"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

RECORDANDO UM POUCO DE HISTÓRIA

 
Cadetes! Sois a esperança de um Brasil inteligente”, diz a canção da Academia Militar e nós velhos soldados relembramos tempos passados com olhar no futuro que almejamos para nosso país.
 
Com saudade lembramos momentos simples, porém cheios de significados para nossas recordações. Lembramos as letras das canções que nos embalaram nas emoções de jovens e nos carregam dando força para suportar um presente que nos aflige.
 
Recordamos as canções das Armas cantadas com vibração e as cadências firmes de coturnos e botas a marcar as entradas nas entre-alas, após as duras jornadas de instrução. O comando de fora de forma, com o grito de guerra da Arma ou Serviço reboando com força e crença, ainda soam em nossas memórias, apesar das decepções que são legadas na atualidade por omissos Chefes.
Relembramos e sentimos tristeza, ainda que esperançosos de novos tempos que resgatem valores que sempre defendemos ao longo de nossas vidas militares, no Juramento a Bandeira, no Compromisso ao Primeiro Posto, e nas despedidas dos companheiros sacrificados em missões recebidas e hoje esquecidas ou omitidas nas solenidades que, por anos e mais anos, perfilados cultuamos.
 
A primeira chama, agora, foi acesa pelo Comando e alunos da Escola Preparatória de Cadetes ao escolher o nome do Exmº. Sr. Presidente Emílio Garrastazu Médici como Patrono da Turma deste ano, por certo contrariando o pensamento do omisso Comandante da Força Terrestre. 
 
Esperamos que o exemplo cale no fundo do coração e das mentes dos jovens militares. Médici legou um passado onde a corrupção nunca teve abrigo e manteve nosso País imune da chaga terrorista, tornando-se alvo predileto da sanha revanchista. Cultuamos sua memória como cultuamos a de Líderes que nos levaram à jornada de 31 de Março de 1964 e nas lutas travadas em áreas urbanas e rurais para a manutenção da lei e da ordem.
 
Nestes momentos em que se aproxima um novo ano pedimos, em nome dos que honraram e honram seus juramentos em defesa da Democracia, representadas em nossas Constituições, um futuro mais ameno que este marcado pela corrupção, pela má gestão dos bens públicos imposta a todos nós pelo Apedeuta que nos governa, dizendo não saber o que sempre soube muito bem.
 
A “Mão Amiga” estendida pelo Comandante da Força em sua mensagem de Natal, por certo serviu e ajudou a muitos irmãos necessitados, mas afagou e cumprimentou ex-terroristas e corruptos. O “Braço Forte” bem adestrado, em sintonia com um estranho senso de justiça, manteve embainhada a Espada, na atualidade símbolo da força omissa na defesa de companheiros que ao seu tempo cumpriram ordens. Prevaleceu o bom senso, no diálogo com corruptos e na intenção harmonizadora com os que desrespeitam a lei, nunca para dissuadir as ameaças às nossas instituições democráticas e ao nosso patrimônio.
 
Cadetes e jovens militares – “Ides comandar, aprendei a obedecer!” Mas não façam deste lema, incrustado em letras douradas e à vista de todos no Pátio Ten Moura, a obediência aos desmandos, a aceitação da corrupção e que envergonha pretéritos e solenes compromissos juramentados à sombra de nosso auriverde pendão.
 
Dai a nós, velhos soldados, a esperança de melhores dias e estaremos lado a lado em qualquer tipo de luta, cabelos brancos, braços ainda fortes e mãos amigas que não se vendem ao poder corrompido que nos fere.
Um Ano Novo feliz aos soldados do Brasil que não se omitem!

11 de setembro de 2014
José Luis Sávio Costa, já falecido foi Coronel reformado do Exército Brasileiro, dedicou-se às áreas de: Segurança Nacional e Segurança Interna; Inteligência, Contra Inteligência e Operações de Inteligência; Subversão e Contra-subversão. Texto originalmente publicado em 30 de Dezembro de 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário