"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

STF reafirma seu poder para detonação imediata de mandato de deputados condenados no Mensalão

 
O Legislativo levou ontem uma trombada do Judiciário, colaborando ainda mais a confusão institucional tupiniquim. E os deputados mensaleiros se deram mal. O Supremo Tribunal reafirmou sua decisão de que a perda de mandato dos parlamentares condenados na Ação Penal 470 deva acontecer automaticamente com a conclusão total do julgamento de todos os recursos.

O STF interpretou que cabe à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados apenas declarar vago o posto do deputado condenado. Assim, tão logo o Mensalão seja considerado, de verdade, “transitado em julgado”, ficam sem emprego os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), José Genoíno (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). Assim que se transformarem em cidadãos comuns, sem imunidade do mandato, os quatro migrarão do paradisíaco parlamento para o infernal parlatório da cadeia – mesmo que em regime semi-aberto. Mas o grande golpe para os mensaleiros é perder os direitos políticos.

O Super Presidente do STF, Joaquim Barbosa, aproveitou para dar seu recado cuidadoso ao parlamento: “Os cuidadosos votos proferidos pelos ministros desta Corte não deixaram qualquer margem para dúvida sobre a atribuição do Supremo Tribunal Federal nessa matéria, cabendo a esta Corte a decisão final sobre a perda dos mandatos eletivos pela prática de crime contra administração pública, reservando-se à Câmara dos Deputados a providência meramente declaratória desse perda”

Agora, o grande mistério do julgamento do Mensalão é se o STF aceitará ou não os embargos infringentes como recursos válidos. Barbosa queria que a questão fosse resolvida antes dos protestos de rua marcados para o feriado de sábado, 7 de setembro, quando o Brasil comemora sua suposta Independência. Por enquanto, nada está certo para uma polêmica sessão extra de sexta-feira no STF. De repente, empurrar a decisão para semana que vem pode alimentar, ainda mais, a bronca dos manifestantes que cobram uma solução final para o caso dos mensaleiros – até agora, na prática, ainda impunes.

Pela atual pressão de opinião pública, será muito complicado, politicamente falando, se a maioria do STF resolver que os embargos infringentes podem ser aceitos para alterar sentenças do Mensalão, como prevê o regimento do STF, ao arrepio da legislação em vigor sobre o assunto. O casuísmo de fazer um regulamento ficar acima de uma lei pode ter um custo institucional muito alto. Tal golpe disfarçado, dependendo dos protestos que gerar, tem consequências imprevisíveis.


Denúncia Gravíssima: Cubanagem contra o EB


Na Amazônia é comum médicos das Forças Armadas atenderem no SUS, especialmente em São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.
 
Por isso, torna-se assustadora a Carta de Demissão de um Aspirante do Exército em São Gabriel da Cachoeira.
 
O médico militar foi forçado a se demitir para dar lugar a um “médico” cubano...
 
Mentira fora do ar
 
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo decidiu ontem tirar do ar uma propaganda mentirosa do PT.
 
Na inserção de TV e rádio, questionada judicialmente pelo PSDB, o deputado petista Luiz Marcolino fez acusações, em tom eleitoreiro, contra o Governo do Estado de São Paulo.
 
Distorcendo as investigações em curso, o deputado, em sua fala, acusou o governo estadual de ter desviado dinheiro do metrô e da CPTM.
 
Ação judicial
 
O governador Geraldo Alckmin já entrou na Justiça com pedido de indenização contra a Siemens, empresa denunciante e participante do cartel.
 
As investigações feitas pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) apuram denúncia de formação de cartel nas obras de trens e do metrô.
 
Além de omitir o conluio entre as empresas participantes para fraudar licitações neste caso, o PT faz questão de não lembrar que seu governo mantém pelo menos 10 negócios com a mesma transnacional – todos eles com indícios de graves irregularidades.
 
Mensalão interno?


 
Vai encarar a cadeia?


Tudo é Possível


Batendo no Super Barbosa?


Dá pra fazer um acordo?

 
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
05 de setembro de 2013Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário