"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

NEGARAM APOIO AÉREO ENQUANTO AS FARC ASSASSINAVAM 10 MILITARES



Os soldados não acreditavam no que estava acontecendo. O comando militar, por ordem de Juan Manuel Santos e do ministro Pinzón, havia dado instruções muito precisas de não prestar apoio aéreo.

Hoje, quarta-feira 15 de abril, durante a madrugada, membros da companhia Alirio Perdomo da coluna móvel Jacobo Arenas das FARC, armados até os dentes com explosivos, morteiros, granadas e fuzis, assaltaram a guarnição do Exército acantonada na vereda La Esperanza, corregimento de Timba, município de Buenos Aires, Cauca.

Pouco antes de uma hora da manhã começou o assédio enquanto os militares dormiam. O ataque foi sem trégua e sangrento. Desde o próprio início do assalto, os terroristas lançaram granadas e morteiros que zumbiam pelos ares e explodiram no meio da tropa.

Nos primeiros dez minutos três soldados morreram assassinados. De imediato, solicitaram apoio aéreo porque a investida dos bandidos era feroz. Haviam apanhado-os desprevenidos já que Juan Manuel Santos, o ministro Pinzón e o general Rodríguez lhes haviam informado que estivessem tranqüilos porque as FARC tinham decretado cessar fogo unilateral.

Confiados em que o apoio aéreo lhes chegaria logo, como nas épocas do governo de Uribe, os soldados agüentaram e agüentaram aguerridamente, tirando forças de onde não as tinham. Porém, passaram os minutos, as horas... os soldados não creditavam no que estava acontecendo. O comando militar, por ordem de Juan Manuel Santos e do ministro Pinzón, havia dado instruções muito precisas de não prestar apoio aéreo.

Quando as munições dos terroristas acabaram, eles se afastaram tranqüilos, apoiados e cuidados pelos indígenas amigos, como se voltassem de um passeio.

Enquanto isso, na guarnição, os soldados fizeram o inventário do ataque: nove soldados e um sub-oficial haviam sido massacrados pelos bandidos aliados do governo de Santos. Em meio à dor e o pranto, cobriram os cadáveres dos assassinados e enviaram 21 feridos graves aos hospitais e postos de saúde próximos.

Estes são outros mortos que devem ser abonados a Juan Manuel Santos, Juan Carlos Pinzón e o general Rodríguez! E que não venham dizer que o tempo impediu a chegada do apoio aéreo, porque os informes meteorológicos indicam que havia condições favoráveis para os vôos na zona.

Que desculpas a cúpula militar vai dar? Que dirão o general Mora e os generais da ativa que viajam a Havana? Continuarão defendendo as FARC, assegurando que os terroristas têm boa-vontade de paz?

Que horas amargas para a Colômbia!

Lista dos assassinados e feridos, até as 8:53 am de 15 de abril de 2015:

1. Sargento-segundo Benavidez
2. Soldado profissional Popayán
3. Soldado profissional Paez
4. Soldado profissional Turriago
5. Soldado profissional Queneme (por confirmar o sobrenome)
6. Soldado profissional Prado B.
7. Soldado profissional Puentes H.
8. Soldado profissional Cotaro
9. Soldado profissional Laquileo
10. Blanco D.

Feridos: 

1. Sargento-primeiro Inocêncio
2. Cabo-primeiro Aquilar
3. Soldado profissional Pinto
4. Soldado profissional Martínez
5. Soldado profissional Benjumea
6. Cabo-segundo Corredor
7. Cabo-segundo Carvajal
8. Soldado profissional Hoyos
9. Soldado profissional Buritica
10. Soldado profissional Huetio
11. Soldado profissional Orellana
12. Soldado profissional Calderón
13. Soldado profissional Aguiar
14. Soldado profissional Gaujinoy
15. Soldado profissional Sánchez
16. Soldado profissional Plazas
17. Soldado profissional Hurtado
18. Sargento vice-primeiro Díaz
19. Soldado profissional Jiménez
20. Soldado profissional Beltrán A.
21. Soldado profissional Benítez O.

Nota da tradutora:

[1] Esse artigo foi escrito com base na informação dos soldados sobreviventes ao massacre, que forneceram a lista feita logo após o resgate dos corpos e traslado dos feridos. Entretanto, hoje ascendeu a 11 os militares assassinados.

[2] Para se ter uma idéia precisa do que e como ocorreu nessa guarnição do Exército no Cauca, ouçam a entrevista exclusiva e dramática que um sargento sobrevivente ofereceu ao programa “La Hora de la Verdad”:http://www.lahoradelaverdad.com.co/hace-noticia/exclusivo-sargento-del-ejercito-relata-como-fue-masacre-de-11-militares-en-el-cauca.html


22 de abril de 2015
 RICARDO PUENTES MELO
Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário