"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ARENA OU ESTÁDIO?


Milton Valdameri, nosso consultor jurídico, mandou um comentário por eu ter me manifestado contra o uso do termo “arena” em vez de “estádio”.

Meu amigo Ricardo, fiquei surpreso ao perceber que você não sabe a diferença entre Arena e Estádio, então vou lhe explicar de forma acadêmica:

Segundo a Wikipedia:
Arena:
Uma arena é uma área fechada, quase sempre de forma circular ou oval, desenhada para apresentações musicais, teatrais ou eventos esportivos. É composta de um grande espaço aberto ao centro, rodeado por corredores e acentos para os espectadores. A característica chave de uma arena é que o lugar onde se realiza o evento, fica no ponto mais baixo, permitindo uma grande visibilidade. Teoricamente uma arena é projetada para acomodar um grande número de espectadores.
Estádio:
Estádio é uma construção que permite a prática de esportes que requerem grandes espaços, como futebol, beisebol ou atletismo. Em um estádio também são realizados grandes eventos, como espetáculos de música e cerimônias de abertura ou encerramento de eventos esportivos como as Olimpíadas, uma vez que seu tamanho permite a concentração de um grande público.

As principais diferenças são:
Arena é uma área fechada, estádio também.
Estádio é uma construção que permite a prática de esportes, arena também.
Arena realiza o evento no ponto mais baixo, estádio também.
Estádio permite a concentração de um grande público, arena também.
Arena permite outros eventos além dos esportivos, estádio também.

Respondendo à óbvia gozação do Milton e aproveitando para dar as devidas explicações aos "inventores" de bobagens:

O problema é que você procurou a definição dos dois no lugar errado. A Wikipedia não é e nem se propõe a ser um lugar confiável.

Arena vem do latim e significa, literalmente, areia. Mais especificamente, era parte central dos anfiteatros romanos, coberta de areia, onde se realizavam combates entre gladiadores e feras; por extensão passou a ser usado para definir o espaço circular, fechado, para touradas e outros espetáculos, a área central do circo onde se dão as exibições (picadeiro), estrado onde lutam os boxeadores e local de debate, de desafio, de luta.

Estádio vem do grego gr. stádion, é uma antiga medida de distância grega, equivalente a 125 pés geométricos, ou seja, 206,25 metros e também designa a corrida na extensão de um estádio, local onde se praticava essa corrida. Sua atual definição é um “campo para jogos e provas esportivas, circundado por arquibancadas ou outras instalações destinadas ao público”.

Portanto, além de arena não ser a definição adequada para um estádio de futebol, se a intenção de adotá-la como tal é alguma jogada de marketing para “internacionalizar” e facilitar sua identificação no mundo inteiro também é furada, porque estádio ou stadium é muito mais difundido e identificado como um local próprio para os esportes.

De mais a mais, para que mudar? Já pensou se algum engraçadinho purista como o Aldo Rebelo resolve que futebol - termo importado - vai ter que passar a ser chamado de balípodo ou ludopédio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário