendendo pela propaganda um país que nunca existiu, cobram agora seu preço. A presidente fala, promete e se compromete. Ninguém acredita.

Não se trata de "guerra psicológica", como a presidente diz para passar adiante culpas que são ligadas diretamente ao cargo que ocupa. É desconfiança mesmo, apenas isso. Dilma insiste, desde que assumiu a Presidência, que "não haverá apagão" no Brasil, como se tivesse poderes para regular o regime de chuvas; aliás, sempre ficou brava quando a pergunta lhe era feita. Nesses últimos dias, como poderia acontecer em qualquer governo, a distribuição de energia sofreu interrupções mais sérias. Pronto: já foi o suficiente para o governo criar uma "força-tarefa" destinada a "equacionar" o problema — seja isso lá o diabo que for —, pensar se a reeleição pode ser afetada, "agilizar" a licitação de usinas, e por aí afora. Se não tivesse mentido o tempo todo sobre a questão, não teria tomado como realidade o que era invenção — e estaria livre da tempestade de cobranças que hoje se arrisca a receber caso os problemas persistam. A presidente, quando a taxa de juro estava na vizinhança dos 9%, disse que esse número era "inadmissível" para o Brasil e pressionou o Banco Central a reduzi-lo. Não conseguiu segurar essa fantasia. A taxa está agora em 10,5%, e a desconfiança é que continue a subir. Foi assegurado que o Brasil, pela diligência e operosidade do governo, estava imune a sobressaltos nas finanças mundiais; obviamente não estava, e a expectativa agora é que o dólar supere a cotação de 3 reais — ou quando isso pode acontecer.

É claro que ninguém quer se prejudicar nem colaborar com a adversidade; é melhor perder uma discussão do que perder dinheiro. Mas as previsões pessimistas não vão embora com conversa fiada — e o agente Pym não está disponível para garantir que tudo vai bem.

PERGUNTAS BLACK BLOC


 
18 de fevereiro de 2014
Roberto Pompeu de Toledo, Revista Veja 

AVANÇO PARA O PASSADO

 
 
 
18 de fevereiro de 2014
J.R. Guzzo, Revista Veja

SEM VONTADE DE VOTAR


18 de fevereiro de 2014
Walcir Carrasco, Revista Época

UEBA! MALDIÇÃO DA SOGRA!


 
E o juiz que não viu o gol do Vasco contra o Flamengo? Entrou 33 cm e ele não viu! O juiz era o Stevie Wonder!

Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Piada Pronta: "Americana presa por não ter entregado filme que pegou há nove anos na locadora". Qual o nome do filme? "A SOGRA!". Presa por não devolver a sogra. Ou é sequestro ou muito amor! A Maldição da Sogra! E essa: "Pato só vai estrear daqui a um mês em ALAGOAS!". Ou seja, em casa! Rarará!

E acabou o horário de verão. Todo mundo sem noção! Que horas são? Que horas é hoje? Meio-dia pras quatro? E aí perguntei prum amigo: "Atrasou o relógio?". "Atrasei, antes do ladrão levar".

E a Dilma acordou eufórica: ganhou mais uma hora de mandato! "Maaaantega! Ganhamos mais uma horinha! Sobe o PIB". Rarará! E apagão é mais econômico que horário de verão. E aí perguntei prum porteiro: "Que horas são?". E ele: "Uma na nova e duas na velha". Rarará!

E outra piada pronta: "Clássico da paz entre Corinthians e Palmeiras tem ofensas e torcedor preso". Mas em futebol agora tá assim: qualquer ameaça de paz, eles entram em guerra. Rarará!

Prenderam torcedores com bastão de madeira com pregos na ponta! Mas isso é homem das cavernas! Direto das cavernas. Os trogloditas!

E o juiz que não viu o gol do Vasco contra o Flamengo? Entrou 33 cm e ele não viu! O juiz era o Stevie Wonder! O Mr. Magoo!

Na próxima partida, o Flamengo vai jogar com um goleiro e dez juízes! Aliás, nem precisa de goleiro! Se a bola entrar, o juiz não vê mesmo! Rarará!

E o site Futirinhas diz: "O time mais roubado do Brasil é a Portuguesa. O segundo é o Vasco". E se der apagão, chama o Corinthians que ele vem com a lanterna! Aliás, diz que o Corinthians contratou mais um craque. Pra segurar a lanterna! O Corinthians ficou com a lanterna, só falta acabar a pilha! Rarará!

E hoje, na rua, eu vi um torcedor corintiano, fiquei com tanta pena que dei um abraço apertado nele! Rarará! É mole? É mole, mas sobe!

O Brasileiro é Cordial! Olha essa placa num pomar em Minas: "Roubar é crime. Pedir é ser educado. Ficar sem as mãos é aleijado. E se morrer é finado!'. Medo! Pânico!

E essa outra na estrada Vinhedo-Itatiba: "Si ocê ponhá lixo aqui, vai nascê um cancro no seu *. Pai Jacó". E as pessoas ainda têm medo do Kim Jong-un só porque ele mandou matar o tio! Rarará!

Nóis sofre, mas nóis goza!

Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!
 
18 de fevereiro de 2014
José Simão, Folha de SP

PENAS CAPITAIS

Leio nos jornais que, no Estado americano de Ohio, um condenado demorou quase meia hora a morrer

Não é fácil encontrar um defensor da pena de morte. Mas, às vezes, deparamos com um exemplar da espécie. E então perguntamos: qual a melhor forma de matar o condenado? Fuzilamento? Decapitação? Câmara de gás?

A pergunta horroriza os humanistas. Por isso, eles preferem a "injeção letal", uma forma parecida com a vulgar anestesia cirúrgica. É mais "limpo", "indolor", "civilizado", dizem eles.

Nem sempre. Leio nos jornais que, no Estado americano de Ohio, um condenado demorou quase meia hora a morrer. Tudo porque os Estados Unidos, privados das drogas tradicionais europeias, usaram um novo coquetel de medicamentos.

Resultado: foi agonia até o fim, com o condenado em sufocamento e dor extrema.

Ponto prévio: sou radicalmente contra a pena de morte.

Motivos morais básicos: o homicídio humano não legitima o homicídio de Estado.

Além disso, imagino que para certos tipos de psicopatas a promessa de serem transformados em "mártires" do sistema judicial é uma atração suplementar para cometerem certas barbaridades midiáticas.

O julgamento de Timothy McVeigh, o famoso extremista de Oklahoma City que matou mais de 150 pessoas, foi um caso pungente de orgulho e vaidade. Se os Estados Unidos lhe tivessem negado a morte, essa teria sido a maior derrota daquela vida.

A justiça americana fez-lhe a vontade e McVeigh, na hora da execução, até se deu ao luxo de recitar "Invictus", o poema de William Henley que acompanhou Nelson Mandela na prisão de Robben Island. McVeigh, tal como Mandela, também era "senhor do seu destino" e "capitão da sua alma".

Aplausos? Eles existem, sim. E, nos últimos tempos, tenho escutado alguns na literatura crítica de Ernest van den Haag. Apresentações: o professor Van den Haag (1914-2002) foi um eminente sociólogo e jurista que, remando contra a corrente, defendeu a pena de morte com todas as letras.

E o argumento central de Van den Haag é simples e difícil de refutar: para certos criminosos, a morte é a única forma de proteger a comunidade. O professor Van den Haag não fala do tradicional papel "dissuasor" da pena de morte, embora não seja insensível a ele.

O que interessa a Van den Haag é contestar o conhecido argumento de que a prisão perpétua é tão eficaz quanto a pena capital.

Se fecharmos um criminoso numa cela para o resto da vida, já estamos a proteger a comunidade --e, claro, a evitar os erros judiciais que continuam a condenar inocentes à morte.

O professor Van den Haag discorda frontalmente desse raciocínio. Porque, para ele, a palavra "comunidade" não se limita ao mundo que existe fora do presídio. Também existe uma comunidade dentro do presídio. Uma comunidade de guardas e prisioneiros que têm igual direito a uma proteção absoluta e que normalmente são esquecidos ou ignorados nos debates sobre a matéria.

Para ele, quando a punição máxima fica apenas pela prisão perpétua, sem existir um castigo mais terminal, o condenado sabe que nada tem a perder. A tentativa de fuga; a violência contra guardas e prisioneiros; a repetição de novos homicídios --tudo isso é possível porque o criminoso não teme a punição última: perder a própria vida.

É essa "isenção", aliás, que funciona como um incentivo para que certos criminosos atuem dentro dos presídios com uma perversa sensação de impunidade. Como responder a isto?

Lembrando duas coisas, creio. Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que Van den Haag tem razão ao admitir que a prisão perpétua pode ser um incentivo ao crime pela ausência de qualquer consequência mais grave para o criminoso. Para usar o ditado, perdido por um, perdido por mil.

Mas isso não legitima o raciocínio seguinte do autor de que só a morte é eficaz. Ironicamente, é possível usar o mesmo argumento de Van den Haag para defender que a única forma de desarmar um criminoso dentro da prisão passa por conceder-lhe a possibilidade de recuperar a liberdade no futuro. De acordo com certas condutas e limites.

Vem nos livros: os homens são especialmente perigosos, não quando temem a morte --mas quando perdem toda a esperança.

 
18 de fevereiro de 2014
João Pereira Coutinho, Folha de SP

QUERO UM PRESIDENTE GENTE

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Mp6XzRhGrQ8

Apoiadores do senador Aécio Neves (PSDB-MG) inauguraram nesta terça-feira (18) um site para promover a biografia do mineiro, nome do PSDB para a eleição presidencial deste ano. Um dos principais atrativos do site é um vídeo, gravado em 2006, em que Aécio aparece cantando "Tocando em frente", um clássico da música caipira que estourou na voz do cantor e compositor Almir Sater.

O mineiro aparece ao lado de parentes. À sua esquerda, por exemplo, está a irmã, Andrea Neves e o marido dela, Luiz Márcio Haddad Pereira Santos. À direita, sua outra irmã, Ângela. Um primo assumiu a viola. A gravação, feita há oito anos, na cidade de Cláudio (MG), exibe um Aécio mais novo. Quando criança, o senador costumava viajar para a cidade, onde sua família tem uma fazenda.


Segundo a descrição do vídeo, "Tocando em frente" é uma das músicas "preferidas" do senador. Segundo tucanos, o site foi desenvolvido por Ana Vasco. Ela é autora de uma biografia sobre Aécio. Clique aqui para conhecer o site. 
 
18 de fevereiro de 2014
in coroneLeaks

MENOS DE 3 EM 10 BRASILEIROS APROVAM GASTANÇA DESENFREADA DA COPA


 
Os resultados da 117ª Pesquisa CNT/MDA, divulgados nesta terça-feira (18), revelam que 75,8% da população entrevistada disse que os investimentos feitos no país para a realização da Copa do Mundo foram desnecessários.
 
Apenas 13,3% responderam que foram adequados. Além disso, 80,2% afirmaram que discordam dos investimentos realizados na construção dos estádios e que os recursos públicos poderiam ter sido investidos para melhorar outras áreas mais importantes.
Do total, 17,6% concordam com os investimentos e que eles serão importantes para desenvolver o esporte no país.

Em relação às obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo, 66,6% não acreditam que ficarão prontas a tempo dos eventos nas cidades-sede, contra 27,7% que acreditam. Se a escolha do país para sediar a Copa fosse hoje, apenas 26,1% apoiariam o Brasil totalmente, 19,7%, parcialmente, e grande parte, 50,7%, não apoiariam.

Sobre manifestações públicas durante o evento esportivo mundial, 85,4% acreditam que ocorrerão, contra 11,4% que não acreditam. Mas, se participariam das manifestações caso elas ocorram, 82,9% disseram que não, contra 15,2% que sim. O otimismo revela-se em relação ao Brasil ser campeão da Copa do Mundo 2014, em que 56,2% confirmam as expectativas.
 
(CNT)

DILMA ENCALHADA NA FILA DOS PRESIDENCIÁVEIS


Recente levantamento mostrou que Dilma teve mais de 40 minutos na Globo, contra cerca de um minuto de Aécio Neves. Mesmo assim, ela está há meses paradinha nas pesquisas.
 
Pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) seria eleita no primeiro turno com 43,7% dos votos caso disputasse com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), cenário tido como mais provável atualmente. Se as eleições fossem hoje, o tucano teria 17%, e o governador de Pernambuco, 9,9%. O número de brancos e nulos chega a 20,4% nesse cenário, e não souberam ou não responderam são 9% dos eleitores. Foi considerado ainda o candidato Levy Fidélix, que teria 0,4% dos votos.
 
Se a disputa fosse contra Aécio Neves e Marina Silva (PSB), Dilma teria 40,7% e também encerraria a disputa no 1º turno. Nessa situação, Marina Silva teria 20,6% e Aécio, 15,1%. Nesse cenário, brancos e nulos somam 14,9% e não souberam ou não responderam são 8,3%. Foi considerado ainda o candidato Levy Fidélix (PRTB), que teria 0,4% dos votos. A ex-senadora Marina Silva tem negado que seja candidata e afirma com frequência que o candidato será Eduardo Campos. A pesquisa foi encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em conjunto com o instituto MDA.
 
Na pesquisa divulgada em novembro de 2013, no cenário mais provável, Dilma tinha 43,5% das intenções de votos no primeiro turno; Aécio, 19,3%, e Campos, 9,5%. Foram entrevistadas cerca de 2.000 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades federativas, das cinco regiões, entre os dias 9 e 14 de fevereiro de 2014. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 12/2014.
 
(UOL)

GOVERNO PETISTA RESPALDA MASSACRE DE ESTUDANTES NAS RUAS DA VENEZUELA


 
Não é somente as redes sociais que estão cheias de frases de apoio de deputados petistas às crescentes violações dos direitos humanos e da democracia na Venezuela. O governo brasileiro está dando apoio oficial à repressão violenta comandada por Nicolas Maduro contra os estudantes nas ruas, com dezenas de mortes causadas pelo Exército, policia, milícias partidárias e agentes cubanos infiltrados nas manifestações. 

É fato notório que o governo venezuelano viola cláusulas democráticas fundamentais do Mercosul e, longe de condenar esta atitude, seus sócios regionais reforçaram a denúncia do Palácio Miraflores sobre uma suposta tentativa opositora de “desestabilizar a ordem democrática” no país. Entre eles, o seu principal membro: o Brasil. Da mesma forma, a Unasul deu apoio institucional a estas violações.

Na opinião do economista uruguaio José Manuel Quijano, que foi diretor da Secretaria do Mercosul nos anos de 2009 e 2010, compartilhada por analistas venezuelanos como Elsa Cardozo, professora da Universidade Central da Venezuela (UCV), que considera “irresponsável” o silêncio do bloco diante das violações dos direitos humanos que estão sendo cometidas com estudantes e opositores”. 

A postura dos parceiros de Maduro na região, que em nota oficial respaldaram o presidente bolivariano, contrasta com a de organismos como as Nações Unidas e a Organização de Estados Americanos (OEA), que manifestaram sua preocupação pela violência na Venezuela e os abusos cometidos pelo governo e forças policiais locais, confirmados por informações e imagens divulgadas nos últimos dias por ONGs locais.

Hoje haverá uma grande manifestação nas ruas da Venezuela e a ditadura chavista promete repressão como nunca antes vista. Dilma e seu governo continuam calados diante de um massacre anunciado. As mortes de hoje devem ser debitadas na conta do governo brasileiro que, como membro mais importante do Mercosul, tem a obrigação de exercer mediação e até mesmo pressão. O sangue venezuelano mancha as mãos do petismo, aliado do chavismo.
 
18 de fevereiro de 2014
in coroneLeaks

UMA CRIANÇA DE 4 ANOS ENCONTRADA SOZINHA CRUZANDO O DESERTO. QUE DÓ!


 
 
Um garoto sírio de quatro anos foi encontrado nesta segunda-feira (17) perdido cruzando o deserto da Jordânia após se perder de uma família de refugiados da Síria.
A história do menino Marwan foi divulgada hoje pela repórter da "CNN" Hala Gorani pelo Twitter.
Segundo a jornalista, o menino foi encontrado por funcionários da ONU e carregava apenas uma sacola de plástico com pouca comida e água.
De acordo com o representante da agência de refugiados da ONU na Jordânia, Andrew Harper, o garoto foi entregue à mãe em segurança...
18 de fevereiro de 2014
Notícia UOL