"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 14 de junho de 2016

JUIZ SÉRGIO MORO DEVE CONDENAR LULA A PENAS MAIORES DO QUE JOSÉ DIRCEU

Charge do Boopo, reproduzida do Humor Político


Juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, vai analisar pedido de prisão preventiva e até denúncia contra o ex-presidente Lula por suspeita de obstruir as investigações da Lava Jato junto com Delcídio Amaral. 

Entenda o que pode acontecer a Lula ao ser processado e julgado na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba.

LULA PODE SER PRESO?Pode, pois está sob análise de Moro o pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público de São Paulo, que denunciou o petista por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica por supostamente ter ocultado a propriedade de um tríplex no Guarujá, no litoral paulista.

Por decisão da Justiça de São Paulo, o caso foi remetido para Moro e, posteriormente, por decisão de Teori, foi remetido para o Supremo, que agora decidiu devolveu o caso para o juiz da Lava Jato para que ele decida se vai aceitar a denúncia do MP paulista e, eventualmente, se vai mandar prender o ex-presidente.

Além disso, a própria força-tarefa da Lava Jato, caso considere já possuir elementos suficientes, pode pedir a prisão do petista.

SÃO QUANTOS INQUÉRITOS? – Na decisão de Teori, foram remetidos três inquéritos para Moro, mas além disso Lula continua respondendo a dois inquéritos no Supremo, que envolvem autoridades com prerrogativa de foro.

O QUE OS INQUÉRITOS APURAM?
Dos três inquéritos devolvidos para Moro, um apura as suspeitas de corrupção, ocultação de patrimônio e formação de quadrilha envolvendo o sítio em Atibaia utilizado pela família de Lula e que recebeu obras de empreiteiras sob investigação. Outro inquérito apura as suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo os pagamentos de empreiteiras para a empresa de palestras de Lula, a LILS Palestras e Eventos. O terceiro inquérito apura o tríplex no Guarujá atribuído ao petista.
Há ainda duas investigações no Supremo envolvendo Lula. Uma contra ele, Dilma Rousseff e José Eduardo Cardozo por suspeita de tentar obstruir as investigações da Lava Jato e outra que é o principal inquérito da Lava Jato na Corte, que envolve mais de 50 políticos e pessoas sem foro privilegiado, como o ex-presidente, acusadas de participar da quadrilha que teria loteado políticamente a Petrobrás em um esquema de corrupção que abasteceu partidos e políticos.

Além destes inquéritos, Lula também é alvo de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República que o acusa de atuar junto com o ex-senador Delcídio Amaral e o banqueiro André Esteves para tentar obstruir a Lava Jato por meio de pagamentos à família do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró para que ele não fizesse delação premiada. 

Janot argumentou na denúncia que, como Delcídio não detém foro privilegiado mais, depois que perdeu o mandato, o caso deveria ir para a primeira instância. Com isso, caberá ao juiz Sérgio Moro decidir sobre a ação penal.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em tradução simultânea, Lula não tem a menor chance de escapar da prisão ao ser julgado na República de Curitiba. Cometeu tantos crimes que sua condenação pode ser maior do que as penas de José Dirceu. (C.N.)



14 de junho de 2016
Mateus Coutinho, Julia Affonso e Fausto Macedo
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário