"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

TEMER RECUA E CANCELA O DECRETO QUE CONVOCOU AS FORÇAS ARMADAS


Raul Jungmann anunciou a revogação do decreto
“A desordem não será tolerada. Não serão toleradas essas manifestações que descambem para o vandalismo e para a violência”, disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann, ao anunciar que o presidente Michel Temer revogou nesta quinta-feira (25), por meio de uma edição extraordinária do “Diário Oficial da União”, o decreto que autorizou o uso de tropas das Forças Armadas na Esplanada dos Ministérios.
No decreto que revogou o ato anterior, o presidente afirma que, “considerando a cessação dos atos de depredação e violência e o consequente restabelecimento da Lei e da Ordem no Distrito Federal, em especial na Esplanada dos Ministérios”, ele decidiu retirar os militares das ruas de Brasília.
O decreto publicado nesta quinta-feira tem apenas dois artigos:
Art. 1º Fica revogado o Decreto de 24 de maio de 2017, que autoriza o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal;
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 25 de maio de 2017; 196º da Independência e 129º da República.
REUNIÃO NO PLANALTO – A decisão se deu menos de 24 horas após a assinatura do decreto que determinou o envio de tropas das Forças Armadas para o Distrito Federal. Na manhã desta quinta, Temer se reuniu, no Palácio do Planalto, com ministros de seu núcleo político e de defesa para avaliar a eventual saída dos militares da Esplanada e optou pela revogação do decreto.
Participaram da reunião com o presidente da República os ministros Raul Jungmann (Defesa), Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral), Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional).
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Conforme assinalamos aqui na Tribuna da Internet, o decreto foi apenas pirotécnico, baixado depois de terminado o protesto e a baderna. Os militares não podem ficar patrulhando as ruas quando não há manifestações nem ameaças à ordem pública. As Forças Armadas não têm verbas nem logística para manter esse tipo de rotina, que exige rigoroso planejamento. O que é preciso é convocar os militares, antecipadamente, toda vez que for “programado” esse tipo de manifestação. Até porque os milicos não usam balas de borracha e atiram para valer… (C.N.)

25 de maio de 2017
Deu no G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário