"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 8 de julho de 2017

ROBERTO JEFFERSON ENTRA NUMA BRIGA INÚTIL, TENTANDO SEGURAR O MANDATO DE TEMER


BRASILIA, DF, BRASIL, 13-04-2017, 14h30: Entrevista com o Presidente PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) Roberto Jefferson Monteiro Francisco, na sede do partido em Brasília DF (Foto: Igo Estrela/Folhapress, PODER)***EXCLUSIVO*** ***ESPECIAL***
Jefferson diz que Temer é acusado “injustamente”
O ex-deputado Roberto Jefferson está de volta à política com força total. Cassado em 2005 e condenado a 7 anos e 14 dias de prisão por receber R$ 4,5 milhões do chamado “valerioduto”, cumpriu mais de um ano em regime fechado, mas depois conseguiu que o Supremo perdoasse o restante da pena. Teve graves problemas de saúde, foi operado de câncer no pâncreas, com retirada de parte do duodeno, mas se recuperou, reassumiu a presidência do PTB, que mantém como se fosse um cargo vitalício, e se tornou um dos maiores aliados do presidente Temer.
PRESSÃO DIRETA – Jefferson está influindo diretamente para que o pedido de processo contra Temer seja rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça na Câmara, de forma a facilitar sua recusa pelo plenário da Câmara. Nesse sentido, determinou ao líder do PTB, o deputado goiano Jovair Arantes, que pressione as demais lideranças da base aliada para que substituam todos os titulares e suplentes da CCJ que pretendam votar contra Temer.
Jefferson aposta na possibilidade de o atual presidente continuar no poder até o final do mandato em 31 de dezembro de 2018. Por isso, transformou o PTB num partido que apoia o governo de forma incondicional.
Neste ano, Jefferson já se reuniu com Temer quatro vezes, para garantir ao PTB a parte que lhe toca no latifúndio político federal, visando a formar uma forte bancada na eleição de 2018, quando o ex-deputado pretende ser candidato, junto com a filha, Cristiane Brasil, que é vice-líder na Câmara.
AFASTAR OS REBELDES – Atualmente, o PTB tem 17 deputados federais e formou um bloco parlamentar com o PROS, PSL e PRP, com 24 integrantes no total. A liderança do bloco foi oferecida ao deputado Eros Biondini (PROS-MG), mas quem manda mesmo é Roberto Jefferson, através do líder petebista Jovair Arantes, que ganhou visibilidade nacional como relator do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara.
Por determinação direta de Jefferson, o líder Arantes cobrou das demais lideranças do governo um controle radical sobre os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para evitar traições a Michel Temer e acelerar a análise da denúncia contra o presidente, para que seja rejeitada o mais rápido possível. A intenção é substituir os deputados que sejam a favor da abertura do processo.
ACELERAR A DECISÃO – Temer sonha em fazer a Câmara rejeitar logo o processo, mas tudo tem seu tempo. O presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), quer disputar o governo de Minas em 2018, está adorando a visibilidade e vai valorizar ao máximo os trabalhos da Comissão, com a cumplicidade de Rodrigo Maia, que já está convencido de que Temer não conseguirá resistir.
No Congresso, todos sabem que as explosivas delações do doleiro Lúcio Funaro e do ex-deputado Eduardo Cunha logo serão reveladas, destruindo o que ainda resta da imagem de Temer, se é que ainda sobrou alguma coisa.  Mas Roberto Jefferson acha que Temer não é cavalo paraguaio e pode conseguir se segurar. É um dos poucos que ainda acreditam nisso.
O presidente do PSDB, Tasso Jereissati, acha que Temer não tem mais condições de permanecer e está conduzindo os tucanos a debandar. O principal, segundo Jereissati, é manter a equipe econômica e evitar maiores turbulências, com Rodrigo Maia assumindo a Presidência e tocando o barco.
###
PS – Tasso está com a razão, precisa ser ouvido. Temer não possui condições de governar e o mais importante é garantir a estabilidade do país. Jefferson vai quebrar a cara, mas logo dará a volta por cima e fará um acordo com o presidente interino Rodrigo Maia, para continuar garantindo a parte que lhe toca no latifúndio federal. O Brasil é assim. Justamente por isso, os analistas estrangeiros não conseguem entender como funciona a Tropicália. (C.N.)

08 de julho de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário