"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

BOMBA-RELÓGIO

PRISÃO DE CUNHA AUMENTA RECEIO NO PLANALTO E EM ALIADOS DE DELAÇÃO PREMIADA
DEPUTADO CASSADO FOI PRESO NA LAVA JATO NESTA QUARTA-FEIRA


ENTORNO DE MICHEL TEMER NÃO ACREDITA QUE CUNHA TENHA ELEMENTOS PARA COMPROMETER O PRESIDENTE, MAS PODE ATINGIR O NÚCLEO DURO DO PALÁCIO DO PLANALTO (FOTO: ESTADÃO CONTEÚDO)


Na avaliação de aliados e do governo federal, a chance de uma delação premiada de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) agora com a sua prisão tornou-se real e aumentou a apreensão entre os políticos.

O deputado foi cassado nesta quarta-feira, 19, por ordem do juiz Sérgio Moro. No despacho, o magistrado alega risco de fuga, ‘à ordem pública e à instrução do processo’. Cunha é acusado de manter contas secretas na Suíça abastecidas por propina do petrolão. Ele também responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção e lavagem de dinheiro em fatos relacionados à aquisição de navios-sonda da Petrobras.

No entanto, o entorno de Michel Temer não acredita que Cunha tenha elementos para comprometer o presidente em uma eventual delação premiada. Por outro lado, o núcleo duro do Palácio do Planalto pode ser atingido.

Com a preocupação de uma retaliação, a ordem do governo federal é para que ministros evitem fazer comentários ou declarações públicas sobre a prisão do ex-presidente da Câmara e amenizar os possíveis estragos.



19 de outubro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário