"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CINZAS



O governo federal está acuado.  Mas promete reagir, ainda que com jogadas não muito limpas (tipo “instruções normativas”, duvidosas) e falação para emocionar o povão.

Também a “esquerda-caviar”, entre brindes e fugidas a Paris, se declara disposta a defender estaincorruptível e ética (?!) presidente, ameaçada pelo “golpismo” do impeachment.

A Anta Tartamuda, totalmente desorientada e desprestigiada, se aconselha com o Sapo Barbudo.  Este prepara o passaporte italiano da Grande Muda para o caso de um apressado exílio.  E o Marketeiro Baiano indica intensa exposição de medidas anti-corrupção – depois da porta arrombada...
Assim,  vai chegar a Quarta-Feira de Cinzas, com muitas expectativas.

Este blog, desde 2013, vem informando sobre os projetos do Renascimento.  Que, para ser implantado, tem que estar com o PODER nas mãos.

A tomada do PODER é ainda uma incógnita e dependerá da maciça manifestação popular, condição para uma Intervenção Cívica irresistível.
Antecipando-nos à Intervenção, como havíamos prometido, alinhamos um resumo de ideias que, dentre outras, compõem o projeto do Renascimento.  Confiram nossos estudos em KRONOS 130605 KRONOS 130607, e também nos textos que se lhes seguem, mostrando os Debates e as Diretrizes.  Tudo no blog, pronto desde 2013 !

Eis, pois, a lista de algumas das medidas a serem tomadas imediatamente após a declaração de vacância do Governo Federal e de sua substituição por uma Junta Governativa Emergencial:  

-  Novo Pacto Federativo  ( Municípios > Províncias > Estado Federal );

-  Reforma política  ( representatividade político-eleitoral ) e re-arranjo dos partidos políticos;

-  Reforma tributária;

-  Reestruturação do Congresso;  [ como exemplo, um olhar sobre o orçamento-impositivo: é bom porque acaba com o toma-lá-dá-cá, mas ainda está carente de filtros e alcances ]

-  Escalonamento vertical e paralelo das remunerações (salários) de todos os cargos e funções da administração pública, em todos as esferas (exec, legisl, judic) e níveis (fed, prov, municip);  [ não é admissível que um dedicado ascensorista, que “pilota” um elevador no prédio do Congresso, ganhe tanto quanto um dedicado tenente da FAB, que pilota um caça a-jato, de combate ]

-  Redução dos absurdos 39 ministérios, que passam a ser cinco: Ordem Civil (atual Justiça), Defesa Nacional, Relações Exteriores, Assuntos Econômicos (atual Fazenda) e Assuntos Sociais.  Cada um destes contando com cinco ou seis subministérios setoriais;  [ uma regra mestra de Administração diz que um chefe só pode - com real eficiência - orientar, despachar e conduzir 5 ou 6 pessoas/áreas/setores, no máximo ]

-  E principalmente: Lavratura e outorga de uma Constituição – realista e moderna.  [ a Constituição de 1988, revanchista e minudente, é a causa de grande parte da disfuncionalidade atual desta República ]

Vivendo a Quaresma, seguiremos estudando e analisando a situação, no aguardo da Intervenção Cívica.  Sem impeachment, necessariamente.
Atendida a condição da maciça manifestação popular, uma eventual tomada do poder deve ser no “tranco”, sem pruridos de legalidade.  Terá que ser uma ruptura, mesmo!

Do contrário, fica tudo quase como está.  Ou pior: sob a égide de um possível socialismo-bolivariano.

20 de fevereiro de 2015
Abel J R Monteiro é editor do blog Kronos

Nenhum comentário:

Postar um comentário