"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 26 de novembro de 2017

MAIS UM VEXAME! TCU REJEITA O CONVITE DE TEMER PARA UM JANTAR DE NATAL...

Resultado de imagem para Sessão do TCU
Quatro ministros do TCU estão sendo investigados
Aberta a temporada de festas de fim de ano, o presidente Michel Temer chamou autoridades do TCU (Tribunal de Contas da União) para um jantar natalino. O que seria, em outro contexto, uma deferência do chefe da nação acabou em constrangimento. Ministros da corte rejeitaram o convite alegando desconforto em celebrar com um mandatário investigado e em situação de crise política.
O convite foi feito ao presidente do tribunal, Raimundo Carreiro. Temer disse que estava devendo um encontro aos integrantes da corte que fiscaliza as contas públicas e pediu que o ministro levasse aos colegas o convite.
SEM CLIMA – Na última quarta (22), Carreiro apresentou a proposta aos colegas durante sessão reservada. O plenário, que raramente diverge, rachou. Três ministros pediram a palavra para manifestar contrariedade. Outros quatro, incluindo Carreiro, não viram problema em jantar com o presidente. Dois se abstiveram de opinar.
Um dos presentes disse considerar inapropriado comemorar com Temer por causa das acusações de desvio de recursos que pesam contra ele. Afinal, o tribunal também investiga esse tipo de delito. Outro apontou não ver problema numa relação institucional entre o TCU e o Planalto, mas ponderou que, com a aguda crise no país, não há clima para um evento festivo.
CONFIRMAÇÃO – A Folha confirmou os relatos com quatro dos presentes à sessão, que pediram para não ser identificados. Por fim, diante da controvérsia, o TCU não aprovou a proposta. Como se tratava de um convite ao tribunal, caiu porque não houve unanimidade, explicou um dos ministros.
Houve quem defendesse a presença no jantar, como Augusto Nardes, em nome do bom relacionamento entre as instituições. Também favorável, Carreiro disse à Folha que não foi, propriamente, uma rejeição. “Alguns tinham compromissos inadiáveis. Vamos acertar outra data.”
Temer tem cortejado o TCU por causa da necessidade de aval à capitalização da Caixa.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Quatro ministros do TCU estão sendo investigados. Não é surpresa que tenham defendido a aceitação do convite do presidente Temer. Um deles, o ministro  Aroldo Cedraz, tem um filho chamado Tiago que é um jovem advogado de sucesso, virou um fenômeno igual aos filhos de Lula, Fábio e Luis Cláudio, e também está sendo investigado pela Lava Jato. Foi levado para depor em condução coercitiva, citado como recebedor de propinas em delações de lobista e de empresário. Quanto a Temer, já é um “pato manco” em fim de mandato, a quem não se dá mais atenção (C.N.)

26 de novembro de 2017
Fábio FrabiniFolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário