"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

DILMA CAI NAS PESQUISAS E AÉCIO SOBE. E LA NAVE VA...

  

A presidente Dilma Rousseff teve uma queda de seis pontos percentuais nas intenções de voto para presidente, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), realizada em parceria com a MDA e divulgada na manhã desta terça-feira (29).

No cenário que mede a intenção de voto estimulada, a presidente aparece com 37% da preferência do eleitorado, número que era de 43,7% em fevereiro.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, aparece com 21,6% das intenções de voto em abril, frente a 17% no início deste ano.

O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), soma 11,8% das intenções de voto, avanço de pouco menos de dois pontos percentuais em relação a fevereiro de 2014. Brancos e nulos chegaram em 20% e o porcentual dos que não sabem ou não responderam atingiu a 9,6%.

NANICOS

O levantamento CNT/MDA também testou cenários com os chamados candidatos nanicos. Quando entram na disputa José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), Dilma soma 36,5% das intenções de voto, frente a 21,5% do senador Aécio Neves e 11,2% de Campos.

Num outro cenário testado, em que figuram como candidatos Magno Malta (PR) e Pastor Everaldo (PSC), Dilma aparece com 36,4% das intenções de voto, seguida por Aécio (21,2%) e Campos (11,1%). Malta soma 0,6% das intenções de voto e Everaldo, 0,4%.

De acordo com a CNT, os resultados mostram uma “arrancada” de Aécio e de Campos, que passam a “capitalizar votos que a presidente Dilma vem perdendo”. Para a Confederação, isso aumenta a possibilidade de um segundo turno nas eleições presidenciais deste ano.

ELEIÇÕES

Conforme os dados divulgados nesta terça-feira, em qualquer cenário há tanto possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno ou de ocorrer segundo turno. Dilma vence no primeiro turno se tiver mais do que a metade da soma dos demais candidatos. Apesar de isso ocorrer em todos os cenários, a margem de erro impede qualquer afirmação.

Em eventual segundo turno com Aécio Neves, Dilma teria 39,2% contra 29,3% de Aécio. Dos entrevistados, 22,8% votariam branco ou nulo e 8,7% não sabem ou não responderam.
Contra Eduardo Campos, Dilma teria 41,3% contra 24% de Campos. Votariam branco ou nulo 24,4% e não sabem ou não responderam 10,3%.

Governo em queda

A avaliação positiva do governo Dilma Rousseff sofreu uma queda em abril, segundo constatou a pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), realizada em parceria com a MDA.
No atual levantamento, a avaliação é positiva para 32,9% dos entrevistados, número que era de 36,4% em fevereiro. A avaliação negativa, por sua vez, subiu de 24,8% em fevereiro para 30,6% dos entrevistados.

O levantamento também mediu a aprovação pessoal de Dilma, que também oscilou negativamente. Em fevereiro, 55% aprovavam o desempenho pessoal da presidente, número que passou para 47,9% dos entrevistados nesta edição. A desaprovação, por sua vez, subiu de 41% em fevereiro para 46,1% em abril.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre os dias 21 e 25 de abril de 2014.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Desespero no Palácio do Planalto, festa no Instituto Lula e no PT. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário