"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O ELEITOR, AS LEIS, A JUSTIÇA E OS FICHAS-SUJAS


O juiz Marlon Reis, que merece nossa admiração e respeito, por ser do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE) e por ter sido um dos articuladores da coleta  de assinaturas para o projeto popular que resultou na Lei da Ficha Limpa, não tem, então, o direito de ser ingênuo, ao querer que os partidos sejam punidos por lançar candidaturas passíveis de indeferimento e, principalmente, dizer que o “eleitor é o maior dos juízes eleitorais e que ele é que tem o poder de tirar da vida pública os que tenham máculas passadas”.

Como o juiz sabe muito bem, há os votos de opinião e os votos comprados, por dinheiro ou doação de materiais diversos. E, como as classes mais pobres, maioria no País, acham  normal político roubar, tudo isso demonstra que o  eleitor, apesar de ter esse poder, não quer  usá-lo para o bem comum e para o bem do País.

A prova definitiva são três notórios maculados, Arruda, Garotinho e Maluf,  estarem, dois, à frente nas pesquisas para governador, um deles- pasmem - mesmo todo o Brasil tendo-o visto recebendo pacotes de dinheiro da corrupção, e o terceiro, apesar de ter sido a razão do neologismo “malufar”, e de estar sendo procurado pela Interpol, ainda continuar desfilando sua nada pudibunda atitude por aí e querer se reeleger, como deputado...
A solução, caro juiz, não está no eleitor, e é simples: leis duras, que restrinjam tantos recursos, agravos e embargos, e uma Justiça ágil e rigorosa. Ou seja, depende do Congresso, justamente dos políticos...

11 de setembro de 2014
Luiz Sérgio Silveira Costa é Almirante, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário