Internacional - América Latina
Bogotá, 12 de março de 2014
1. A Registradoria Nacional do Estado Civil fez entrega oficial ao Centro Democrático, por intervenção da Procuradoria Geral da Nação, da informação consolidada mesa a mesa da pré-contagem da jornada eleitoral para o Congresso da República que foi publicada na página Web da mesma entidade em 9 e 10 de março do presente ano, informação que atualmente se mantém em seu web site.
2. Esta informação alimentou cada um dos 44 boletins que até o momento foram apresentados oficialmente, e que determinou os resultados para cada um dos partidos políticos que participaram das eleições ao Congresso da República.
3. O departamento de Auditoria de Sistemas e o Dia Eleitoral da campanha Centro Democrático, integrado por engenheiros de sistemas, especialistas em telecomunicações, advogados e administradores de empresas especialistas em campanhas, praticaram uma auditoria integral e inter-disciplinar da informação oficial entregue pela Registradoria.
4. Depois de uma análise qualitativa e quantitativa, encontrou-se os seguintes achados:
A. No consolidado nacional publicado em 9 e 10 de março, deixou-se de reportar a votação obtida pelo Centro Democrático em 7.971 mesas em nível nacional e consulados das 97.414 instaladas, das quais informou-se 95.918 (até a segunda-feira 10 de março), o que representa 8,3 por cento.
B. Contrastadas estas mesas, não reportadas com seus correspondentes atas de escrutínio (Formulários E-14), evidenciou-se que na grande maioria delas aparecem votos depositados a favor da lista do Senado Nacional do Centro Democrático.
C. Por exemplo, só na cidade de Medellín, deixou-se de reportar 66 mesas na pré-contagem publicada nos dias 9 e 10 de março pela Registradoria, nas quais aparecem um total de 2.604 votos não contabilizados. Do mesmo modo, entre outros, no município de Soledad, Atlántico, onde o Centro Democrático obteve uma de suas menores votações, deixou-se de reportar 45 mesas para o movimento, nas quais estão consignados um total de 260 votos não reportados nem somados nos boletins.
D. Isto significa que, segundo a projeção realizada, deixou-se de reportar nos boletins públicos da Registradoria, mais de 250 mil votos a favor do Centro Democrático, devidamente depositados pelos eleitores e consignados nas atas de escrutínio dessas 7.971 mesas.
E. Nos mesmos formulários E-14 analisados, encontrou-se que as somas dos sub-totais das listas preferentes de outros partidos políticos, em muitos casos, resultaram menores do que o total consignado em cada formulário E-14. Por exemplo, na mesa 26, do posto de votação José Castillo Bolívar, na Zona 3 de Soledad, Atlántico, a soma dos votos dos candidatos do Partido Conservador é de 30, e se consignou no total 50 votos, quer dizer, que somaram 20 votos a mais que não existiam fisicamente. Em contraste, na mesa 16 do posto de votação Escola Arzobispo García, na Zona 4 de Medellín, Antioquia, totalizou-se 2 votos para o Centro Democrático, e no sub-total consignou-se 44 votos, quer dizer, diminuiu-se 42 votos para o nosso partido.
F. Outra evidência. Observou-se que entre o boletim 44 e a informação entregue na segunda-feira (10 de março) ao meio-dia, encontrou-se reportadas 54 mesas que somam 179.084 votos adicionais, o que representa uma média de 3.316 votos por mesa, enquanto que a média nacional é de 121 votos por mesa.
5. Mais de 80 por cento destas 7.971 mesas foram reportadas a partir do Boletim 17. Isto explica por que desde esse momento, todos os demais partidos políticos registraram votos nessas mesas, menos o Centro Democrático. Agora entendemos a razão pela qual a tendência ascendente do Centro Democrático nos boletins da Registradoria mudou abruptamente contra ele.
6.Lembramos à opinião pública nacional e internacional, que o Centro Democrático denunciou antes das eleições a negativa da Registradoria Nacional de permitir a técnicos do partido a realização de provas de auditoria ao sistema de escrutínios, o qual está ordenado pela Lei, e foi solicitado desde 26 de fevereiro, antecipando-nos assim a esta grave anomalia.
7.Estas provas serão entregues hoje ao senhor Procurador Geral da Nação, ao Promotor Geral e à Missão de Observação Eleitoral da OEA.
8.Exigimos à Registradoria Nacional emendar esta grave omissão na pré-contagem publicada nos boletins, a respeito da informação dos escrutínios de mesa não reportados e que existem fisicamente, o qual modifica substancialmente o resultado eleitoral e composição do Congresso.
19 de março de 2014
Centro Democrático
Tradução: Graça Salgueiro
Tradução: Graça Salgueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário