"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

SAÍDA DE JANOT NÃO PREJUDICARÁ A AÇÃO DA LAVA JATO PARA INCRIMINAR MICHEL TEMER

Resultado de imagem para raquel dodge charges
Charge do Duke (dukechargista.com.br)
Michel Temer não será derrubado da Presidência e somente irá prestar contas à Justiça após entregar o cargo, em janeiro de 2019. Esta realidade não será modificada pela nova denúncia incriminando o chefe do governo, a ser apresentada ainda esta semana. Há consenso no Congresso de que é melhor deixar Temer apodrecer no Planalto, junto com os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, ao invés de afastá-los, convocar uma eleição indireta, para ser logo seguida por uma eleição direta, numa confusão institucional realmente desnecessária e até ameaçadora.
Mesmo assim, Temer não terá um só dia de tranquilidade. Pelo contrário, seus problemas continuarão aumentando sem parar, como se ele estivesse submetido à tortura chinesa, que vai aumentando aos poucos o sofrimento da vítima. Daqui para frente, serão revelados todos os detalhes do envolvimento de Temer com a chamada quadrilha do PMDB e também em atos isolados de corrupção, como os acertos com a empresa Rodrimar no Porto de Santos, que também tiveram a participação de seu então amigo e assessor Rocha Loures.
QUESTÃO DE TEMPO – Não adiantou nada nomear Raquel Dodge para a Procuradoria da Justiça e tentar difamar Rodrigo Janot, numa campanha implacável que teve apoio de veículos da grande mídia. Não adiantou nada reduzir as verbas da Polícia Federal, assim como também vai adiantar nada a próxima substituição do delegado Leandro Daiello na direção da PF. Tudo é só uma ilusão à toa, como diria Johnny Alf. Na vida real, a Lava Jato está aumentando cada vez mais o cerco a Temer e à quadrilha que se apossou do governo. É só uma questão de tempo.
A sorte do país é que não haverá nova crise. Desde 17 de maio, quando o jornalista Lauro Jardim divulgou em O Globo a gravação de Joelsey com Temer e a Bolsa despencou, a economia descolou totalmente da política, passaram a ser compartimentos estanques. A Bolsa já ultrapassou os 70 mil pontos, está de bom tamanho, se continuar subindo sem parar é melhor internar logo os corretores, deu a louca no mundo.
DOMÍNIO DO FATO – O maior problema para Temer e o resto dos corruptos é que estão sempre a reboque dos acontecimentos. Sua postura, portanto, é reativa. A força-tarefa da Lava Jato e o relator Edson Fachin têm postura pró-ativa, porque tomam conhecimento antecipado das delações, possuem o domínio do fato, podem brincar de gato e rato com os corruptos. Agora, por exemplo, Janot e Fachin sabem tudo o que Funaro e Cunha já revelaram, enquanto Temer e a quadrilha do PMDB ainda não sabem nada.
Sem alternativa de defesa, pois Temer é mais sujo do que pau de galinheiro, a estratégia do advogado Antonio Cláudio Mariz é ridicularizar os delatores e o procurador Rodrigo Janot, mas sem atacar diretamente o relator Edson Fachin, é uma questão de dosimetria, digamos assim.
MEMÓRIAS DE JANOT – No dia 17 o procurador Janot deixa o cargo e vai se divertir escrevendo suas memórias, com  Dilma Rousseff e Michel Temer nos papéis principais e Lula, Cunha e os demais caciques do PMDB como atores coadjuvantes.
O mais curioso é que Temer e seus comparsas do PMDB vão sentir falta de Janot, porque não poderão atacar a honra da substituta Raquel Dodge, a quem caberá a obrigação de continuar acusando quem for incriminado pela Lava Jato. Não poderá protegê-los, porque quem está à frente da Procuradoria-Geral não elabora pareceres, sempre recebe os textos prontos, redigidos pela assessoria técnica, apenas dá seguimento a eles. É assim que transcorre a prática republicana, em que todos são iguais perante a lei, embora saibamos que na Carnavália uns ainda são mais iguais do que outros.
Por fim, vamos torcer para que a economia continue descolada da política. Como diria o capitão Nascimento da “Tropa de Elite”, é claro que “vai dar merda…”.

04 de setembro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário