"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

APENAS VINTE E TRÊS MINUTOS...

UM VÍDEO DE APENAS 23 MINUTOS AJUDARÁ VOCÊ A ENTENDER PORQUE A AMÉRICA LATINA É UM LIXÃO



Salve, estimados leitores. Enquanto preparo novos posts para o blog, faço a postagem deste vídeo sugerido por um leitor. Não pude identificar seus autores. Todavia faz parte de um ótimo canal no YouTube denominado "Vídeo Debate".

Recomendo muito que todos vejam este vídeo. Na verdade é uma aula bastante sintética e objetiva de filosofia política e exposta de forma didática de tal sorte que mesmo para quem nunca estudou a teoria política é capaz de entender os conceitos de república, monarquia, democracia, totalitarismo etc.

Está aí portanto um excelente programa que jamais é exibido pelas redes de televisão que continuam refletindo, sobretudo, a imbecilidade da maioria dos jornalistas. Por isso, o advento da internet e do jornalismo independente aliado às redes sociais já começa a incomodar os ditadores de plantão e seus sequazes, dentre eles boa parte dos jornalistas que gera o conteúdo para os meios de comunicação.

Afirmo isso porque conheço de perto o metier. Vivo e faço jornalismo há mais de 40 anos. Há pelo menos uma década me dedico ao jornalismo digital, ou web jornalismo.

Portanto, para quem quiser saber o que não lhe ensinam ou não lhe ensinaram na escola e faculdade, aproveite. O vídeo tem apenas 23 minutos. Não emule o Apedeuta afirmando que não sabia. Hoje, felizmente, tudo está ao alcance de um clique. 

20 de fevereiro de 2015
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário