"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 9 de agosto de 2014

SOBRE DEFLAÇÃO E INFLAÇÃO


 
A ciência econômica possui escolas com as mais variadas definições do que é inflação e deflação. De modo geral, a população, e boa parte dos economistas, entendem inflação como aumento geral do índice de preços. Essa definição não ajuda a entender o que cria inflação de verdade, mas só sua consequência, que é o aumento do custo de vida.
Os preços de mercado estão vinculados a moeda. Somente essa moeda tem a força de interferir na generalidade de preços, sendo raríssimos os casos em que a escassez e utilidade de outro produto qualquer conseguirão interferir no mercado de maneira global. Podemos dizer então que a inflação é um fenômeno monetário.
A moeda é um bem econômico por ser escasso. Quanto mais escassa, mais se valorizará. Quanto menos escassa mais desvalorizada é. Governos costumam desvalorizar moedas expandindo a base monetária, ou seja, criando dinheiro do nada, com duas finalidades: (I) usar esse dinheiro novo para pagar contas públicas e (II) aumentar a oferta de crédito no sistema bancário para consumo popular.
Com isso, o Governo consegue bancar uma política fiscal perdulária e aumentar o nível de consumo do povo, ainda que à custa da poupança interna de quem se esforça para consumir de maneira sustentável, pois esse novo dinheiro ganha seu valor em cima da desvalorização do dinheiro velho que está na mão da população. Há uma transferência de renda do povo para Governo e bancos sem a necessidade de se expropriar dinheiro; um confisco disfarçado. No longo prazo, a falta de poupança interna destroi a capacidade de investimento e o aumento da produtividade nacional, gerando desemprego e pobreza. A desvalorização monetária é particularmente benéfica para os exportadores, pois os produtos nacionais se tornam mais baratos aos investidores estrangeiros, e reduz a quantidade de bens disponíveis ao cidadão brasileiro.
A deflação é a redução da base monetária, ou seja, o Governo retira dinheiro do mercado, aumentando seu valor unitário. A deflação funciona como um transferidor de renda do Governo para a população que poupa, mas reduz o acesso ao crédito insustentável em geral, o que gera sensação de pobreza dentro da população e insatisfação política. Contudo, uma moeda forte gera aumento da compra de bens importados, seja para fins de consumo, seja para fins de investimento em bens de capital, e força a quebra de investimentos nacionais insustentáveis, cujos recursos serão canalizados em projetos onde o país possua maior vantagem comparativa frente a outras nações.
A melhor política monetária seria a deixada em livre-mercado, sem interferência de um Banco Central, em um sistema conhecido em economia como “free-banking”, sem ganhadores e perdedores a priori, o que é uma visão muito distante da realidade brasileira. Na prática, dentro de um sistema não-ideal controlado monopolisticamente pelo Governo, políticas deflacionárias são custosas ao Governo e o perigo para a população seria apenas de curto prazo, enquanto políticas inflacionárias são lucrativas ao Governo e muito ruins para a população em médio e longo prazo.
09 de agosto de 2014
Bernardo Santoro é Diretor do Instituto Liberal, Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ e Mestre em Teoria e Filosofia do Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário