"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 26 de novembro de 2017

PARTIDOS, POLÍTICOS E DESCRÉDITO POPULAR




Faz tempo que a imagem do político está vinculada à corrupção, promessas não-cumpridas, incompetência, descaso com a população. Atualmente isto se acentuou o que, por tabela, dificulta a atuação e manutenção das máquinas partidárias. O desgaste é sentido, inclusive, pelos três maiores partidos: PMDB, PT e PSDB.

No caso do PT foram quase duas décadas de escândalos de corrupção e, por fim, o descalabro na economia que detonou o País. Portanto, não foi à toa que em manifestações espontâneos e inéditas na nossa história milhões de pessoas foram às ruas de todo o país aos gritos de: “Fora Dilma”. “Fora Lula”. “Fora PT”.

A consequência foi o impeachment de Rousseff, o qual teve efeitos devastadores sobre o PT e seu chefe. Lula viu seu poder esmaecer. O PT, nas eleições municipais passadas perdeu 60% de suas prefeituras.



Fracassou até no “cinturão vermelho”, região do ABC, sendo que a derrota mais amarga se deu na capital paulista com a vitória de João Dória (PSDB) para a prefeitura sobre o desastrado ex-prefeito petista, Fernando Haddad. Até as greves gerais que a CUT prometeu se transformaram em fiascos. E foi difícil reunir companheiros para elegerem seus diretórios municipais.

Entretanto, Lula da Silva vem fazendo campanha antecipada e frenética para voltar ao poder, mesmo estando condenado em um processo e sendo réu em vários outros. Ele proclama que já ganhou, certo que escapa da Justiça. Mas, será que consegue novamente enganar o eleitorado com suas mentiras? Pelo menos suas caravanas têm sido um fracasso.

Quanto ao PSDB, também corre o risco de se apequenar nas próximas eleições. Ao teimar em manter candidaturas das mesmas figuras, o partido impediu João Dória que tinha mais probabilidade de chegar à presidência, de competir. Dória é combativo, apto a enfrentar o violento PT e renovação em termos de Brasil. Ao invés disso, o PSDB insiste nos seus punhos de renda, nas cabeças baixas diante das agressões petistas. Pousados em cima do muro os tucanos nunca sabem se vão ou se ficam, se fazem ou não fazem. Pior, cultuam Lula da Silva.

Relembre-se que quando “o pobre operário” finalmente ganhou, FHC fez a inédita transição, ou seja, passou seus melhores quadros técnicos para os incompetentes petistas. Acrescente-se que durante o primeiro mandato de Lula, o PSDB foi o partido que mais o ajudou no tocante as votações no Congresso.

A paga por tanta devoção se traduziu nos gritos de “fora FHC”, além do pedido de impeachment deste. Naquele tempo, Lula e o PT não consideravam impeachment golpe, assim como não foi golpe para eles o que aconteceu com o ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Nos seus mandatos, especialmente no primeiro, Lula mandou copiar as políticas macroeconômicas e sociais de Fernando Henrique, mas as chamou de herança maldita.
O PSB tem tomado decisões erradas e vacilado demais como é seu costume. Com isso tem desgostado o eleitorado e poderá encolher na eleição de 2018.

Quanto ao PMDB, que há 23 mantém o papel de coadjuvante do PSDB e do PT, provavelmente seguirá sem candidato presidencial. De todo modo, o partido tem sua dose de descrédito por conta da enxurrada de denúncias de corrupção, cujo ápice se concentra o Rio de Janeiro.

O próprio presidente, Michel Temer, foi crivado pelas “setas” do então Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, que tirou o foco foi do PT e o passou para o PMDB, que apareceu como o grande partido corrupto. Enquanto isso, a mídia promoveu diariamente dois momentos de ódio: um contra o presidente norte-americano, Trump, outro contra o presidente Temer.

É impossível dizer o que vai acontecer em 2018. Mesmo porque, com relação à presidência da República estão aparecendo candidatos que nunca disputaram tal cargo, como o deputado federal Jair Bolsonaro, politicamente incorreto como o povo gosta e capaz de enfrentar o PT e demais adversários com o mesmo rigor retórico.

Sem João Dória, outro nome que representaria novidade, Luciano Huck, está sendo cogitado para concorrer à presidência da República. Com aceitação já acentuada de imagem em faixa significativa de eleitores, resta saber se ele entrará ou não em campanha. Outros tipos de renovação poderão ocorrer alterando o jogo político.

Na eleição municipal passada houve grande dispersão partidária dos votos em vários partidos, o aumento de votos nulos, brancos e de abstenções. É provável que isso se repita e até se amplie em 2018, refletindo o descrédito da população com os políticos.

Estas, naturalmente, são hipóteses baseadas nas tendências que se observam hoje. O resultado real só se dará quando as urnas se abrirem em outubro de 2018. Resta desejar que hajam mudanças.

26 de novembro de 2017
Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.

LULA DIZ QUE ESTÁ 'ESTARRECIDO' COM PESQUISA QUE MOSTRA QUE BRASILEIROS APOIAM SUA PRISÃO...




Lula diz que está 'estarrecido' com pesquisa que mostra que brasileiros apoiam sua prisão

26 de novembro de 2017

O PADRE, LULA E A DILMA..

https://www.youtube.com/watch?v=pAvNi72VZTs24 dez. 2016 ... O Padre, Lula e a Dilma. Reflexão ! Loading .... PIADA DE LULA, O PADRE NA HORA DA MORTE QUER VER LULA E DILMA! - Duration: 1:08.
26 de novembro de 2017

ESSA É A MELHOR PIADA SOBRE O EX-PRESIDENTE LULA



Essa é a melhor piada sobre o Ex Presidente Lula.

Francisco Aguiar
26 de novembro de 2017

GLEISI HOFFMANN AGORA SE PREOCUPA COM OS TRABALHADORES

PORTUGAL DESCONHECIDO - CANAL HISTÓRIA




Portugal Desconhecido no Canal História

João Pedro Martins
26 de novembro de 2017

É PRECISO SABER QUE LONGEVIDADE É UMA COISA, DESEMPREGO E SONEGAÇÃO SÃO OUTRAS

Resultado de imagem para previdencia charges
Charge do Erasmo (Arquivo Google)
É isso mesmo. Com base no título, coloco a questão não apenas para o governo Michel Temer, com destaque especial para o ministro Henrique Meirelles. Coloco o tema para toda a população brasileira. E faço isso com base de reportagem de Luciane Carneiro, Daiane Costa e Daniele Nogueira, em O Globo deste sábado, que focaliza o ângulo de análise das contas da Previdência Social, a partir de dados do IBGE e do INSS. E também na entrevista do professor da PUC José Mário Camargo, para quem os problemas do déficit do INSS estão no aumento da longevidade da população. Errou em cheio.
Camargo diz que a população com mais de 60 anos em 2013 era de 12,8% e agora, em 2017 , passou a 14,4%. Vejam só o absurdo. Um fato que deveria ser saudado como essência da vida transforma-se em causa do déficit do INSS.
QUASE RIDÍCULA – A colocação é quase ridícula se não fosse dramática. Longevidade não é problema, é solução. E, além do mais, o índice de 14,4% representa ainda uma escala muito baixa nos dias de hoje, marcados pelo avanço da medicina e por hábitos de vida saudáveis para aqueles que têm acesso aos exercícios de modo geral, dentre eles as caminhadas diárias, o chamado método de Kenneth Cooper.
O IBGE vai nessa onda. E tanto ele quanto o INSS, quanto Henrique Meirelles quanto José Márcio Camargo, todos omitem o desemprego e a sonegação empresarial como fatores do desequilíbrio. Inclusive para o presidente Michel Temer e para o ministro Henrique Meirelles, é mais cômodo não se referir à sonegação, tampouco  ao desemprego.
VAMOS POR ETAPAS – O INSS arrecada sobre a folha de salários. Se existem 13 milhões de desempregados no país, é evidente que a arrecadação declina, afetada tanto pela falta de contribuição dos desempregados quanto pela desoneração dos empregadores. Isso de um lado.
De outro, focalizemos a longevidade. É uma mistificação culpar o maior tempo de vida, o que, graças a Deus, vem ocorrendo, sem considerar um aspecto decorrente e importante desse fato.
A Previdência Social reúne, em números redondos, 30 milhões de aposentados e pensionistas. Desse total 15% permanecem no mercado de trabalho. Assim, ainda descontam para o INSS, tornando-se contribuintes de mais idade. Pagam o INSS e recebem o quê em troca? Nada.
CONTA PECÚLIO – Para onde vai o volume de dinheiro gerado por esta receita dos aposentados que continuam contribuindo? Antigamente, a partir de 75, governo Geisel, o ministro Nascimento Silva criou a conta pecúlio. Era formada exatamente pelas contribuições dos aposentados que continuavam no mercado de trabalho. Era um pecúlio nas mesmas bases do FGTS.  O contribuinte se deixasse de trabalhar em definitivo tinha direito a sacar o saldo. Se falecesse, seus herdeiros legais receberiam a importância.
Mas a conta pecúlio foi extinta pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na campanha eleitoral de 2002, Lula defendeu o retorno da conta. Mas o que fez ele ao longo de seus dois mandatos? Nada, absolutamente nada. Um farsante igual a Michel Temer. Falar é fácil, fazer é que são elas.  Palavras o vento leva.
CORTANDO DIREITOS – O pior é que o projeto que Michel Temer pretende aprovar no Congresso extingue ainda mais direitos existentes. Os prejuízos sociais serão enormes. Proporcionais à revolta que já está nas ruas contra o governo e mais uma vez, tenta iludir a sociedade através de propaganda comercial na televisão, ótima para as empresas de publicidade e para os corretores envolvidos na veiculação.
A desinformação que anda por aí é tão grande que o economista Paulo Tafner, reportagem de Mariana Carneiro, Folha de São Paulo de ontem, diz simplesmente o seguinte: multiplicado o déficit de hoje por 75 anos ele superaria a dívida pública do país que, no momento, digo eu, atinge 4,7 trilhões de reais, dados do Banco Central. Ora, se alguém multiplicar seu salário de hoje por 75 anos vai deparar com uma soma astronômica.
O que Paulo Tafner não explica é que ao longo de 75 anos a dívida pública também será muito maior do que a de hoje. Na sua comparação ele distorce as informações em busca de uma falsa comparação. Não se pode comparar água e vinho. Nem o presente com o futuro 75 anos depois. O passado comprova essa impossibilidade.

26 de novembro de 2017
Pedro do Coutto

ELVIS PRESLEY CHORA CANTANDO ESSA MÚSICA 'BRIDGE OVER TROUBLED WATER

ATENÇÃO AO RISCO QUE CORREMOS POR NÃO FICARMOS DE OLHO À NOSSA VOLTA

Maio de.68: FILE -- Lixo acumulado em Paris durante greve de limpadores de.rua. Detritus pile up in the Paris streets during a street sweeper strike on May 21, 1968. Thirty years later, France is still grappling with the legacy of the would-be student revolution simply known as "May '68", with greater intensity than ever. [AP Photo/fls]*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
Lixo acumulado em Paris durante a crise de 1968
Dois amigos meus desceram no aeroporto de Orly, em Paris. Deixaram as malas no hotel e foram dar uma volta pelo Quartier Latin. Decepcionaram-se com as ruas esburacadas, pedras pelo chão, vidros quebrados, lixo acumulado —nunca tinham visto Paris tão suja e desmazelada. E só foram entender o que estava acontecendo ao ler a manchete de um jornal na banca. Os estudantes estavam em guerra contra o poder. Era maio de 1968.
Outro amigo, músico e muito, muito alienado, pegou seu carro bem cedo em Copacabana e tocou para a zona norte, onde estava gravando um LP. Lá chegando, encontrou o estúdio fechado. Esperou duas horas, ninguém apareceu e ele foi embora. Estranhou que as lojas do Centro também estivessem fechadas e, ao passar pelo Flamengo, viu o prédio da UNE em chamas. E só ao chegar em casa soube que estava em curso no país um golpe militar. Era 1º de abril de 1964.
SAMBA DIFERENTE – E, em 1956, mais um amigo, também músico, mas amador, passava férias em Diamantina (MG) quando soube que dona Dadainha, senhora baiana muito respeitada na cidade, estava hospedando um irmão que tocava violão dia e noite e nunca saía à rua. O amigo foi procurá-lo. Tocou a campainha e o próprio rapaz abriu a porta. Ao ouvir que o outro igualmente tocava violão, convidou-o a entrar e mostrou-lhe um samba “diferente” que estava criando.
Meu amigo gostou, despediu-se e não voltou a vê-lo. Dois anos depois, escutou no rádio aquele “samba diferente” e reconheceu o violonista e cantor: João Gilberto. O que ele ouvira em Diamantina era a bossa nova, só que antes de ela existir.
É famosa a passagem de “A Cartuxa de Parma”, de Stendhal, em que o herói se junta a um exército sem saber que está no meio da guerra de Waterloo. É o risco que corremos por não ficarmos de olho à nossa volta.

26 de novembro de 2017
Ruy Castro

HUCK DEVE FAZER UM PRONUNCIAMENTO SOBRE A CANDIDATURA NOS PRÓXIMOS DIAS

Resultado de imagem para luciano huck charges
Huck já está até se acostumando a andar de terno
Amigos e familiares de Luciano Huck aguardam com expectativa o pronunciamento que o apresentador afirmou que fará nos próximos dias sobre sua eventual candidatura presidencial. Huck informou a eles que não será candidato. Mas muitos achavam, até a sexta-feira (dia 24), que ele “muda de ideia a cada quatro horas” e poderia recuar.
Um dos amigos e conselheiros de Huck dizia que, se ele tiver “o mínimo de amor à vida profissional”, se retira da disputa. A aposta de interlocutores do círculo íntimo do apresentador é a de que ele dê a entender que está fora da eleição – deixando, no entanto, a porta aberta para ainda mudar de ideia.
RACHADURAS – Uma das constatações de interlocutores que temem que ele insista na candidatura é a de que a ideia não uniu sequer a família. Rachou também o movimento Agora!, que ele passou a integrar, e o PPS, partido do qual se aproximou.
Jair Bolsonaro diz que deseja “sorte” a Huck caso queira se candidatar. “Resta saber se ele tem o couro duro para aguentar a pancada”, diz. “Candidato fica nu, pendurado de cabeça para baixo e apanhando sem parar.”
O deputado diz que, ao contrário de Lula, não acredita que Huck seja o candidato da TV Globo. “Não é porque trabalha lá que terá apoio da emissora”, afirma.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Huck não vai anunciar agora a desistência, porque está adorando essa exposição na mídia, que aumenta cada vez sua fama, melhora a audiência do programa e, consequentemente, eleva seu cachê em publicidade. O que se diz é que ele vai esperar as próximas pesquisas, em que seu nome já constará como pré-candidato. Huck ficou muito animado com a recente pesquisa Ipsos/Estadão, que mostra baixíssima rejeição a seu nome, ao contrário de quase todos os demais concorrentes. Vamos aguardar. (C.N.)


26 de novembro de 2017
Mônica Bergamo
Folha

TODA VEZ QUE MORALES VEM VISITAR O BRASIL, TEMER FICA MAL E TEM DE SER OPERADO...

Imagem relacionada
Morales diz que não é pé-frio e foi apenas coincidência
O Palácio do Planalto informou neste sábado (dia 25) que, por conta da internação do presidente Michel Temer no Hospital Sírio-Libanês, foi novamente adiada a visita que o presidente da Bolívia, Evo Morales, faria ao Brasil. Segundo o médico Roberto Kalil Filho, um dos responsáveis pelo atendimento ao presidente, Temer deve ter alta na segunda-feira (dia 27), mesmo dia em que estava prevista a visita de Morales. O presidente boliviano seria recebido por Temer em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, seguida de um almoço no Itamaraty, mas os dois atos foram cancelados.
Esta é a segunda vez que o governo brasileiro adia a vinda de Morales. Inicialmente, a visita estava programada para outubro, mas foi adiada porque, na ocasião, Temer precisou passar por uma cirurgia na próstata.
NOVA DATA – De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o governo brasileiro está em contato com as autoridades bolivianas para definir uma nova data.
Temer deu entrada na sexta-feira (24) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para fazer um procedimento cirúrgico no coração. Ele foi submetido a uma angioplastia de três artérias coronárias e passa bem.
Kalil Filho explicou que as três artérias tratadas tinham obstruções relevantes, de cerca de 90%, e o presidente corria o risco de sofrer um infarto. Em duas delas, foram colocadas stents. Na terceira artéria tratada, considerada de importância secundária, foi feita apenas a angioplastia, que é o alargamento da artéria, e não foi colocado stent.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Evo Morales está sendo considerado pé-frio pelo Planalto, porque é grande amigo dos petistas Lula e Dilma. Chegou a encampar uma refinaria da Petrobras e a boicotar um negócio bilionário de Eike Batista na Bolívia, mesmo assim Lula e Dilma continuaram ajudando o governo do líder dos “cocaleros” (plantadores de coca).  Pela fama de pé-frio, a próxima visita de Morales agora está sendo aguardada com muito entusiasmo pelos inimigos de Temer. (C.N.)


26 de novembro de 2017

Deu no G1, Brasília

MAIS UM VEXAME! TCU REJEITA O CONVITE DE TEMER PARA UM JANTAR DE NATAL...

Resultado de imagem para Sessão do TCU
Quatro ministros do TCU estão sendo investigados
Aberta a temporada de festas de fim de ano, o presidente Michel Temer chamou autoridades do TCU (Tribunal de Contas da União) para um jantar natalino. O que seria, em outro contexto, uma deferência do chefe da nação acabou em constrangimento. Ministros da corte rejeitaram o convite alegando desconforto em celebrar com um mandatário investigado e em situação de crise política.
O convite foi feito ao presidente do tribunal, Raimundo Carreiro. Temer disse que estava devendo um encontro aos integrantes da corte que fiscaliza as contas públicas e pediu que o ministro levasse aos colegas o convite.
SEM CLIMA – Na última quarta (22), Carreiro apresentou a proposta aos colegas durante sessão reservada. O plenário, que raramente diverge, rachou. Três ministros pediram a palavra para manifestar contrariedade. Outros quatro, incluindo Carreiro, não viram problema em jantar com o presidente. Dois se abstiveram de opinar.
Um dos presentes disse considerar inapropriado comemorar com Temer por causa das acusações de desvio de recursos que pesam contra ele. Afinal, o tribunal também investiga esse tipo de delito. Outro apontou não ver problema numa relação institucional entre o TCU e o Planalto, mas ponderou que, com a aguda crise no país, não há clima para um evento festivo.
CONFIRMAÇÃO – A Folha confirmou os relatos com quatro dos presentes à sessão, que pediram para não ser identificados. Por fim, diante da controvérsia, o TCU não aprovou a proposta. Como se tratava de um convite ao tribunal, caiu porque não houve unanimidade, explicou um dos ministros.
Houve quem defendesse a presença no jantar, como Augusto Nardes, em nome do bom relacionamento entre as instituições. Também favorável, Carreiro disse à Folha que não foi, propriamente, uma rejeição. “Alguns tinham compromissos inadiáveis. Vamos acertar outra data.”
Temer tem cortejado o TCU por causa da necessidade de aval à capitalização da Caixa.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Quatro ministros do TCU estão sendo investigados. Não é surpresa que tenham defendido a aceitação do convite do presidente Temer. Um deles, o ministro  Aroldo Cedraz, tem um filho chamado Tiago que é um jovem advogado de sucesso, virou um fenômeno igual aos filhos de Lula, Fábio e Luis Cláudio, e também está sendo investigado pela Lava Jato. Foi levado para depor em condução coercitiva, citado como recebedor de propinas em delações de lobista e de empresário. Quanto a Temer, já é um “pato manco” em fim de mandato, a quem não se dá mais atenção (C.N.)

26 de novembro de 2017
Fábio FrabiniFolha

ALEXANDRE GARCIA COMENTA A FORTUNA MILIONÁRIA DE LULA E A MORTE DO PETISTA FUNDADOR DO FORO DE SP

BOLSONARO É RECEBIDO COM TODO O FERVOR NO EXÉRCITO DO RJ