"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

O MÉRITO É DE AÉCIO

No dia 13 de agosto uma tragédia alteraria por completo a disputa para a presidência da República. O acidente do avião que conduzia Eduardo Campos à cidade de Santos interrompia uma das mais promissoras figuras da política brasileira.
Marina Silva, que até aquele momento era a vice, assume a candidatura no lugar do ex-governador pernambucano e se transforma na principal protagonista da corrida eleitoral.
 
Aécio que pontuava em segundo lugar nas pesquisas de opinião e com boas chances de chegar ao segundo turno, via sua candidatura derreter e observava sua concorrente do PSB  encostar em Dilma Rousseff.
 
O senador passou a conviver com o seu setembro negro, onde  a cada pesquisa descia ladeira abaixo o interesse dos eleitores por sua candidatura.
 
Aécio resistia, quase que solitariamente. Companheiros de partido não escondiam o desprezo político pela candidatura do tucano.
 
Aliados do PSDB e candidatos a deputado, a senador e aos governos dos Estados, escondiam o nome de Aécio nas suas propagandas.
 
Apoiadores espertalhões chegaram a sugerir a desistência de Aécio em benefício da candidata Marina Silva.
 
O argumento fajuto era de que para derrotar o PT valia tudo, até humilhar o senador mineiro com a sua desistência da corrida presidencial.
Aécio resistia, sem perder a classe.
 
Mantinha o equilíbrio e a compostura. Jamais se ouviu uma palavra mal colocada do candidato contra seus companheiros de partido ou algum lamento. Servidores comissionados da administração direta e indireta, aqueles tipinhos espevitados e obsequiosos, de competência duvidosa,  que vivem às custas das benesses do erário  do Estado mineiro ameaçavam abandonar o barco das candidaturas do PSDB e sequer citavam os nomes de Aécio Neves e Pimenta da Veiga em público.
 
A maioria deles é aquela gente que circula no entorno do poder e que a ele costuma fazer a corte, a se desmanchar em elogios e a se agachar por interesses menores. Na frouxidão dos seus atos passaram a se auto-intitular simples técnicos e neutros politicamente.
 
Poucos foram os que permaneceram ao lado do candidato do PSDB: a família de Aécio, os amigos de todas as horas, alguns correligionários do partido e dos aliados, servidores leais, blogueiros compromissados com a democracia, a turma firme e fiel das redes sociais e uma grande parcela da militância que acreditava na superação dessa fase desfavorável.
 
Solitário, mas sempre mantendo a dignidade, Aécio Neves dizia que seu telefone havia parado de tocar. “Sem problema”, enfatizava Aécio. “Eles não me ligam mas eu continuo ligando”. Passado o luto pela morte de Eduardo Campos, concorrendo com os ataques de Dilma Rousseff  contra Marina Silva e as inconsistências do seu programa de governo, tudo isso  apontava para a   fragilidade  eleitoral da candidata.
 
Aécio, que nunca deixou de acreditar na sua candidatura continuava firme, solitário, correndo o país como se a sua candidatura voasse em céu de brigadeiro. Aos poucos o eleitor foi conhecendo as ideias do senador mineiro, o seu compromisso com a mudança e com a segurança institucional e principalmente com o seu apego à consolidação democrática.
 
As pesquisas começaram a informar que Aécio estava crescendo, com consistência, em todas as faixas do eleitorado. Contra tudo e contra quase todos, Aécio desmoraliza os institutos de pesquisa, supera os ataques maldosos do lulopetismo raivoso  e chega ao segundo turno, apenas 8 pontos de diferença da candidata oficial.
 
Hoje, suas chances de se eleger presidente da República nunca estiveram tão próximas de acontecer. E, se for o caso, o mérito é de Aécio Neves. E que ninguém se atreva  a tirar esse mérito do neto de Tancredo Neves, porque nessa hora não faltarão pais para a criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário