"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

STJ LIMPA FICHA DE LINDBERGH


O STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou ontem decisão do Tribunal de Justiça do Rio que condenou o senador Lindbergh Farias (PT) por improbidade administrativa. A decisão suspendia os direitos políticos do petista por cinco anos e ameaçava sua candidatura ao governo do Rio, pois poderia enquadrá-lo na Lei da Ficha Limpa, por se tratar de decisão colegiada. A defesa do senador afirma que não havia risco porque a decisão não apontava enriquecimento ilícito.
 
O processo analisava supostas irregularidades na escolha da empresa para manutenção de iluminação pública em Nova Iguaçu (RJ), cidade em que o petista foi prefeito entre 2005 e 2010. A Luxelen Montagens Elétricas foi contratada sem licitação. A decisão foi classificada pelo senador à época como uma "aberração jurídica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário