"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 9 de agosto de 2014

SUPOSIÇÕES


Será que a esquerda que enfrentou a ditadura e foi por ela derrotada, possuía entre seus líderes mais expressivos, elementos pertencentes à chamada "elite branca", expressão criada pelo atual governo petista para designar o grupo representativo que, durante a copa, num rompante espontâneo de rejeição, vaiou a presidente Dilma? 

Poderiam eles, os líderes, caso fossem vitoriosos naquela ocasião, situação de hoje, ser classificados com o rótulo de esquerda caviar, inexistente à época, que remete à situação na qual comunistas declarados não abrem mão das delícias do capitalismo?  

É muito provável que a resposta para as duas perguntas seja afirmativa, uma vez que os atuais governantes no Planalto e os beneficiados pela anistia, por serem considerado vítimas, alguns hoje aquinhoados com polpudas indenizações concedidas às custas do contribuinte brasileiro, tiveram origem na camada superior da classe média e vivem hoje um padrão de vida no qual estão presentes as delícias do capitalismo contra o qual lutaram, desfrutando de seus privilégios e confortos, bem ao estilo do cenário imaginados por George Orwell no seu "Animal Farm", quando os porcos que lideraram o levante na fazenda se confundiram, após a consolidação do poder, com os homens e passaram a usufruir dos antigos luxos  e comodidades desfrutados por estes antes da revolução. 

Somente suposições....

09 de agosto de 2014
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário