"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 9 de agosto de 2014

O LIVRE PENSAMENTO



“A filosofia distrai, a teologia engana e a arte decora e consola.”

O livre pensamento é o mais precioso dom que alguém pode receber do Absoluto.

Aristóteles (que viveu antes de Cristo) e Tomás de Aquino (séculos depois) nos legaram uma espécie de Manual do Usuário do cérebro.

Milênios antes deles, o homem foi capaz de edificar as Pirâmides. Já sabia como usá-lo mas não descreveu o seu funcionamento.

Conceitos de Deus, de eternidade e de milagre nos são difíceis de entender.

Uma vez, um genial professor me disse: “Para quem só conhece duas dimensões, o copo redondo sobre a mesa é apenas um círculo”.

Os poderosos de hoje ignoram a sua insignificância. Broncos e arrogantes.

O pensamento sem dogmas flui como a música. Arrebata, alimenta e maravilha.

Nossa vida deve ser como o segundo movimento da Sinfonia n.º 5 de Tchaikovsky.

“Andante cantabile, con alcuna licenza “

09 de agosto de 2014
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador. Como não é adivinho, escreveu este artigo com ajuda da sábia irmã Biduzona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário