"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de abril de 2015

O QUE SE ESTÁ FAZENDO COM IMPRESSORAS 3D !!!


Isto é capitalismo:
10 maravilhas desenvolvidas a partir de impressoras 3D
Órgãos humanos, casas, armas de fogo e comida: tudo - e muito mais - já pode ser impresso atualmente





CAVEIRA DE AÇÚCAR: IMPRESSÃO 3D É APLICÁVEL EM DIVERSAS ÁREAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nesta semana, pesquisadores australianos anunciaram a primeira turbina de avião feita inteiramente a partir da tecnologia de impressão 3D. Dentro de dois ou três anos, a novidade, que promete gerar um produto mais leve, barato e econômico, deve ser implementada em voos comerciais. Grandes empresas como Boing e Airbus já testam protótipos das impressões.

De acordo com os engenheiros ligados ao projeto, componentes que hoje levam três meses para serem manufaturados poderão ser impressos dentro de um prazo de seis dias. A redução no tempo de produção, em conjunto com a precisão dos mínimos detalhes e a redução de custos do produto final, transformaram a impressão 3D em um conceito que vai revolucionar o novo século. As possibilidades de criação beiram o infinito.


SAIBA MAIS

Menor impressora 3D do mundo mede 23,5 cm de altura; conheça
Bicicleta de titânio criada por impressora 3D inova com GPS

GQ separa 10 grandes exemplos do que uma impressora 3D pode fazer nos dias de hoje:



URBEE 2: O DESIGN NÃO É SEU FORTE (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Carros

O Urbee é um carro cujo interior e exterior é inteiramente construído da tecnologia de impressão 3D. Esta é parte da estratégia para construir o carro “mais verde já feito”, de acordo com os engenheiros e designers envolvidos com o projeto. A segunda versão do carro (a primeira foi lançada em 2013) deve ser lançada ainda neste ano, com motor de 23 cavalos auxiliado por duas baterias – e o mesmo design incomum/ esquisito do modelo original.






STEAMPUNK: OBRA-PRIMA 3D FEITA NA NOVA ZELÂNDIA (FOTO: EDITORA GLOBO

Instrumentos musicais

A Odd Guitars produz, além de guitarras, instrumentos como baterias, saxofones e teclados. Ou melhor, imprime. O acabamento dos produtos não encontra paralelos entre os concorrentes tradicionais. Tome a Steampunk, por exemplo: o corpo da guitarra, no formato da clássica Telecaster, é impresso em peça única, incluindo os pistões e engrenagens móveis.





FETO 3D: SERVE DE LEMBRANCINHA E TAMBÉM DE DECORAÇÃO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Fetos

Pais adoram mimos relacionados aos seus pimpolhos – sejam eles lembrancinhas de festas de aniversário ou até mesmo ensaios de mamães grávidas. A 3D Babies levou essa ideia a outra dimensão, e imprime fetos em 3D a partir de imagens de ultrassom. A empresa sugere que a pequena escultura pode ser usada para fazer o anuncio da gravidez e também de decoração.




LIBERATOR: REVOLVER MONTADO A PARTIR DE PEÇAS IMPRESSAS EM 3D (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Armas de Fogo

Cody Wilson considera-se anarquista e libertário. E é considerado pelo resto do mundo como o inventor da primeira arma de fogo montada a partir de peças 3D impressas. Mais do que isso: Wilson liberou o projeto na internet e, em dois dias, foram mais de 100 mil downloads em pessoas interessadas em montar o próprio revolver. A ‘Liberator’, como foi batizada por seu inventor, causou grande furor nos EUA sobre sua legalidade – debate que ainda persiste.





10 CASAS EM UM DIA: TECNOLOGIA 3D É USADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CHINA (FOTO: REPRODUÇÃO)


Casas

Imprimir casas é um negócio da China – literalmente. No ano passado, a companhia chinesa WinSun construiu 10 casas em um dia, apenas contando com uma impressora 3D gigante. Em janeiro passado, a empresa deu mais um passo rumo ao desenvolvimento da tecnologia, e divulgou a construção de um edíficio de cinco andares nos mesmos moldes. A meta da WinSun, de acordo com seus engenheiros, é imprimir arranha-céus feitos por impressoras 3D.




TORRÃO DE AÇÚCAR 3D: É PRA VER OU É PRA COMER? (FOTO: DIVULGAÇÃO)

ceDos

Difícil definir o que o Sugar Lab faz: doces ou obras de arte? A matéria prima principal da empresa é o açúcar, e as peças feitas a partir da impressão 3D funcionam tanto quanto complemento para peças maiores, como decorações de bolo de casamento, e também como elementos principais – como o torrão de açúcar da foto, em formato de caveira.

Esculturas hiperrealistas

Revier a história ganha um novo sentido com a impressão 3D. Museus se mostram entusiastas da tecnologia e trazem à vida – figurativamente – figuras do passado que antes só habitavam as páginas dos livros de história e a imaginação. O melhor exemplo é de 2010, quando a múmia do faraó egípcio Tutancâmon rodou o mundo em uma cópia idêntica, feita em várias camadas através de um processo de impressão 3D – complexo até hoje, 5 anos após o feito.




SANDUÍCHE DE SAPATO: CRIAÇÃO EM 3D (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Sanduíches

Nem só de projetos vanguardistas e grandiosos vive a impressão 3D. Prova disso foi dada pelo designer Tristan Bethe, que criou um hambúrguer cujo pão tem o formato de seu sapato – tudo isso para participar de uma competição no trabalho. Após escanear o calçado, Bethe fez um molde em 3D do sapato, que foi preenchido com a fórmula de um pão comum. Se perdesse o desafio com os colegas, o designer disse que comeria o próprio sapato.




RIM EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO - OU MELHOR, EM IMPRESSÃO (FOTO: DIVULGAÇÃO/ WAKE FOREST INSTITUTE FOR REGENATIVE MEDICINE)

Órgãos humanos

A ciência – e por tabela, todos nós – se beneficia imensamente dos progressos da impressão 3D. O método surge como fonte de novas possibilidades para pesquisas e tratamentos de doenças. Orelhas, vasos sanguíneos, enxertos de pele, ossos e outros órgãos já são desenvolvidos através da tecnologia. Um rim, por exemplo, pode ser criado a partir da mistura de múltiplos tipos de células do órgão, envoltos em material biodegradável que serve de suporte – tudo feito a partir de uma bio-impressora 3D, já em uso e em fase de estudos pelo centro americano Wake Forest Institute for Regenative Medicine.




A COMIDA É ORGÂNICA, MAS A IMPRESSÃO É EM 3D (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Comida

Uma série de comidas já é preparada automaticamente a partir de impressoras 3D, todas prontas para o consumo. A designer holandesa Chloé Rutzerveld foi além nessa arte: ela trabalha no desenvolvimento de cápsulas orgânicas de estruturas físicas complexas (e belíssimas), dentro das quais brotos e raízes comestíveis germinam e crescem com o tempo. A ideia ainda está na fase inicial, e não há previsão de quando chegue ao mercado.


Fonte: Internet
21 de abril de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário