"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 10 de julho de 2016

JORNALISMO COVARDE

O exemplar jornalismo da Globo é amplamente difundido para o mundo e para a Globonews. Ensinam diariamente aos alunos de comunicação e aos jornalistas imaturos e ingênuos, como se faz jornalismo vesgo, ruim, manipulador, mentiroso, leviano e irresponsável. Eduardo Cunha renunciou a presidência da Câmara dos deputados .

O jornal Nacional repercutiu: ouviu bombásticas e raivosas declarações de 6 deputados desafetos de Cunha, além de 2 senadores todos babando idiotices na gravata e, pasmem, entrevistou apenas 1 parlamentar apoiando Cunha. É jornalismo fantástico que desconhecia, nos meus 40 anos de repórter. 

Calejado em diversas redações, inclusive no Globo, sucursal de Brasília, onde cheguei a chefe de redação. Nessa linha, a Globo e a Globonews bateram o pé: não admitem que Cunha faça mais manobras políticas para evitar a cassação. 
Afinal, são eles que mandam e pautam deputados e políticos em geral. Cunha que aguente a lenha e o fogo arderem . Estamos conversados. Aumentou minha ânsia de vômito diante da velhacaria descarada. 
Aguento firme porque tenho bom estoque de vacinas contra estupidez, arrogância, canalhice e covardia.

Não conheço Eduardo Cunha nem de vista nem de chapéu, diria Machado de Assis. Apenas não concordo com o oceano de sandices que escrevem e falam contra ele. Fico do lado de todos que julgo serem vítimas de leviandades. 
De acusações sem provas, baseadas em delações de malfeitores que para livrar a própria cara, acusam a própria mãe. Satanizaram Eduardo Cunha sem dó nem piedade. A imensa corja de pseudos analistas, online ou impressa, faz pose de isenta e de defensores da ética e da moral. Morro de rir. Seria patético se não fosse ridículo. Dedo-duro não vale nada. 
É excrescência humana. A lei é para todos. Menos para Cunha, determinou a imprensa em geral e O Globo e a TV-Globo, em particular. Contra Eduardo Cunha vale todo tipo de empulhação, demagogia , cinismo e patifaria. 
O noticiário da televisão é todo copiado dos impressos. Cinicamente analistas e repórteres fazem caras e bocas. Enganam os trouxas afirmando que estão dando informações exclusivas. Tremem os olhos e as sobrancelhas como se fossem donos da informação. Felizes por crucificar Eduardo Cunha. O inferno tem lugar destacado para eles.

Romário cultiva ódio, rancor e vingança
Romário insiste em tentar prorrogar a inútil e fracassada CPI do Futebol. Na prática, não significa bulhufas que o assessor fantasma de Romário tenha recolhido dezenas de assinaturas de senadores para prorrogar a famigerada CPI. É comum qualquer senador assinar pedidos de colegas. Alguns nem sabem o que assinaram nem de qual assunto se trata. Concordam em assinar para se livrar dos irritantes e enfadonhos pedidos pelos corredores. Até os postes que rodeiam o Congresso sabem disso.
Sabem que Romário faz da CPI do Futebol um reles penduricalho para tentar saciar seus ridículos apetites de ódio, rancor, vingança e ressentimento. Para ele a CPI é palanque eleitoreiro para as eleições de outubro. Contudo, o eleitor carioca acordou do pesadelo. Percebeu que votou errado no destrambelhado Romário. 
 O senador permanece indiferente e omisso aos sérios e dramáticos problemas que afligem a população do Rio de Janeiro. Romário deve pensar(caramba, foi mal) que foi eleito senador pelo planeta Marte. Nessa linha, o ministro do STF, Teori Zavascki, recusou mandado de segurança de Romário contra o presidente do senado, 
Renan Calheiros, que anulou votação da CPI do Futebol sem o quorum mínimo exigido pelo regimento da Câmara Alta. Teori alegou que o assunto é da alçada interna do senado. Mais um gol contra, um tiro no pé de Romário. 
O mais novo membro do clubeco dos derrotados. Os disparates de Romário prosseguem constrangendo senadores. Empenhados e vocacionados em trabalhar, discutir e solucionar as legítimas reivindicações da sociedade.

Senadora arrogante, grosseira e pretensiosa

A senadora cujo marido, ex-ministro ganhou alguns dias de cana, não perde a pose. Intolerante, desagradável, insolente, petulante e arrogante. Trata com grosserias depoentes ou testemunhas que comparecem a comissão do impeachment. Nessa linha, foi mal educada com a servidora de carreira do senado, a consultora Selene Peres Viana. A senadora eternamente de nariz empinado, precisa saber que funcionário do senado(ou de qualquer outro setor da administraçao federal), só perde o cargo quando se aposenta. Já o senador ou senadora, ou deputado, cai fora, volta para casa, quando o eleitor mandar. A senadora petista pelo Paraná não é dona do senado. Precisa aprender a tratar bem as pessoas, se quiser ser bem tratada. Baixa o facho, senadorazinha. Recolha-se a sua colossal insignificância. A senhora não é dona do mundo nem tão pouco dos servidores do senado federal. Faça um supletivo de boas maneiras.

Lei Rouanet é de Collor
É preciso esclarecer os fatos. Relatar e escrever com correção a legítima história republicana. A Lei Rouanet se chama assim em homenagem ao embaixador Sérgio Rouanet, secretário de Cultura do então presidente Fernando Collor. Que transformou o Ministério em Secretaria.

Número da lei e ano: Lei nº 8.313/91.
Interessante é que Collor foi o único presidente civil que teve coragem de transformar o ministério em secretaria. Só os militares haviam feito antes. Por isso Collor é criticado pelos artistas , e também pela extinção da Embrafilme e outros órgãos do gênero. 
 Na verdade, os legítimos artistas e intelectuais gostam da Lei Rouanet, idealizada e criada por Collor. Reconhecem e não abrem mão da importância dela. Só que o crédito da autoria nunca é dado a ele. A quem de direito. E quando lembram, falam e escrevem sandices. Por má-fé ou burrice.

Algo errado!

Não é de hoje que alertamos para o estado de insegurança pública em nosso País, agravado pelas enormes limitações das organizações policiais, pela audácia dos criminosos, pela falta de vontade política dos governantes e pelo desrespeito, cada vez maior, às autoridades de diferentes níveis.

As atividades terroristas estão se tornando frequentes e o Presidente da TURQUIA acaba de informar, após o atentado em ISTAMBUL, que as principais cidades do mundo não estão livres de semelhante tragédia.

Às vésperas das Olimpíadas nossas preocupações aumentam com o incremento da criminalidade. Não há consideração ao ser humano e o direito constitucional de ir-e-vir não é cumprido.

Um traficante preso e baleado é resgatado por comparsas em hospital de referência vitimando inocentes.

O assassinato em série de policiais continua sem trégua.
No principal aeroporto do RIO DE JANEIRO, agentes públicos fizeram manifestação pelo atraso nos pagamentos e pela falta de estrutura para o cumprimento de suas árduas missões, portando faixa que dizia “Bem- vindo ao Inferno” como um alerta a viajantes e turistas.

No dia seguinte, nas proximidades do mesmo local, invasores de favela, armados, interditaram vias de acesso, incendiaram um ônibus e levaram pânico aos passageiros.

Enquanto isto, uma Comissão de Deputados Estaduais cogitava a substituição do Secretário de Segurança justamente no limiar de tão expressiva competição internacional. Qual a sua culpa? Falar a verdade ao denunciar os graves problemas que enfrenta pela ausência de recursos? As Delegacias não dispõem sequer de material de higiene. 
Helicópteros e viaturas estão parados por falta de manutenção e combustível. Os marginais possuem armamento mais sofisticado do que os policiais. Seu pessoal não recebe apoio das autoridades e da mídia, nem o exíguo salário. Será hora de mudar o time na véspera de começar o jogo?

Tudo isto compromete ainda mais a nossa imagem no exterior, preocupa participantes e afugenta turistas em que pese as reiteradas manifestações do Ministro da Justiça de que tudo está sob controle para o sucesso das Olimpíadas e Paralimpíadas.É o que também desejamos mas muita coisa ainda precisa ser feita, em termos de segurança, em poucos dias.

Está circulando na Internet um desenho animado japonês mostrando turistas sendo assaltados ao desembarcar no aeroporto, atletas sendo assassinados no pódio olímpico, o zika e a microcefalia proliferando no país, a ciclovia da Avenida NIEMEYER desabando e o Cristo Redentor chorando.Que vergonha e que tristeza!

O planejamento meticuloso e antecipado, com eficaz controle, nunca foi o forte de autoridades civis haja vista a falência financeira dos Estados.

Muito louvável será a montagem do Quartel General avançado, no RIO DE JANEIRO, com a participação dos Ministros da Justiça, da Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, de representação da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e de autoridades locais, para acompanhamento cerrado das medidas preventivas e de eventuais repressivas.

De acordo com o Plano de Sensibilização e Dissuasão a Medidas Terroristas, serão distribuídas cartilhas à população e afixados cartazes em locais de grande circulação ensinando a identificar possíveis ameaças, atitudes suspeitas e como denunciá-las.

Apesar de tudo, ainda há tempo para corrigir tanta coisa que continua errada.

O principal, no momento, é a liberação imediata de recursos governamentais isenta da burocracia que sufoca o Governo. (Diógenes Dantas Filho - Coronel Forças Especiais/ Consultor de Segurança)

Saúde e amor pela vida
Perto de completar 100 anos de idade, próximo dia 23, Martins Basilio de Souza é um exemplo de amor a vida e a seus semelhantes. Figura simples, digna e cativante. Maranhense, ex-garimpeiro, cedo mudou-se para Goiás. 
Com energia e fé no coração, sabe viver com alegria, desprendimento e grandeza de atitudes. "Seo" Martins é amado por todos em Aragarças. 
Come de tudo, toma banho frio, anda de bicicleta e pesca e dorme em acampamento nas praias do Araguaia. Tem 11 filhos, 56 bisnetos e 3 trinetos. 
Estão programadas grandes comemorações no Clube da Maçonaria de Aragarças. O querido Jaú, um de seus filhos que mora em Brasília, levará caravanas de amigos para saudar "seo" Martins. 
O governador Marcone Perillo ficou de comparecer aos festejos.


10 de julho de 2016
Limongi é jornalista. Trabalhou no Globo, TV-Brasilia e Última Hora de Brasília. Foi assessor de imprensa da Confederação Nacional da Agricultura, Suframa e Universidade de Brasília e no Distrito Federal foi assessor de imprensa dos governadores Paulo Maluf e Amazonino Mendes. Tem matérias e artigos assinados em veículos como O Globo, Correio Brasiliense, Jornal de Brasilia, Opção, revistas O Cruzeiro, Fatos e Fotos e Foco, A Crítica,Tribuna da Imprensa, Jornal do Comércio e a Notícia. É sócio da ABI há 40 anos. Tem blog e face. Colabora dos sites Feichas Martins, Manuel e Marlen Lima e no blog Pedrinho Aguiar. É servidor aposentado do Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário