"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

PERGUNTAR NÃO OFENDE... (PRINCIPALMENTE QUANDO OS OFENDIDOS É QUE PERGUNTAM...)

Quem pagará os empréstimos de Eike Batista no BNDES, na Caixa e no Banco do Brasil?   

Celso Serra
O jornalista Elio Gaspari publicou a seguinte informação sobre um dos empréstimos feitos por Eike Batista em instituições financeiras estatais, que manipulam recursos públicos:

Enquanto isso, a Caixa Econômica continua à cata das garantias do empréstimo de R$ 4 bilhões do Fundo de Marinha Mercante que fez ao estaleiro OSX. Elas eram compostas por ações da empresa (que viraram pó), pelo empreendimento (um terreno no porto do Açu), pelo aval do empresário e por uma apresentação em PowerPoint. Sobrou o PowerPoint.”
 
Surgem, então, algumas reflexões prostituídas, digamos assim:

 1)  as ações das empresas de Eike, trocadas por uma dúzia de ovos, são um mal negócio;

 
2)  Eike declarou que o patrimônio dele atualmente é negativo em mais de US$ 1 bilhão;
 
3)  Logo, o terreno já foi para o brejo e o papel que assinou a concessão do aval só serve para embrulhar peixe no mercado;

4)  Assim, o prejuízo da Caixa Econômica será “socializado”, isto é, coberto por grana tungada do povo brasileiro (impostos).
 
5) O mesmo fenômeno financeiro ocorrerá com os generosos empréstimos conseguidos por Eike junto a outras instituições do Estado, como o Banco do Brasil e o BNDES.

6) Aliás, um dos financiamentos concedidos pelo BNDES (leia-se: Luciano Coutinho), de meio bilhão de reais, está “garantido” pelo Banco Votorantim, que é controlado pelo Banco do Brasil. Ou seja, fica tudo em casa…


01 de outubro de 2014
Celso Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário