"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O COLETIVO HUMANO

Frase do dia

“As pessoas estão frequentemente dispostas a desistir de sua identidade pessoal e Juntar-se a uma coletividade. Historicamente, essa propensão tem sido uma péssima notícia. Coletivos tendem a ser meios para designar inimigos oficiais, propagar a violência e desencorajar o pensamento criativo rigoroso. Fascistas, comunistas, seitas religiosas, ‘famílias’ mafiosas — tem havido um sem fim de variedades de coletivos humanos… Nós devemos ser geneticamente programados para sermos vulneráveis à tentação tribalista”.  Jaron Lanier
12 de fevereiro de 2015
in libertatum

Nenhum comentário:

Postar um comentário