"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

A FALTA QUE FAZ A CONFIANÇA NA RETOMADA DA ECONOMIA




O setor privado brasileiro já está em recessão. Dados compilados pela economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, mostram que, nos três primeiros trimestres de 2014, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou queda média de 0,4%, quando descontados todos os fatores atípicos (sazonais) do período. E não foi diferente no último trimestre do ano passado.

Pelos cálculos de Zeina, entre janeiro e setembro de 2014, segundo números liberados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo das famílias e os investimentos (formação bruta de capital fixo) apontaram recuo médio de 1,4% por trimestre, também descontada a sazonalidade. Já o consumo do governo avançou 1%. “Isso mostra que foi o setor privado que encolheu”, diz a economista.

Como as informações do último trimestre de 2014 só serão divulgadas no fim de março, ainda não é possível medir, exatamente, quanto recuaram o consumo das famílias e os investimentos nesse período. “Mas é certo que houve queda, mesmo que pequena”, afirma Zeina. 
Ela ressalta que, no caso da formação bruta de capital fixo, é possível que já se perceba algum impacto da retração dos desembolsos da Petrobras e de empreiteiras que prestam serviços à estatal, por causa da Operação Lava-Jato.

DESCONFIANÇA GERAL

Diante desse quadro, destaca a economista, é possível explicar o porquê de as famílias e os empresários estarem tão desconfiados com o futuro do país. Não veem perspectivas de recuperação da atividade tão cedo. Na avaliação de Zeina, a reversão do pessimismo só será possível quando o ajuste fiscal se mostrar efetivo. Por enquanto, é uma promessa do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que enfrenta sérias resistências dentro do governo e em boa parte do PT, o partido de Dilma Rousseff.

Zeina explica que a farra fiscal que prevaleceu no primeiro mandato de Dilma machucou demais o setor privado, ao estimular a inflação, distorcer o sistema tributário — devido à escolha de setores específicos para receber benefícios — e incentivar, por meio de programas sociais, que jovens deixassem de procurar emprego. “Tudo isso minou a produtividade e reduziu o potencial de crescimento da economia.”

SALVAR 2016

É possível, no entender da economista da XP, ainda salvar 2016. Para isso, Dilma não pode abandonar a equipe econômica à própria sorte. Com a forte queda na popularidade do governo, teme-se que, fragilizada e com a base no Congresso esfacelada, a presidente da República opte por recuar na promessa de economizar 1,2% do PIB para pagar juros da dívida.

O Planalto sabe o tamanho do risco que está correndo se jogar Levy e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, aos leões. Retomada a irresponsabilidade fiscal que integrantes do governo e petistas defendem, Dilma chegará ao fim do segundo mandato de joelhos. 
Não é preciso ser nenhum especialista em economia para entender o tamanho do estrago cometido nos últimos quatro anos. O crescimento minguou, a inflação está rodando entre 7% e 8%, o deficit fiscal encosta nos 7% do PIB e o rombo nas contas externas é de 4% do Produto.

PAÍS EM CRISE

Todos os indicadores mostram um país em crise, que pode ser ainda mais profunda caso o governo faça concessões a políticos que estão mais preocupados com o curto prazo. O Brasil perdeu os anos de 1980 e 1990 por erros monumentais na gestão econômica. A partir de 1994, com o Plano Real, começou a arrumar a casa. Foi um longo caminho. Mas conseguiu domar a inflação e, com a responsabilidade fiscal e monetária, dar previsibilidade aos agentes econômicos.

Infelizmente, hoje, o retrocesso é claro. Há, sim, uma promessa de mudança. Palavras nesse sentido não faltam. Porém, o que o país realmente precisa é de convicção sobre o que deve ser feito.

15 de fevereiro de 2015
Vicente Nunes
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário