"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

AÇÃO POLICIAL CONTRA MASCARADOS NAS MANIFESTAÇÕES

 

Leiam o que afirma Catarina Alencastro, no Globo. Volto em seguida.
 
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal espera 50 mil manifestantes no dia 7 de setembro, quando quatro grandes eventos acontecerão em Brasília. Para conter atos de vandalismo e violência em meio ao desfile do Dia da Independência e o jogo amistoso Brasil x Austrália, o efetivo policial terá um aumento superior a 300%. O comando da Polícia Militar do DF avisa que prenderá todos os mascarados.
 
“Nós não queremos ver se repetir no DF o que nós temos visto em outras unidades da federação. Vamos agir com rigor para que aquelas pessoas que não querem se divertir sejam detidas. Qualquer um que sair da norma se transforma num contraventor e será preso. Mascarados vão ser detidos”, alertou o comandante geral da Polícia Militar do DF, Jooziel Freire Melo.
 
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, cerca de 150 mil pessoas estarão circulando pela cidade ao longo dos quatro eventos que a capital federal sediará no 7 de setembro: o tradicional desfile cívico, pela manhã, o jogo do Brasil, à tarde, o evento Celebrar Brasília, no início da noite e um Congresso de Dermatologia, que ocorrerá no Centro de Convenções próximo ao Estádio Mané Garrincha.
Para dar conta de tudo isso, haverá um efetivo extra de 4 mil policiais militares; 150 policiais civis, 110 homens do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e 320 bombeiros. Somado ao efetivo que normalmente atua em Brasília, a cidade contará com 6.250 policiais militares no próximo sábado.
 
“Temos a informação de que, entre manifestantes de bem, pessoas vão se infiltrar para promover atos de vandalismo e violência. Há a informação de que há, inclusive, pessoas vindo de outros estados para cá. Sabemos que milhares de famílias, mulheres, crianças se deslocarão para o jogo. Não vamos permitir que atos de violência ponham em risco a integridade dessas famílias”, disse o secretário de segurança pública, Sandro Avelar, ressalvando que o trabalho da polícia será conciliar o direito que as pessoas têm de se manifestar pacificamente com o daqueles que querem participar dos eventos festivos e esportivos da cidade.
 
A polícia sugere que quem for ao jogo se dirija ao estádio com a maior antecedência possível — o jogo começa às 16h e os portões serão abertos às 13h. E que não leve bolsas, mochilas e sacolas, pois as mesmas serão revistadas. A expectativa da Secretaria é que 30 mil pessoas assistam ao desfile; 68 mil ao jogo e 15 mil participem do evento Celebrar Brasília.
 
Voltei

Vocês sabem que defendo, sim, que a Polícia obrigue mascarados a se identificar. Até porque, reitero, na democracia, quem esconde a cara não quer coisa boa. Quanto a deter qualquer pessoa mascarada… Aí me parece que o comandante da Polícia Militar do Distrito Federal está exorbitando. Um mascarado que não esteja quebrando nada nem incitando a violência — que seja, em suma, pacífico —vai ser detido por quê? Com base em que fundamento? Imaginem se uma declaração como essa é dada pela Polícia paulista… A rede suja na Internet, financiada por estatais e por gestões petistas, estaria fazendo a festa. Mas como é a polícia do petista patriota Agnelo Queiroz, então tudo bem…
Quanto ao comandante afirmar que não quer ver no DF repetidos os mesmos atos das outras unidades da federação, dizer o quê? Do ponto de vista institucional, Brasília abrigou as manifestações mais agressivas. Ou depredar um ministério — o Itamaraty — e sapatear sobre o Congresso, com tochas acesas, lhe pareceram coisas menores?
 
05 de setembro de 2013
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário