"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

POLÍCIA CIVIL DO DF APURA DESVIOS NA FUNDAÇÃO BB

Gabinete do presidente da Fundação do Banco do Brasil, Jorge Alfredo Streit, foi alvo de operação. Entidade tem R$ 180,2 milhões para aplicar em convênios

Edifício sede do Banco do Brasil em Brasília
Polícia Civil do DF apreendeu documentos no gabinete do presidente da Fundação do BB (Adriano Machado/Bloomberg/Getty Images)
A Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu documentos - dois DVDs e um CD - no gabinete do presidente da Fundação do Banco do Brasil, Jorge Alfredo Streit. A entidade é suspeita de desvio de dinheiro repassado a ONGs e instituições que investem em projetos sociais.
 A polícia levou também seis computadores de outros servidores do órgão. A operação ocorreu na última quinta-feira e é conduzida em sigilo.
Vinculada ao Ministério da Fazenda, a Fundação repassou 223,9 milhões de reais para 937 convênios ou contratos com outras entidades. Em 2013, ela tem 180,2 milhões de reais para aplicar.
Ex-candidato do PT ao governo de Roraima e ligado ao movimento sindical, Jorge Streit foi indicado ao cargo em 2010 pelo partido. A polícia se surpreendeu com o fato de ele não utilizar o computador da fundação, mas um notebook. A polícia copiou todas as informações de uma central dos computadores na expectativa de acessar troca de informações por e-mail e dados.
 O esquema, segundo investigadores, está incorporado ao modus operandi da fundação e só foi descoberto porque uma servidora colaborou. A polícia não descarta pedir o afastamento de Streit, se ele interferir na investigação.
Procurado, Streit não quis comentar. A fundação está colaborando com a polícia. Ela já foi investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, no Congresso Nacional, por repasses feitos a uma ONG de Jorge Lorenzetti, conhecido como churrasqueiro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ONG tinha quatro contratos com a fundação até o ano passado.
05 de setembro de 2013
Veja
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário