"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

UMA "VAQUINHA" PAGOU A PESQUISA IBOPE





O presidente da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Sebastião Misiara, disse nesta terça-feira (10) à Folha que a pesquisa nacional do Ibope oficialmente contratada pela entidade foi paga por "mais ou menos umas dez empresas" parceiras da instituição.

Conforme o registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o levantamento custou R$ 202 mil. Foram 2.002 entrevistas em 142 municípios entre os dias 4 e 7 de junho.

Presidente da Uvesp há mais de dez anos, Misiara ressaltou que não houve uso de dinheiro público ou de partido político no negócio, como especula-se no meio político. Ele não quis informar, porém, quais foram as empresas que contribuíram. "Aí eu prefiro guardar o sigilo", afirmou. "São empresas que, de certa forma, têm interesse também em conhecer o que está se passando no cenário".

Segundo a pesquisa, cujos resultados foram divulgados nesta terça, Dilma lidera a corrida presidencial com 38% das intenções de voto no cenário mais provável. O senador Aécio Neves (PSDB) vem em segundo com 22%. Eduardo Campos (PSB) tem 13%. Os pré-candidatos de partidos menores têm, juntos, 7%.

A pedido do contratante, o Ibope fez várias simulações associado os principais candidatos com potenciais vices. Quando o nome de Campos aparece junto com o de Marina Silva (PSB), ele chega a 18%, em situação de empate técnico com Aécio. Já os testes com Aloysio Nunes Ferreira, José Serra e Tasso Jereissati na vice do tucano provocaram pouco impacto. Em nenhum caso Aécio oscila além da margem de erro, de dois pontos.

(Folha Poder)

11 de junho de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário