"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 10 de julho de 2016

NÃO ADIANTA PEDIR INTERVENÇÃO MILITAR, POR ENQUANTO O PROBLEMA É DOS CIVIS



Charge do Alpino, reproduzida do portal Yahoo



















Não há dúvida de que está ocorrendo uma exacerbação de ânimos no país. Esse fenômeno é facilmente constatado na internet, mas parece despercebido pela chamada grande mídia, que não aceita artigos a respeito da possibilidade de intervenção institucional das Forças Armadas e também não publica o grande número de mensagens e cartas enviadas por brasileiros que não aguentam mais a deterioração da imagem dos três poderes da República. 
Mas na internet, que se caracteriza pelo paroxismo da liberdade de expressão, é impressionante o número de sites e blogs que defendem abertamente uma intervenção militar.
Os argumentos alinhados são sólidos e reveladores. Esperava-se que a retomada da democracia plena pudesse propiciar uma escalada do desenvolvimento socioeconômico, mas isso não ocorreu. Houve alguns avanços, não há dúvida, mas houve também um afrouxamento dos controles administrativos e financeiros do país e uma progressiva deterioração moral das classes dirigentes, num processo que culminou no maior esquema de corrupção da História Contemporânea, arrasando importantíssimas instituições estatais, como o grupo Petrobras e o sistema Eletrobrás. Esta é a realidade atual da democracia à brasileira.
NÃO HÁ DESCULPAS – Não adianta argumentar que sempre houve corrupção, o que é uma verdade, ou dizer que existem irregularidades em todos os países, o que também é verdade. A diferença é que os governos da Era PT decidiram institucionalizar a corrupção, ao criar o mensalão no Congresso e implantar a cobrança de percentual fixo sobre obras públicas, vejam a que ponto chegamos.
Essa podridão só veio à tona graças à nova geração que ocupa hoje a Polícia Federal, o Ministério Público e a Magistratura de primeira instância, a cada dia surgem espantosas revelação na mídia, mesmo assim a corrupção está longe de ser vencida. 
O melhor exemplo ocorreu semana passada, quando um conselheiro do Carf (Conselho da Fazenda) foi preso ao pedir propina de R$ 1,5 milhão a Banco Itaú, a ser paga em dez prestações, em pleno vigor da Operação Zelotes.
A CULPA É DO JUDICIÁRIO – O fato é que as instituições estão apodrecidas e a culpa maior é do Judiciário. Se a Justiça atuasse com rigor e presteza, as outras instituições funcionariam com mais eficiência e menos corrupção, porque os criminosos temeriam o braço longo da lei, como se dizia antigamente. Mas aqui no Brasil o braço é curto, existe prescrição de punibilidade, há lacunas nas leis, os processos têm recursos demais e celeridade de menos, o sistema foi montado para possibilitar a impunidade dos poderosos, sem a menor dúvida.
Com as exceções de sempre, o juízes se acham semideuses, têm dois meses de férias por ano, trabalham quando bem entendem, só chegam depois do almoço, enforcam qualquer dia útil espremido, há folga prolongada no carnaval e na Semana Santa, as férias de verão começam este ano a 18 de novembro e acabam dia 3 de janeiro, são 41 dias na boa vida.
INTERVENÇÃO MILITAR – Não estamos citando aqui nenhuma novidade, tudo isso é sabido, nos tribunais é a mesma leniência. Vejam o exemplo que o Supremo exibe ao país. Seu decano, ministro Celso de Mello, leva em média mais de 600 dias para mandar publicar os acórdãos que relata. Isso, em média. Há casos em que os acórdãos dormem anos na gaveta dele.
É por essas e outras que tanta gente hoje propõe abertamente a intervenção militar, coisa que jamais se viu neste país. Em 1964, pedia-se a renúncia do presidente João Goulart, a convocação de eleições, ninguém reivindicava abertamente que as Forças Armadas assumissem o poder.
Agora, nota-se um quadro diferente. Não adianta pedir intervenção, porque os militares acham que a responsabilidade é dos civis, que precisam resolver os gravíssimos problemas que eles próprios criaram.  Este é o quadro atual, mas pode mudar é claro.
###
PS-1 –
 Daqui a pouco vamos publicar a entrevista do “general” Stedile, do MST, concedida ao nosso amigo Ricardo Rabelo, do jornal Bafafá. Stedile anuncia que o MST, o PT, a CUT e os movimentos sociais vão parar o Rio de Janeiro, no dia da abertura da Olimpíada. É aí, na baderna e no caos, que mora o perigo.
PS-2   Postamos este artigo no sábado, por engano, mas nossa intenção era publicar bem cedinho no domingo.  Desculpem a nossa falha, como se diz no linguajar da TV. E vamos em frente.

10 de julho de 2016
Carlos Newton

NOTA AO PÉ DO TEXTO

NÃO HÁ SOLUÇÃO FORA DE UMA INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL, ALIÁS PREVISTA NA CARTA MAGNA. UM CONGRESSO CORROMPIDO, DESACREDITADO, QUALQUER PESQUISA MOSTRA A DESCONFIANÇA DA NAÇÃO E O DESCRÉDITO COMPLETO  DO PARLAMENTO.
QUE PROPOSTA SÉRIA E HONESTA PODERIA NASCER DE UM CONGRESSO QUE APENAS OLHA OS PRÓPRIOS INTERESSES, USUFRUINDO DESAVERGONHADAMENTE DE MORDOMIAS QUE FAZEM INVEJA A POLÍTICOS DE OUTROS PÁISES? 
QUE ESPERAR DE PARLAMENTARES QUE ESQUECEM QUE OS SEUS MANDATOS RESULTAM DO POVO, QUE JÁ NÃO REPRESENTA, QUE O AFRONTA E DESMORALIZA? VIVEMOS O MAIS SINGULAR MOMENTO HISTÓRICO, EM QUE A CORRUPÇÃO E O APARELHAMENTO DO ESTADO AGRIDEM O MAIS ESTÚPIDO BOM-SENSO?
INTERVENÇÃO JÁ!!! CASSAÇÃO DE CORRUPTOS, JÁ!!! 
FIM DA ESBÓRNIA, DA FARRA COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE, COM A INCOMPETÊNCIA, COM A INSENSATEZ DE UMA GIGANTESCA MÁQUINA ADMINISTRATIVA! FIM DA IRRESPONSABILIDADE E DO CINISMO!
É PRECISO ACORDAR ANTES QUE SEJA TARDE! É PRECISO INTERVIR PARA QUE O PAÍS POSSA SE REORGANIZAR! 
FORA DA INTERVENÇÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO. NADA SE PODE ESPERAR DE USURPADORES E CORRUPTOS.
INTERVENÇÃO COM UMA JUNTA CÍVICO-MILITAR QUE PROPONHA A REFORMA POLÍTICA QUE CONDUZA O PAÍS A PACIFICAÇÃO E A ORDEM.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário