Investidores denunciam à CVM que Dilma, Mantega e fundos apoiavam atos de Paulo Roberto na Petrobras
Documentos e atas apresentados por investidores à Comissão de Valores Mobiliários confirmam que Dilma Rousseff, quando ministra e conselheira-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva e, depois, Presidenta da República, tinha pleno conhecimento e respaldava todas as ações de diretores executivos e membros dos conselhos de Administração e Fiscal da Petrobras.
Por isso, vai falhar a manobra do Palácio do Planalto de desvincular Dilma por responsabilidade direta ou indireta nos problemas gerados por Paulo Roberto Costa que, sem ser diretor financeiro, mas apenas de abastecimento, controlava 1.832 contas correntes do sistema Petrobras (a maioria no Banco do Brasil, que é alvo dos investigadores da Operação Lava Jato).
Acionistas minoritários da empresa comprovaram à CVM que Dilma apoiava as decisões de gestão na Petrobras junto com Guido Mantega (seu ministro desafeto, demitido tecnicamente da Fazenda). Tudo acontecia em parceria com o BNDES, BNDESpar e os fundos de pensão Previ, Petros e Funcef, que elegiam conselheiros ao arrepio da Lei das Sociedades Anônimas e das normas da CVM.
Os investidores denunciaram Dilma, Mantega, conselheiros da Petrobras, BNDES e fundos de pensão pelos delitos de conflito de interesses e abuso de poder controlador por parte da União Federal. Se o caso avançar para a esfera jurídica e legislativa, Dilma pode acabar enquadrada por crime de responsabilidade – que a torna passível de impeachment.
Detentores de ações ordinárias e preferenciais da Petrobras representaram à CVM para que “fixe o entendimento de que acionistas que forem vinculados ao controlador da companhia (União Federal) não podem participar das votações em separado nas assembleias em que são eleitos os representantes dos minoritários nos Conselhos de Administração e Fiscal”. Os investidores reclamaram que essa prática irregular é comum há pelo menos 10 anos, ferindo o artigo 9º, parágrafo 1º, IV, da Lei 6.385/1976, além de contrariar as normas da CVM, xerife do mercado de capitais no Brasil.
Além de pedir que o BNDES, BNDESpar, Petros (Petrobras), Previ (Banco do Brasil) e Funcef (Caixa Econômica Federal) fiquem impedidos de interferir na escolha de conselheiros da Petrobras, os investidores pedem que a União, seu banco de fomento e os fundos de pensão sejam condenados ao pagamento de multa pelos atos que configuraram conflito de interesses e abuso de poder de controle acionário. Se a CVM cumprir suas próprias normas, permitindo aos acionistas minoritários escolherem representantes para fiscalizar e tomar decisões gerenciais em favor da empresa, poderiam ser evitados escândalos como a Lava Jato e outros evidentes crimes, também investigados por auditorias do Tribunal de Contas da União.
Dilma já sabe que, se perder a eleição (o que é bem provável), todas as broncas da Petrobras cairão em seu colo. Este é o mesmo drama de Guido Mantega, que só não deixa o cargo de ministro para não ficar sem o “foro privilegiado” contra as ações movidas contra ele na Petrobras (onde preside o conselho que respaldou ações ou se omitiu em manobras erradas de Paulo Roberto Costa).
Mantega também é alvo de broncas judiciais na esfera da Eletrobras e na área leonina da Receita Federal. O ministro caído da Fazenda é questionado porque o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o COAF, vinculado ao Ministério, não foi eficiente em “prevenir a utilização dos setores econômicos para a lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo” – conforme crimes que se comprovam nas investigações da Operação Lava Jato.
Quem fica em situação mais embaraçosa que Mantega é sua desafeta Dilma Rousseff. Se a Presidenta sabia do que se passava na Petrobras, fica passível de conivência com os crimes. Se de nada sabia, como sempre tenta alegar em defesa própria, Dilma se concede um atestado de incompetência para gerir o Brasil.
Agradecimentos...
Ministros do TCU, com certeza, não leram as três linhas finais do Extrato de Ata do Conselho de Administração da Petrobras, datada de 3 de maio de 2012, onde ficou escrito aquilo que seria hoje uma piada:
“O presidente do Conselho de Administração Guido Mantega, em face da renúncia do diretor Paulo Roberto Costa (...) Outrossim, determinou o registro dos agradecimentos do colegiado ao Diretor que deixa o cargo, pelos relevantes serviços prestados à companhia, no desempenho de suas funções”.
O documento é assinado por Hélio Shiguenobu Fujikawa, Secretário-Geral da Petrobras, sendo registrado na Junta Comercial do Rio de Janeiro com o número 00002327390, em 16 de maio de 2012.
A Grande Família
Empreiteira garante que jato de Lula não é dela
A Assessoria de imprensa da Andrade Gutierrez nos procurou ontem para esclarecer que aeronave citada na nota “Lula a Jato”, prefixo PR-DIB, não pertence à empresa, conforme publicado na edição de 8 de setembro.
Lobistas de Brasília garantem que a aeronave da foto é usada por Lula em seus deslocamentos pelo País.
Resta agora descobrir quem seria o dono do jatinho que tanta carona dá ao ex-Presidente...
A aposta em Brasília é que ela pertença ao Papai Noel, que também se veste de vermelho igual aos petistas, e gosta de ajudar os amigos necessitados...
O roteiro
O avião de Lula saiu Campo de Marte às 9h 45 da manhã de domingo, 7 de setembro, com 4 passageiros, para a reunião de emergência sobre o caso Paulo Roberto Costa.
Chegou em Brasília 11h 38min, com estacionamento em área de autoridades (Hangar 3 do BSB JK).
Como a reunião foi relâmpago, o jatinho partiu de Brasília às 14h 45 e desceu em Congonhas 16h 07min.
Por fim, retornou com os pilotos para BH às 18h 30min.
Ruim para todas
Ainda bem que a Presidenta Dilma sacaneou a Marina, ironizando:
“Não tenho banqueiro me sustentando”...
Do jeito que a Dilma administra, sem saber de nada, até o banqueiro acabaria indo à falência...
O amor é lindo...
Marina deixou ontem seus adversários PTs da vida ao avacalhar que petistas e tucanos sofrem da famosa síndrome de Estocolmo:
“O PT se apaixonou por quem sequestrou seus sonhos: Renan, Sarney, Jader Barbalho, Maluf. Com o PSDB é a mesma coisa”.
Quem vive cortejada pela Oligarquia Financeira nacional e transnacional, como a Marina, deve saber o que diz pelo Twitter...
Quem vive cortejada pela Oligarquia Financeira nacional e transnacional, como a Marina, deve saber o que diz pelo Twitter...
Rebaixada
Depois de ter “demitido tecnicamente”, por repetidas vezes, nos últimos dias, o Ministro da Fazenda de seu desgoverno, Dilma Rousseff nem tem o direito de ficar PT da vida com a agência de classificação Moody´s, por ter revisado a perspectiva de risco do Brasil de estável para negativa.
A inabilidade e incompetência de Dilma fazem jus ao rating BAA2.
A Moody´s adverte que a economia brasileira continuará com crescimento baixo e abaixo do potencial do país, junto com a piora dos indicadores de dívida – graças à manutenção da política de juros altos combinada com a gastança pública.
Jogada da Porto Seguro
Controlada pelo Itaú-Unibanco, a Porto Seguro (Bovespa PSSA3), presidida por Fábio Luchetti, criou uma armadilha para os clientes do cartão de crédito com sua marca que desejam renovar alguns seguros – inclusive o “seguro fiança”, que de seguro não tem nada...
Na tela de renovação ou contratação do seguro fiança, aparece para o corretor a opção de pagamento com cartão de crédito.
No entanto, na hora em que o corretor programa a operação, o sistema alega que não pode usar o cartão para fazer o negócio, e o cliente é obrigado a pagar na modalidade de débito em conta corrente.
O cliente do cartão Porto Seguro Internacional, bandeira Visa, número 4121 7706 9876 71xx, foi vítima desta brincadeirinha da seguradora na hora de renovar o “estelionato-fiança” (negócio com vantagens apenas para a seguradora e não para quem é forçado a fazê-lo, em evidente operação ilegal de “compra casada”, se quiser fazer ou renovar o aluguel de um imóvel).
Providências
O consumidor prejudicado já formalizou uma queixa ao Banco Central do Brasil e à Superintendência de Seguros Privados, exigindo uma providência para que demais consumidores não sejam lesados.
Também fez a denúncia aos organismos e demais órgãos de defesa do consumidor.
E, como os errados temem sempre a pressão das redes sociais, publicou no Facebook, no Twitter e até no “Zap-zap”...
Aliás, o tal “seguro fiança” é um produto praticamente monopolizado da Porto Seguro com a conveniência das imobiliárias, que ainda ganham comissões de corretagem em cima do otário obrigado a pagar os mais absurdos aluguéis do planeta na atualidade.
Marinando...
Os coordenadores do programa de governo da candidata à presidência Marina Silva (PSB) vão encontrar com a iniciativa privada na próxima segunda-feira (15/09), na Amcham – São Paulo, das 9h às 10h 30min.
Walter Feldman, Neca Setubal e Maurício Rands vão expor o programa de governo de Marina e responder a dúvidas do empresariado da plateia.
A Amcham já tinha recebido os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), morto em 13 de agosto.
A Águia está de olho...
O Tio Sam e sua Águia investigam a denúncia de que a Venezuela de Nicolas Maduro esteja fornecendo passaportes para o terrorismo internacional.
O jornalista Moisés Naim denuncia que os serviços secretos de Cuba estariam por trás da parada errada:
"As autoridades canadenses descobriram que um número significativo de cidadãos iranianos e outros cidadãos ligados a grupos radicais islâmicos entraram no país com passaportes venezuelanos. O Centro para a organização Sociedade Livre e Segura, estima que entre 2008 e 2012, pelo menos 173 passaportes venezuelanos foram dadas aos membros desses grupos radicais para vir para a América do Norte. Na verdade, várias pessoas envolvidas em ataques terroristas na Bulgária e Líbano receberam passaportes emitidos na Venezuela, onde os serviços de identificação são controlados por Cuba”.
Hermanos chineses?
Militares brasileiros - e os norte-americanos também - estão de orelha em pé com a construção de uma base aeroespacial chinesa que começa a ser construída em Neuquén – a 1.380 quilômetros de Buenos Aires, a capital argentina.
O ministro do Planejamento argentino, Julio de Vido, garante que a base tem fins exclusivamente pacíficos, dentro do plano chinês de chegar à Lula em 2020.
O acordo dos chineses com os hermanos também prevê a construção de duas barragens, para geração de energia, na Patagônia.
Brasil que funciona
A produção brasileira de grãos da safra 2013/2014 chegará a 195,46 milhões de toneladas, um aumento de 6,80 milhões de toneladas ou o equivalente a 3,6% sobre a safra anterior, de 188,65 milhões de toneladas.
O total de área plantada chega a 56,93 milhões de hectares, o que significa uma alta de 6,3%, se comparada com a de 53,6 milhões de hectares da safra 2012/2013.
A Conab fez a pesquisa do dia 24 a 30 de agosto, levantando informações para a pesquisa em parceria com agrônomos, técnicos do IBGE, cooperativas, secretarias de agricultura, órgãos de assistência técnica e extensão rural (oficiais e privados) e agentes financeiros e revendedores de insumos.
Super Poderosa
Defensores da onda do poliamor acharam muito fofa a reportagem da revista New York Magazine com Martine Rothblatt – que comanda a United Therapeutics – uma das gigantes do setor farmacêutico, avaliada em US$ 5 bilhões.
Aos 59 anos, ela não ganhou destaque apenas por ser uma das 10 executivas mais bem pagas dos Estados Unidos da América.
Mas sim porque fez, em 1994, fez uma cirurgia de “redesignação genital” (mudando de sexo, de homem para mulher).
A reportagem também destacou que Martine Rothblatt é casada com a mesma mulher há mais de 30 anos, com quem tem quatro filhos – o que serviria de inspiração para Agnaldo Silva como uma de suas poderosas personagens da novela global “Império”...
Retrato cinematográfico do futuro próximo
As elites paulistanas estão PTs da vida com o retrato cruel que será feito delas no filme “Jardim Europa”, com estreia agendada nos cinemas para 25 de setembro.
Dirigido por Mauro Baptista Vedia, conta a história de uma família de endinheirados em decadência que se recusam a abandonar um dos mais luxuosos bairros de São Paulo.
Tensão dramático-humorística do filme é quando o pai da família, o boêmio e aristocrata Alberto, depois de anos de afastamento, volta a viver na mesma casa com a mulher Eleonora e seus três filhos adultos: Ana Luiza, Mariana e Luis Felipe (que é escritor).
Já tem gente boa apostando que o filme é o retrato cinematográfico de um futuro muito bem próximo para a classe média-alta brasileira...
A História do Homem Henry Sobel
É o título do filme de André Bushatsky que estreia nos cinemas do Rio de Janeiro e São Paulo nesta quinta-feira.
O longa-metragem biográfico conta a história de quatro décadas de atuação do famoso rabino, carismático, vaidoso e complexo, com filmagens entre 2011 e 2012.
Com enfoque de esquerda, a “A História do Homem Henry Sobel” já é encarado pela caserna como mais uma propaganda contra a imagem dos militares – o que vai gerar boa polêmica...
Futuro da Saúde
O LIDE Interior SP1, presidido por Fábio Fernandes, e o LIDE Saúde – Ribeirão Preto, comandado por Pedro Palocci, promoverão um jantar-debate sobre “O futuro da saúde”.
Terá a participação especial do presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, Claudio Lottenberg.
Será no Espaço Golf, em Ribeirão Preto, no próximo dia 23 de setembro (terça-feira), às 19h 30min.
Oração Penitenciária
11 de setembro de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário