"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

E PODE ISSO, ARNADO?!

                     Odebrecht acha que é um quarto poder.

 Los Odebrecht: Norberto, recentemente falecido, Emílio e Marcelo.

A Odebrecht acha que tem foro privilegiado. Por serviços prestados ao PT. Tanto fez a empreiteira e tanto recebeu pelo que fez que não admite ser processada no mais tenebroso e vergonhoso caso de corrupção da história deste país. A Odebrecht fez estádio para o Corinthians de Lula, fez porto em Cuba para orgulho do PT, fez metrô na Venezuela e financiou a propaganda de um certo ex-presidente que sonhava ser Nobel da Paz, abrindo escritórios e fazendo projetinhos em paisecos da África. Puro marketing para agradar os detentores do poder. A Odebrecht também foi aquinhoada com os maiores projetos de engenharia do país e por associações no estilo Braskem e outras, com dinheiro do BNDES e uma suave participação dela, a nossa Petrobras, que mais parecia a Petrobras do Norberto, do Emílio e do Marcelo. Todos Odebrecht. Gerações de Odebrecht. Foram generosos nas doações eleitorais, especialmente para o PT. E agora cobram generosidade de Lula, Dilma e do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Querem que não haja vazamentos na Operação Lava Jato, mesmo que não sejam políticos, estes sim preservados na medida do possível. Também querem anular acordos internacionais promovidos pelo Ministério Público Federal com autoridades da Suíça, para impedir que contas secretas da corrupção venham à tona e sejam anexadas aos autos de um processo conduzido de maneira exemplar pelo Juiz Sérgio Moro, pela força-tarefa do MPF e pela Polícia Federal. A Odebrecht quer impedir o bom andamento do Poder Judiciário, já que faz a mesma coisa no Poder Executivo e no Poder Legislativo. Acha que é um quarto poder na República. Ao que tudo indica o império vai tremer, pela primeira vez. As reuniões secretas da empresa com Cardozo e a sua pressão em cima do STF caíram muito mal e geraram uma reação em cadeia no Judiciário. Pode ter sido um tiro no pé. Mas não vamos menosprezar o poder da empresa. Se eles compraram a Beija-Flor, podem querer comprar outros pássaros por aí. Estamos de olho!

20 de fevereiro de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário