"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

GRUPO DE LIMA PODE SER AMPLIADO PARA CONTER NICOLAS MADURO


Após ter cortado relações diplomáticas com a Venezuela, o Paraguai está em discussões com o Brasil para ampliar o Grupo de Lima.

O fórum é composto atualmente por 14 nações e tem servido como principal instrumento de pressão contra a ditadura de Nicolás Maduro.

O Grupo de Lima também vê o Brasil como “ponte” para convencer China e Rússia, hoje alicerces internacionais para a sobrevivência política de Maduro, a mudar de posição, informa “O Globo“.

“É uma facilidade que tem o Brasil como membro dos Brics”, disse o chanceler paraguaio, Luis Castiglioni, à margem do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Para o ministro do Paraguai, é necessário mostrar aos chineses e aos russos como o regime da Venezuela é “pernicioso”.

Pequim, sobretudo, vem fazendo empréstimos bilionários a Caracas em troca de compromissos de fornecimento de petróleo no longo prazo.


23 de janeiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário