"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

OS JOVENS CADA VEZ MAIS REPUDIAM O ESQUERDISMO: E O PRINCIPAL MOTIVO DISSO É MUITO CLARO

Ninguém aguenta, menos ainda os mais novos.REUNIÃO COM JOVENS NO INSTITUTO LULA, 2014; FOTO: RICARDO STUCKERT


Recentemente, tratei das razões que fazem o povo mais pobre odiar o esquerdismo. 
Em essência, é porque o esquerdismo os odeia; ou a seus costumes, hábitos e afins. Hoje, porém, falo dos jovens.

Sim, claro que boa parte da juventude ainda se diz esquerdista e ainda se aproxima do esquerdismo. Mas é um número cada vez menor, e a evasão se observa de forma nítida. Em muitos casos, e eles são cada vez mais comuns, há até mesmo repúdio expresso, com direito a demonstrações cada vez mais evidentes e assunção orgulhosa de postura anti-esquerdista (algo simplesmente impensável na minha época de faculdades de humanas, cerca de vinte anos atrás).

Mas por que isso acontece? Simples. Reposta curta: a esquerda é chata demais e a molecada odeia chatice. Mas vamos à explicação mais longa, também.

Dois outros fatores também são importantes, quais sejam: a perda do caráter transgressor e o abuso da trapaça. Isso influi muito, mas o principal ainda é a chatice. Explicarei rapidamente os dois primeiros, mas o foco aqui é o último.

A perda do caráter transgressor consiste no fato de que, atualmente, a esquerda representa o poder. Até o impeachment, que ocorreu há poucos dias, eles estavam no governo, e isso por mais de 10 anos. Os jovens de hoje nem mesmo SABEM o que é um governo federal não-esquerdista.

Já o abuso da trapaça diz respeito ao monte de malandragens que os militantes adotam achando que darão certo pra sempre, mas em médio e longo prazos (sobretudo com os mais novos) o tiro sai fortemente pela culatra. A produção indiscriminada de fanfics, as narrativas flagrantemente falsas, o uso do “amiguismo ideológico” em espaços da grande imprensa, enfim, tudo isso a molecada vê. E condena. E pega raiva.

Ainda assim, mesmo com esses dois pontos importantes, creio que a chatice ainda fala bem mais alto. É ela que afasta de vez a turma mais nova. Porque, sim, a esquerda é chata demais. Muito chata. Insuportavelmente chata. E aí não tem como alguém gostar, especialmente a molecada.

Imagine-se antes dos seus 20 anos, querendo fazer festa, namorar, rir de boas piadas, beber, ouvir música, viajar etc. Ok. Há uma turma que proíbe ou limita algumas dessas farras, enquanto a outra as estimula e reclama com quem põe barreiras. Durante anos, o papel da “direita” foi o de ser esse bedel; hoje, a esquerda que faz isso.

Tudo é problematizado, tudo precisa ter uma justificativa social, tudo oprime, tudo deve ser “desconstruído”, e assim por diante. Claro que ninguém aguenta. A meia dúzia que enche o saco nas redes sociais faz parecer que sejam muitos, mas a GRANDE MAIORIA não tem paciência para chatices engajadas.

E aí vem uma rapaziada totalmente anti-esquerda fazendo aquele monte de piada que o outro lado acha um absurdo, falando que não tem mesmo que problematizar todas as coisas e que está liberado fazer festa e zueira sem medo de cometer algum sacrilégio ideológico. Não é preciso ser um gênio da psicologia para presumir qual lado atrairá os jovens.

O resto é história.

Pode ser que depois a coisa volte e a esquerda novamente se torne a “legal”. Não duvido e até acredito que aconteça em alguns anos; creio que seja mesmo pendular.

Mas, ao menos por ora, o esquerdismo é chato da paróquia. E por isso a juventude, em sua maioria, passa longe.


19 de outubro de 2016
Fernando Gouveia é co-fundador do Implicante, onde publica suas colunas às segundas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário