"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 5 de junho de 2016

MEDINA OSÓRIO RECEBE APOIO IRRESTRITO DAS ENTIDADES DE CLASSE E DA PRÓPRIA AGU



Notícias plantadas contra Osório tiveram efeito contrário
















A suposta demissão do advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, anunciada em O Globo pelo jornalista Jorge Bastos Moreno, com base em informação falsa fornecida pelo próprio Palácio do Planalto, acabou se transformando numa impressionante manifestação de solidariedade ao renomado jurista gaúcho, considerado o maior especialista do país em leis sobre corrupção e improbidade administrativa.
Até o momento, já demonstraram total apoio a Medina Osório a Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), o Movimento de Defesa da Advocacia (MDA) e o Movimento dos Advogados Públicos Aposentados (MAPA).
Em nota oficial, o MDA recebeu com “perplexidade e indignação” os ataques internos ao advogado-geral da União. “Essas notícias e boatos parecem querer desmoralizar um governo que acaba de se iniciar com a difícil missão de passar o Brasil a limpo.”
Já o MAPA disse ser “indesejada, inaceitável e sem sentido prático ou governamental” a ofensiva de setores do Planalto contra Medina Osório.
JUÍZES FEDERAIS
Por sua vez, a AJUFE assinala que “desde que assumiu o cargo, vem prestando apoio institucional ao trabalho desenvolvido pelos órgãos da Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal no combate à corrupção e improbidade administrativa, acrescentando que “o Advogado-geral da União também tem procurado valorizar os resultados alcançados pela Operação Lava-Jato e adota medidas para o ajuizamento de ações judiciais contra aqueles responsáveis pelos desvios de recursos públicos”.
E a nota oficial da ANAUNI revela que “pela primeira vez desde a deflagração da Operação Lava-Jato, a AGU vem tendo espaço mínimo para uma atuação efetiva na defesa do patrimônio público e para a recuperação dos valores desviados do contribuinte”.
“Qualquer tentativa de desmoralizar publicamente um membro da Advocacia-Geral da União com a finalidade de comprometer o adequado desempenho de seu mister institucional de defender o erário, isto é, de defender os valores titularizados pelo cidadão e pelo contribuinte, consistirá num atentado à própria instituição, e, portanto, à República”, diz a Associação Nacional dos Advogados da União, desmentindo as especulações de que atuação de Medina Osório sofria críticas de integrantes da própria AGU.

05 de junho de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário