"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 5 de julho de 2016

A FORÇA DE JAIR BOLSONARO E A MEDIOCRIDADE DA ESQUERDA ANTIPETISTA



Nesse domingo foram realizadas manifestações em várias cidades do país em apoio ao deputado Jair Bolsonaro. Na capital paulista, a manifestação reuniu centenas de pessoas na Avenida Paulista. Um pouco antes do início da manifestação, um bando de delinquentes black blocs mascarados arregimentados pela esquerda tentou promover tumulto, mas foi contido pela polícia. 

A manifestação seguiu da Paulista em direção ao centro. Como sempre ocorre nas manifestações da direita, não houve qualquer incidente em todo percurso. Pelo contrário, além de seu caráter pacífico e ordeiro, os manifestantes eram aplaudidos e saudados por pedestres e motoristas e por moradores dos prédios por onde a passeata passava.

O fato é que deputado Jair Bolsonaro é o único político brasileiro que, além de poder andar pelas ruas em qualquer lugar do país e ser aclamado pela população, consegue também motivar pessoas comuns a se mobilizarem em sua defesa e em seu apoio. 

Nenhuma outra liderança política hoje possui esse reconhecimento e essa legitimidade junto à população de todos os cantos do país e dos mais distintos extratos sociais. E é justamente por isso que Bolsonaro vem sendo alvo da perseguição de uma suprema corte bolivariana que já não mais se ocupa em ser guardiã do texto constitucional, mas sim em cumprir com a agenda ideológica de esquerda que se materializava, em termos políticos, com a presença do petismo na chefia do executivo, e que continua presente a despeito de o petismo ter sido apeado do poder.

Nesse sentido, a despeito do número de presentes refletir falhas e dificuldades de convocação, as manifestações em si serviram para mostrar a força de Jair Bolsonaro. 
A reação de determinadas figuras de esquerda que são antipetistas, como o blog das sacripantas de O Antagonista, serviu para mostrar que adesão desses personagens à agenda ideológica da esquerda e sua obsessão em combater a direita os torna medíocres o bastante para não compreender o que realmente está em jogo: o petismo foi derrotado, mas a ideologia totalitária representada pelo petismo, o mesmo petismo que esse medíocres blogueiros combatiam achando que seu grande pecado era a corrupção, continua presente nas instituições de estado da nação, e se constitui hoje em uma ameaça real à nossa já capenga democracia.

A nota de mediocridade adicional no caso de O Antagonista fica por conta de mais uma nota jocosa que publicaram ontem sobre as manifestações em defesa de Jair Bolsonaro. 

Parece que na ausência de capacidade para fazer análise política séria e consistente, esses blogueiros da esquerda caviar mediterrânea encontraram na troça e na chacota uma tentativa de refúgio para esconder sua mediocridade. 

E no caso dessa nota, tentaram fazer trocadilho com o nome de Bolsonaro e os vocábulos mito e mico. Mas quem “mitou” foram os mais de quinhentos leitores do blog, que rechaçaram nos comentários a patuscada das sacripantas, que ao fim e ao cabo acabaram por pagar o mico.

05 de julho de 2016
crítica nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário