"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 30 de agosto de 2014

RETRAÇÃO NA ECONOMIA ERA ESPERADA, COMO EFEITO NEGATIVO DA COPA DO MUNDO

  

Para Silvia Matos, economista da Fundação Getúlio Vargas, a retração do PIB já era esperada. O efeito da Copa do Mundo, segundo ela, foi mais sentido em junho, no início da competição. Isso porque houve um acumulo maior de feriados excepcionais nas cidades-sede e dias de dispensa antecipada de trabalhadores.

Com menos pessoas a produzir, a economia encolheu. “Uma estagnação ou uma pequena queda já era esperada, mas a Copa ajudou o resultado a ser um pouco pior”, acrescentou.

Desde o fim de 2013, o PIB está estagnado, passado o boom do crédito e sob efeito de juros e inadimplência maiores. Endividadas, as famílias já não têm o mesmo ímpeto para gastar. A inflação maior neste ano (e concentrada em alimentos) também corroeu seus rendimentos, o que freou o consumo de bens de menor essencialidade.

Os investimentos, por seu turno, sofrem com a menor confiança de empresários, também com mais juros mais elevados e bancos menos dispostos a emprestar diante das incertezas da economia do país.
INDÚSTRIA

Sob o prisma da produção, a indústria sente os reflexos do menor consumo (especialmente de bens de maior valor, como veículos) e a competição cada vez maior com produtos vindos do exterior. Até mesmo os serviços, que sustentavam o PIB, já mostraram contração na esteira da crise da indústria (que contrata serviços de transporte, consultorias, empresas de terceirização e outros) e do consumo dos lares do país.

Outro fator que inibe o consumo é o esfriamento do mercado de trabalho. É que o rendimento cresce menos e com a fraca geração de postos de trabalho – nas maiores regiões metropolitanas do país, o cenário é pior: há queda no número de trabalhadores ocupados.

COMÉRCIO EXTERIOR

De abril a junho, as importações apresentaram queda de 2,4% em relação a igual período do ano passado. No comparativo com o trimestre anterior, o recuo foi menor, de 2,1%.

Segundo o IBGE, tiveram destaque negativo na pauta de importações as máquinas e tratores, as compras da indústria automotiva, de equipamentos eletrônicos, de materiais elétricos, da indústria extrativa mineral, dentre outros.

Por outro lado, as exportações de bens e serviços cresceram 1,9% em relação ao segundo trimestre de 2013. A alta foi ainda maior, de 2,8%, quando comparada com os três primeiros meses de 2014.
O índice cresceu impulsionado pelo aumento nas vendas externas de produtos da indústria extrativa mineral (sobretudo petróleo e carvão), da metalurgia, da agropecuária e de outros segmentos.
 
30 de agosto de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário