"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A ESCOLHA DO PRESIDENTE E O RISCO MARINA SILVA


 
Através da Rede Bandeirantes de Televisão, tivemos a oportunidade de ver e ouvir, pela primeira vez, a apresentação conjunta dos candidatos à Presidência da República.
Desnecessário dizer que vou votar em Aécio Neves. É o candidato com as ideias mais parecidas com as minhas.
Gostaria que ele fosse mais enfático quando defende a iniciativa privada e a redução do Estado ao tamanho mínimo. Aliás, expressão não utilizada por ele.
Além de ser o mais bem preparado dos candidatos, Aécio tem um grupo de seguidores mais qualificado.
Marina, que é certamente uma mulher honesta e séria, carrega preconceitos incorporados ao longo de uma vida política onde sempre foi mais fácil culpar o privado do que cutucar o público.
Acho que a única forma que Aécio tem de ganhar as eleições é marcar politicamente sua posição como libertário. Sem concessões ao Estado.
Os aliados do Governo, especialmente os mais ligados a Dilma Rousseff, aparentemente tomaram um susto com os resultados da última pesquisa Ibope que tornam evidentes as chances que Marina Silva tem de bater a Presidente em um segundo turno.
É curioso observar o susto que tomaram os petistas, há tanto tempo inquilinos do Poder. Marina Silva é, sim, um risco, pois além de ser uma profissional do ramo, tem características físicas que agradam a boa parte do eleitorado.
Se fosse vice de Eduardo Campos, o risco seria menor, dado que é dada a rompantes. A questão a examinar é se haveria chance para um terceiro candidato como Aécio Neves, que melhor representa o perfil de presidente desejado pela classe média.

11 de setembro de 2014
Arthur Chagas Diniz é Vice Presidente do Instituto Liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário