"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de março de 2016

GOVERNO TENTA CONVENCER EMBAIXADORES DA LOROTA DO "GOLPE"

O governo do PT – que endossou o impeachment de Collor e subscreveu as propostas para o impedimento também dos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso – passou a abominar este recurso aberto pela Constituição.

Quando chega a vez de a oposição propor o mesmo procedimento contra a presidente Dilma Rousseff, o partido posa de vestal, choramingando lágrimas de crocodilo, jurando à opinião pública brasileira e internacional uma virgindade que já há tempos perdeu.

Nesse processo, os governos do Partido dos Trabalhadores reduziu as instituições do Estado brasileiro a marionetes, bonequinhos operados por agremiação política que perdeu a compostura, na mesma trilha que levou ao enriquecimento ilícito de muitos de seus associados e ao desmonte de empresas como a Petrobras, outrora o orgulho de todo o Brasil!

O Itamaraty – que desde 2003 mantém chanceleres para efeitos meramente decorativos (uma vez que quem efetivamente dá as cartas e as instruções nessa área é um assessor de segundo escalão do Palácio do Planalto) – esse não passa de palco de manobras das aspirações petistas.

No governo Lula os diplomatas que voltavam do exterior e buscavam lotação no Brasil, eram obrigados a frequentar a “escolinha do Professor Raimundo”, processo de lavagem cerebral inventada pelo então secretário-geral, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto, para doutrinar os funcionários do MRE na cartilha comunista do partido no poder.

Samuel defende abertamente o uso pelo partido de milícias armadas para resistir às forças da ordem pública. Depois que saiu do Itamaraty, já aposentado, passou a prestar biscates ao Planalto, o último deles, no valor de R$ 56 mil, para fazer o que Itamaraty faria de graça, no cumprimento de sua obrigação: propor subsídios técnicos envolvendo a integração regional e extrarregional do Brasil no Mercosul (Mercado Comum do Sul), Unasul (União de Nações Sul-Americanas), Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e Brics.

Agora, com muita discrição, o Itamaraty convocou os embaixadores estrangeiros sediados em Brasília para uma audiência reservada com o Advogado Geral da União, José Eduardo Cardozo, para convencê-los de que o processo de impeachment contra Dilma não passa de uma tentativa de golpe. Usar os recursos e o prestígio de uma entidade como a Casa de Rio Branco para a defesa de alguém acusado de crime de responsabilidade, é inaceitável.

Que não digam seus altos funcionários que foram obrigados a isso pelo Planalto. Quando se tem coragem e dignidade, sempre é possível dizer não!



23 de março de 2016
Editorial do Diário do Poder

NOTA AO PÉ DO TEXTO

O Itamaraty, tão logo soube da iniciativa sem autorização de um funcionário, desautorizou a divulgação do texto enviado as Embaixadas.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário