"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

PT PRESSIONOU DILMA PARA TRIPLICAR VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO




A pressão para que Dilma Rousseff sancionasse o Orçamento de 2015 sem vetar a emenda que triplicou o valor de repasses para o fundo partidário (passa a R$ 868 milhões) veio principalmente do PT.
O partido – que teve seu tesoureiro preso e teme ter as contas bloqueadas em ações na Justiça Eleitoral e outras decorrentes da Operação Lava Jato – não poderá contar mais com doações de empresas por decisão do diretório nacional. Juntamente com o PMDB, a sigla será a mais beneficiada pelo aumento da verba.

Parte do governo avaliava que, com o veto, Dilma mostraria que está em sintonia com o clamor de uma parcela da população que a reprova e, ao mesmo tempo, demonstra profunda rejeição aos partidos. Prevaleceu, no entanto, a avaliação de que seria pior se a presidente precisasse editar uma medida provisória para restabelecer o fundo partidário, que ficaria zerado com o veto.

TUCANADAS

Na véspera de jantar com Dilma, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) dividiu a mesa com Aécio Neves (MG). O tucano quis assegurar que, caso o PSDB formalize pedido de impeachment, o presidente da Câmara o analisará.

Aécio esteve nesta segunda-feira com FHC no Rio. Além do ex-presidente, preocupa os tucanos a postura antiimpeachment dos também paulistas José Serra e Aloysio Nunes.
O PSDB vai requerer, na CPI da Petrobras, a íntegra da gravação que registra o encontro de Jonathan Taylor, ex-executivo da holandesa SBM que denunciou propina na Petrobras, com funcionários da CGU em 2014.

O grupo da CPI que vai a Londres se encontra na quarta-feira com o chefe da CGU, Valdir Simão, para pedir acesso a todos os papeis entregues pelo delator e as providências adotadas.

AVISO PRÉVIO

Relator das contas de 2014 de Dilma, o ministro do TCU Augusto Nardes contou a colegas que avisou a presidente das falhas nos cálculos da Previdência. A conversa teria ocorrido na abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão. Na ocasião, Dilma teria prometido analisar o caso.

22 de abril de 2015
Vera Magalhães
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário