"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

PARA DERROTAR LULA, MERCADO FINANCEIRO ACEITA ATÉ ELEGER BOLSONARO

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Em rodas de conversas, analistas do mercado financeiro já dizem que, se o segundo turno da eleição presidencial for entre o ex-presidente Lula e o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), preferem este último. Avaliam que a eleição de Lula causaria um susto na economia e uma das reações seria a disparada do dólar. As projeções são de que a cotação da moeda norte-americana poderia ficar entre R$ 5 e R$ 6. O temor desses economistas é que Lula deve levar vantagem na disputa se a abstenção for muito alta, uma vez que as pesquisas mostram que o petista já tem 30% do eleitorado.
Ao menos duas pesquisas já indicaram o 2.º turno entre Lula e Bolsonaro. A mais recente, do Ibope, mostra o petista com 35% ante 15% do deputado.
Jair Bolsonaro gostou das pesquisas e programou nova rodada de contatos internacionais. Desta vez, vai ao Japão, Coreia do Sul, Itália e Inglaterra. Como se sabe, ele já foi aos Estados Unidos.
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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Ainda é cedo para se fazer esse tipo de análise, mas a especulação e a boataria sempre caminham juntas. Por enquanto, cerca de 56% do eleitorado não querem saber do assunto, pois 30% estão indecisos e 26% querem votar em branco ou nulo. Pesquisas só valem depois do primeiro mês de propaganda eleitoral pela TV(C.N.)


02 de novembro de 2017

Andreza Matais
Estadão

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