"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

DÓLAR FECHA EM ALTA E MOSTRA A PREOCUPAÇÃO DO MERCADO COM EVENTUAL NOVO MANDATO DE DILMA

 

dolar_25Estouro da boiada – A moeda norte-americana fechou em alta nesta quarta-feira (1), um dia depois da divulgação das recentes pesquisas Ibope e Datafolha sobre a corrida presidencial.

A liderança de Dilma Rousseff em ambas as pesquisas que o mercado financeiro está pessimista com a possibilidade de um segundo mandato da petista.

O dólar subiu 1,5% e encerrou os negócios valendo R$ 2,4848, a maior cotação desde dezembro de 2008. Na semana, a moeda ianque acumula alta de 2,85% e no ano, de 5,4%.

Essa reação do mercado de câmbio, apesar das seguidas intervenções do Banco Central, confirma o que vem noticiando o ucho.info. Os investidores não acreditam em uma solução de curto para a crise econômica que há muito vem chacoalhando o Brasil. Dilma, sempre abusando da mitomania, insiste em dizer que a culpa é do cenário internacional, mas está claro que o problema é caseiro.

Desde que chegou ao principal gabinete do Palácio do Planalto, Dilma adotou mais de duas dúzias de medidas de estímulo à economia, sem que ao menos uma tivesse produzido algum resultado minimamente positivo. Apesar de todo esse histórico de desacerto, a candidata petista continua fazendo promessas de mudanças na economia a partir de 2015.

Por mais que a presidente-candidata tente convencer seus interlocutores, acreditar em qualquer promessa na seara econômica é o mesmo que passar recibo de inocente. Isso porque o governo petista de Dilma abandonou o chamado tripé econômico (meta de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal), tão necessário para manter a crise afastada o maior tempo possível.

Sem fazer a lição de casa, o governo do PT nem em sonho conseguirá reverter a crise no curto prazo, como vem sinalizando o ainda ministro Guido Mantega, da Fazenda, o primeiro a ser demitido por antecipação. A grande questão é que o governo prefere aposta suas fichas na elevação do consumo como forma de reverter a crise, quando a solução seria investir em setores essenciais, como infraestrutura, por exemplo.

No momento em que as agências de classificação de risco rebaixarem a nota do Brasil, o que pode acontecer em breve, os cidadãos de bem sentirão na pela os efeitos colaterais de um governo irresponsável, paralisado e incompetente. O primeiro reflexo será a dificuldade de financiar o setor produtivo, pois os investidores internacionais certamente migrarão para mercados mais confiáveis. Considerando que a indústria nacional não vive o melhor momento, o negócio é apertar o cinto.

01 de outubro de 2014
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário