"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

PETISMO E DITADURA, TUDO A VER





O PT usa o mesmo padrão do discurso da ditadura para desqualificar a crítica, fabricar inimigos e justificar a aniquilação da oposição e da resistência. O padrão de resposta do PT à crítica está cada vez mais próximo da propaganda da Ditadura de 1964.

O PT rotula a oposição como “direita”; a ditadura rotulava como “comunista”.
O PT chama a resistência de “golpista”; a ditadura chamava de “subversiva”.
O PT espalha que os adversários “não gostam do povo”; a ditadura espalhava que os adversários “não gostavam da Pátria”.

É o mesmo padrão do discurso da ditadura para desqualificar a crítica, fabricar inimigos e justificar a aniquilação da oposição e da resistência.

PERPLEXIDADE

Eu tinha 16 anos quando ditadura começou. Já atuava no movimento estudantil e participei da resistência desde o dia primeiro de abril de 1964.

Hoje revivo com tristeza o sentimento de perplexidade em relação às pessoas que defendiam o regime de censura, tortura e terror da ditadura.

É o mesmo que tenho em relação aos que defendem o regime petista, esta aliança putrefata entre a oligarquia mais retrógrada, o capitalismo mais atrasado e a nomenklarura mais voraz no assalto e na destruição do país.

Essa gente se enrola em bandeiras vermelhas para justificar o roubo da merenda das crianças e do remédio nos hospitais, o saque às empresas estatais, a precariedade dos serviços públicos, a desorganização da economia e a conspiração contra a democracia.

O PT desmoraliza a esquerda, coisa que a ditadura não foi capaz. E ressuscita a direita estúpida, que pede a intervenção militar.

Como a ditadura, o PT destruiu os sonhos e empobreceu o futuro de toda uma geração. Resistir é preciso.

(artigo enviado por Mário Assis)

15 de fevereiro de 2015
Altamir Tojal

Este Mundo Possível

Nenhum comentário:

Postar um comentário